Motivação na universidade: uma revisão da literatura

Autores

  • Valdete Maria RUIZ Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal/Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista

Palavras-chave:

motivação para aprender, estratégias metacognitivas de aprendizagem, ensino superior

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre variáveis que influenciam a motivação para aprender de estudantes universitários, utilizando o modelo de Pintrich, que incorpora quatro componentes principais: contexto sociocultural, fatores relacionados ao ambiente de sala de aula, fatores internos e comportamento motivado. Conclui pela necessidade de maior ênfase na utilização de estratégias metacognitivas de aprendizagem e maior número de estudos sobre o tema no Brasil.

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Publicado

2003-08-31

Como Citar

RUIZ, V. M. . (2003). Motivação na universidade: uma revisão da literatura. Estudos De Psicologia, 20(2). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6672