Avaliação da auto-estima em jovens transmontanos
Palavras-chave:
auto-estima, urbano, ruralResumo
Em Trás-os-Montes e Alto Douro as cidades são, essencialmente, pequenas com uma população estudantil proveniente do meio rural e da urbe. Devido a estas características, considerámos importante levar a cabo um estudo que nos desse uma idéia clara sobre a auto-estima desses jovens, principalmente os adolescentes. Este trabalho é um estudo exploratório e descritivo. Preten-demos saber qual é o nível de auto-estima de jovens escolarizados, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos de idade de ambos os sexos e se existe alguma relação entre esses níveis e: local de residência habitual (aldeia versus cidade); sexo e as idades. A amostra foi constituída por 1033 jovens de ambos os sexos (547 raparigas 444 rapazes). Estes foram, por sua vez, divididos em grupos consoante o seu local de residência: Aldeia 460 (241 femininos e 219 masculinos) e Cidade 573 (306 femininos e 267 masculinos). Para calcular a auto-estima recorre-mos à escala de Rosenberg, respeitando a sua escala inicial - Gutman. Os testes estatísticos utilizados foram a correlação de Pearson incluindo o Chi-quadrado. Os resultados demonstram existir diferenças por sexo e grupo etário relativa-mente ao local de residência. Os moradores nos centros urbanos apresen-taram maiores índices de auto-estima comparativamente aos residentes em zonas rurais. No entanto, os últimos parecem apresentar níveis mais unifor-mes de auto-estima do que as raparigas, sendo esta diferença mais acen-tuada nos meios rurais.
Downloads
Referências
ABERNATHY, T. J., MASSAD, L., & ROMANO-DWYER, L. (1995). The Relationship Between Smoking and Self-Esteem. Adolescence, 30, 900-907.
BALDWIN, M.K., & COURNEYA, K.S. (1997). Exercise and self-esteem in breast cancer survivors: An application of the exercise and self-esteem model. Journal of Sport & Exercise Psychology, 19,347-359.
BATISTA, P. (1995). Satisfação com Imagem Corporal e Auto-estima: Estudo Comparativo de Adolescentes envolvidas em diferentes níveis de actividade física. Tese de Mestrado. Faculdade Ciencias do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto.
BEER, J. (1987). Depression and self-esteem of teachers. Psychological Reports, 60, 1097-1098.
BHAATI, B., DEREZOTES, D.,KIM, S.,SPETCH, H. (1989). The association between child maltreatement and self-esteem. In A.M. Mecca, N.J. Smelser, and J.Vasconcellos, (Ed.). The social importance of self- esteem, pp. 24-62. Los Angeles: The Regents of the University of California.
BURNS, R., (1979). The self-Concept: Theory, measurement, development and behaviour. London: Longman.
CALFAS, K., TAYLOR, W. (1994). Effects of physical activity in psychological variables in adolescents. Pediatric Exercise Science, 6,406-423.
CATE, R., SUGAWARA, A. (1986). Sex role orientation and dimensions of self-esteem among adolescents. Sex Roles, 15, 145-158.
CHIU, L. (1990). The relationship of career goal and self-esteem among adolescents. Adolescence, XXV, 593-597.
COELHO, E. e RAPOSO, J. (no prelo). A auto- estima em atletas de alta competição de nacionalidade portuguesa. UT AD-SDE.
COOPERSMITH, S. (1959). A method for determining types of self-esteem.Journal of Abnormal and Social Psychology, 59,87-94.
CROCKENBERG, S. B. SOBY, B. A. (1989). Self-Esteem and Teenage Preqnancy . In A.M. Mecca, N.J. Smelser, and J.Vasconcellos, (Ed.). The social importance of seIf-esteem, pp. 125-161. Los Angeles: The Regentsof the University of California.
DALY, J.A.,KREISER, P.O., &ROGHAAR, L.A. (1994). Ouestion-asking comfort: Explorations of the demography of communication in the eight grade classroom. Communication Education, 43, 27-42.
