Autopercepção de crianças desatentas no ambiente escolar

Autores

  • Josiane Maria de Freitas TONELOTTO PUC-CAMPINAS
  • Vanda Maria Gimenes GONÇALVES PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

Déficit de Atenção, popularidade e rejeição

Resumo

Este estudo é parte de um estudo maior sobre crianças desatentas e seus comportamentos no ambiente escolar, cujo objetivo foi identificar crianças desatentas e verificar como se percebem no ambiente escolar. Os dados foram coletados em entrevistas individuais com os 127 sujeitos participantes e suas professoras. A análise dos dados definiu dois grupos distintos, um em que os problemas de atenção foram identificados e outro em que isto não ocorreu. Observou-se a presença de maior número de atitudes negativas em relação a si no grupo de crianças com problemas de atenção, o que, provavelmente, colabora para as dificuldades encontradas na escolaridade formal; a identificação dessa condição amplia as possibilidades de intervenções que auxiliem no dia-a-dia da sala de aula.

Downloads

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. (1978) Um estudo de adaptação de instrumentos para avaliação de atitudes de alunos com relação à escola, a si mesmos e do relacionamento entre colegas. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, v.30, n.4, p.27-43.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (1994) Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4th ed. Washington, DC: American Psychiatric Association.

APPLEGATE, B.et al.(1997) Validity of the age-of-onset criterion for ADHD: a report from the DSM-IV field trials. Journal of American Academy of Child and Adolescence Psychiatry, v.36, n.9, p.1211-21

BARABASZ, M. & BARABASZ, A. (1996) Attention deficit disorder: diagnosis, etiology and treatment. Child Study Journal, v.26, n.1, p.1-37.

BARKLEY, R.A. (1990) Attention deficit hyperactivity disorder: a handbook for diagnosis and treatment London: Guilford Press.

BEE, H. (1997) O ciclo vital Porto Alegre: Editora Artmed.

BEE, H. (1999) A criança em desenvolvimento Porto Alegre: Editora Artmed.

BIEDERMAN, J. et al. (1996) A prospective 4-year follow-up study of attention-deficit hiperactivity and related disorders. Archives of General Psychiatry, v.53, n.5, p.437-46.

BIRCH, S.H. & LADD, G. W. (1998) Children's interpersonal behaviors and the child teacher relationship. Developmental Psychology, 34 (5): 934-946.

CHUNG, C. P. et al.(1998) Conceptions of success: their correlates with prosocial orientation and behavior in Chinese adolescents. Journal of Adolescence, 21(1):31-42.

COLL, C. & COLOMINA, R. (1996). Interação entre alunos e aprendizagem escolar. In: COLL, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação Tradução de Angélica Mello Alves. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas. Tradução de: Desarrollo psicológico y educación: psicología de la educaçión, II.

COTUGNO, A. J. (1995) Personality attributes of attention deficit hiperactivity disorders (ADHD) using the rorschach inkblot test. Journal of Clinical Psychology, v.51, n.4, p.554-62.

CUBERO, R. & MORENO, M. C. (1995). Relações sociais nos anos escolares: família, escola, colegas. In: COLL, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva Tradução de Marcos Ş G. Domingues. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas. Tradução de: Desarrollo psicológico y educación: psicología evolutiva, I.

HEILIGENSTEIN, E. et al. (1995). Presentation of unrecognized attention deficit hyperactivity disorder in college students. Journal American College Health, v.43, n.5, p.226-8.

HERRERO, M. E. (1994) Antisocial disorders in hyperactive subjects from childhood to adulthood: predictive factors and characterization of subgroups. American Journal of Orthopsychiatry, 64(4):510-521.

HOZA B. et al. (1993) The self-perceptions and attributions of attention deficit hyperactivity disordered and nonreferred boys. Journal of Abnormal Child Psychology, 21(3):271-286.

HOZA B. et al. (2001) Academic task persistence of normally achieving ADHD and control boys: self-evaluations and attributions. Journal of Consulting & Clinical Psychology, 69(2):271-283.