FOX, K., CORBIN, C. (1989). The physical perception profile: Development and validation. Journal of Sport and Exercise Psychology, 11,408-430.
FOX,K., R. (1988). The Self-Esteem Complex and Youth Fitness . Quest 40, 230-246.
GODIN,P., LEVAL,N. (1993). Self-esteem and achievement in sport. Actas do 8º congresso mundial de psicologia desportiva, psicologia do desporto: Uma perspectiva integrada, pp. 558-561.
GREEN, A., REED, E. (1992). Social context differences in the relation between self-esteem and self-concept during late adolescence. Journal of Adolescence Research, 7, 266-282.
GREENE, A. L., REED, E. (1992). Social context differences in the relation between self-esteem and self-concept during late adolescence. Journal of Adolescence Research, 7, 266-282.
HARPER, J., MARSHALL, E. (1991). Adolescents and their relationship to self- esteem.Adolescence, 26, 799-808.
HARTER, S. (1983). Development perspectives on the self-esteem. In E. M. Hetherington (Ed.) Handbook of Child Psychology, pp.275-385. N. Y.: Wiley.
HAYWOOD, K. (1986). Sports competition and its influence on self-esteem development. Adolescence, 34, 861-869.
HINES, S., GROVES, D. (1989). Sports competition and its influence on self-esteem developme nt.Adolescence, 34, 861-869.
JAQUISH, G., SAVIN-WILLlAMS, R. (1981). Biological and ecological factors in the expression of adolescent self-esteem. Journal of Youth and Adolescence, 10, 473-485.
JUHASZ, A. (1985). Measurement self-esteem in early adolescents. Adolescence,XX, 877-893.
JUHASZ, A. (1989). Significant others and self-esteem: Methods for determining who and why. Adolescence, XXVI, 581-593.
KALTIKANGAN-JAVINEN, L. (1992). Self-esteem as a predictor of future school achievement. European Journal of Psychology of Education, 7,123-130.
KINCEY, J., AMIR, z., GILLEPSIE, B., CARLETON, E., andTHEAKER, T. (1993). A study of self-esteem, motivation and perceived barriers to participation in sport and exercise among secondary school pupils. Health Education Journal, 52, 241-245.
LACKOVIC-GRGIN, K., DEKOVIC, M. (1990). The contribution of significant others to adolescents' self-esteem. Adolescence, XXV, 839-846.
LOPES, D. (1996). Aptidão física e auto-estima: Um estudo em adultos idosos dos dois sexos do concelho de Matosinhos envolvidos num programa de actividades físicas regulares. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, FCDEF.
PADIN, M. A., LERNER, R. M., SPIRO III, A. (1981). Stability of body attitudes and self-esteem in late adolescents. Adocescence, XVI, 371-384.
PECK, D. (1981). Adolescent self-esteem, Emotional Learning Disabilities, and Significant Others. Adolescence, XVI, 443-445.
PEIXOTO, L.,MESQUITA, A. (1990). A auto-estima, o nível intelectual e o sucesso escolar. Revista Portuguesa de Educação, 3, 87-99.
PONTE, A., PORTUGAL, S., BARROSO, R., NEVES, P. (1991). Influência do contexto sócio-desportivo na formação do auto-conceito. In FCDEF-UP (Eds.). As Ciências e a Prática Desportiva, Desporto na Escola, Desporto de Reeducação e Reabilitação, pp. 207-211, Porto: Universidade do Porto.
PRAWAT, R.S., GRISSOM, S. & PARISH, T. (1979). Aftective development in children, grades 3 through 12. The Journal of Genetic Psychology. 135, 37-49.
RAPOSO, J., CARVALHO, M. (1995). Normas gerais para a elaboração de trabalhos escritos. Vila Real. UTAD-SDE.
RICHMAN, C. L., CLARK, M. L., & BROWN, K. P. (1985). General and specific self-esteem in late adolescents students: Race x gender x SES effects. Adolescence, XX, 555-566.