IVERSON, A. M. & IVERSON, G. L. (1996) Children's long-term reactions to participating in sociometric assessment. Psychology in the Schools, v.33, p.103-12.

JORGE, L.(1996) Escola e família: um estudo da percepção de mães sobre seus filhos em início de escolarização Campinas. 173 p. Tese (Doutorado em Educação) - Univer-sidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

KESSLER, S. (1996) Drug therapy in attention-deficit hiperactivity disorder. Southern Medicine Journal, 89(1)33-38.

KIDD, P.M. (2000) Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in children: rationale for its integrative management, 52(2) 45-67.

LEUNG, A. K. C. et al. (1994) Attention-deficit hyperactivity disorder. Getting control of impulsive behavior. Postgraduation. Medicine, 95 (2):153-160.

LOPES, J. A. L. (1998) Distúrbio hiperativo de déficet de atenção em contexto de sala de aula: a incerta existência de um problema de desenvolvimento da infância e adolescência. Braga: Universidade do Minho.

LUFI, D. & PARISH-PLASS, J. (1995) Personality assessment of children with attention deficit hyperactivity disorder. Journal of Clinical Psychology, 51(1): 94-99.

MCEVOY, A. (2000) Antisocial behavior, academic failure, and school climate: a critical review . Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 20 (2): 35-47.

MERRELL, K.W. (2001) An investigation of relationships between social behavior and ADHD in children and youth: construct validity of the home and community social behavior scales. Journal of Emotional and Behavioral Disorders. 52 (1) 564-587.

MITSIS, E. M. et al. (2000) Parent-teacher concordance for DSM-IV attention-deficit/hyperactivity disorder in a clinic-referred sample. Journal of American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v. 39, n.3, p. 308-313.

MUSSEN, P. H. et al. (1995) Desenvolvimento e personalidade da criança 7. ed. Tradução de Maria Lúcia G. Leite Rosa. São Paulo: Ed. Harbra Ltda, Tradução de: Child Development & Personality, 7th edition.

NEWCOMBE, N. (1999) Desenvolvimento infantil: abordagem de Mussen 8Ş. ed. Tradução de Cláudia Buchweitz. Porto Alegre: Artes Médicas. Tradução de Child development: change over time.

O'CONNELL, K.L. (1996) Attention deficit hyperactivity disorder. Pediatrics Nurses, 22 (1):30-33.

PALACIOS, J. & HIDALGO, V.(1995) Desenvolvimento da personalidade nos anos pré-escolares. In: COLL, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva Tradução de Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1995. Cap. 13, p.178-89. Tradução de: Desarrollo psicológico y educación: psicología evolutiva, I.

PAPALIA, D.E. & OLDS, S.W. (2000) Desenvolvimento humano 7a. ed. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, Tradução de Human Development.

SALVADOR, C. C. (1994) Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas. Tradução de Emilia de Oliveira Dihel.

SHAYWITZ, B. A. et al. (1997) Attention-deficit/hyperactivity disorder. Advances in Pediatry, 44:331-367.

SOUZA, I. et al. (2001) Comorbidade em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção. Arquivos de Neuropsiquiatria 59 (2B) 145-147.

TONELOTTO, J. M. F. (1998) Atenção e sua relação com atitudes de crianças no contexto escolar Tese (Doutorado em Ciências Médicas/Neurologia) - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Campinas, São Paulo, Brasil.

TONELOTTO, J.M.F. (2000) A problemática da avaliação das dificuldades de atenção. In SISTO, F.F. et al. Contextos e questões da avaliação psicológica São Paulo; Casa do Psicólogo.

VILLAR, I. O. & POLAINO-LORENTE, A.(1994) Estilos Atribucionales y autoestima en hiperatividad infantil. Revista de Psicología Geral Y Aplicada, 47(4):461-466.

WENTZEL, K. R. (1991) Social competence at school: relation between social responsibility and academic achievement. Review of Educational Research,61 (1):1-24.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Como Citar

TONELOTTO, J. M. de F. ., & GONÇALVES, V. M. G. . (2002). Autopercepção de crianças desatentas no ambiente escolar . Estudos De Psicologia (Campinas), 19(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6657

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)