ROSENBERG, M. (1989). Society and the adolescent self-image. Connecticut: Wesleyan University Press.
SAVIN-WILLlAMS, R., JAQUISH, G. (1981). Biological and ecological factores in the expression if adolescent self-esteem. Journal of Youth and Adolescence, 10,77-81.
SCHILLlNG, D. (1986). self-esteem: Concerns, strategies, resources. Academic Therapy, 21,301-307.
SCHNEIDERMAN, L., FURMAN, W., J. (1989). self-esteem and chronicwelfare dependency. In A.M. Mecca, N.J. Smelser, and J.Vasconcellos, (Ed.). The social importance of self-esteem, pp.24-71. Los Angeles: University of California Press.
SERRA, A. (1986). A importância do auto- conceito. Psiquiatria Clínica, 7, 57-66.
SHAVELSON, R., HUBNER, J., & STANTON, G. (1976). Self-concept: Validation of construct interpretations. Review of Educational Research, 46, 40-441.
SIMON, W.E. (1972). Some sociometric evidence for validity of Coopersrnith´s self-esteem inventory. Perceptual and Motor Skills,7 34, 93-94.
SKAGER, R., KERST, E. (1989). Alcohol and drug use and self-esteem: A psychological perspective. In A.M. Mecca, N.J. Smelser, and J.Vasconcellos, (Ed.). The social importance of self-esteem, pp.248-286. Los Angeles: The Regents of the University of California.
SMELSER, F. (1989). self-esteem and social problems: An introduction . In A.M. Mecca, N.J. Smelser, and J.Vasconcellos, (Ed.).The social importance of self-esteem, pp. 1-23. Los Angeles: The Regents of the Un iversity of California.
SMITH, R.B., TEDESCHI, J.T., BROWN, R.C., and LlNDSKOLD, S. (1973). Correlations between trust, self-esteem, sociometric choice and internal-external control. Psychological Reports, 32, 739-743.
SULLlVAN, P.F., KESSLER, A.C.,&KENDLER, K.S. (1998). Latent class analysis of lifetime depressive symptoms in the National Comorbidity Survey. American Journal of Psychiatry, 155, 1398-1407.
VASCONCELLOS, J. (1989). Preface. In A.M. Mecca, N.J. Smelser, and J.Vasconcellos, (Ed.).The social importance of self-esteem, pp. xi-xxi. Los Angeles: The Regents of the University of California.
WALSH, A.,SUGAWARA, A.(1991). self-esteem and sexual behavior: Exploring gender differences. Sex Roles, 25, 441-451.
WATKINS, D.,DMAWAN, M. (1989). Dowe need to distinguish the constructs of self-concept and self-esteem?.Journal of Social Behavior and Personality, 4, 555-562.
WEISS, M. (1987). self-esteem and achievement in children's sport and physical activity. In D, Gould, M. Weiss (Eds.). Advances in pediatric sport sciences, pp.87-119 (VoI.11), Champaign: Human Kinetics.
WEISS, M. (1993). Psychological effects of intensive sport participation on children and youth: self-esteem and motivation. In B. Cahill, A. Pearl (Eds.) Intensive Participation in Children's Sports, pp.39-69, Human Kinetics.
WHITEHEAD, J. (1995). A study of children's physical Self-Perceptions using an adapted physical Self-Perception Profile Questionnaire. Pediatric Exercise Science, 7,132-151.
WYLlE, A. (1979). The Self Concept . Vo1.2. Lincoln, Nebraska: University of Nebraska Press.
YOUNGS, George A., RATHGE, RICHARD, MULLlS, RON, MULLlS, ANN (1990). Adolescent stress and self-esteem. Adolescence, XXV, 333-341 .
ZIEMAN, G.,BENSON, G. (1983). Delinquency: the Role of self-esteem and social values. Journal of Youth and Adolescence, 12, 489-500.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Vasconcelos RAPOSO, Carlos Avelens FREITAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.