Avaliação de uma experiência com o ensino de habilidades clínicas para alunos do primeiro ano de psicologia
Palavras-chave:
Formação profissional, Treino de habilidades clínicas, Relação teoria-práticaResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a experiência realizada descrevendo os efeitos do Projeto proposto sobre os alunos participantes. Avaliou-se o impacto da experiência sobre a formação dos alunos e a utilidade do modelo proposto para aprendizagem de habilidades clínicas relevantes à atuação como psicólogo. Participaram desta experiência 17 alunos do primeiro ano do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A realização do Projeto constou de três fases: 1) Preparação e Planejamento; 2) Realização e Acompanhamento; 3) Avaliação da Experiência por alunos e supervisores. Os resultados mostraram que o Projeto, tal como foi desenvolvido, teve efeitos positivos para a formação dos alunos em vários aspectos, principalmente sobre o crescimento pessoal. Como a formação profissional do psicólogo não é algo diferente de sua formação pessoal e que ambos os repertórios (pessoal e profissional) estão em estreita relação, o impacto dessa experiência sobre a visão de homem e de mundo dos alunos e as mudanças de postura e atitudes daí decorrentes pareceram ser as contribuições mais importantes desta experiência para sua formação profissional.
Downloads
Referências
CONTE, F.C.S. (1993). A Terapia Infantil na Clínica Comportamental Palestra proferida no Encontro de Terapeutas Comportamentais realizado na Universidadede São Paulo.
GUILHARDI, H. J. A formação do terapeuta comportamental. Que formação? In: Lettner, H.W. & Rangé, B.P. Manual de Psicoterapia Comportamental. (pp.313-320). São Paulo: Manole.
MORATO, H. T. P. (1996). Supervisão na Formação de Psicólogos: um recorte para a problematização das relações entre teoria e prática em Psicologia Clínica. Boletim de Psicologia. 46, (105)
POLLACK, H.B. & Slan,J. B. (1995). Reflections and Suggestions on Leadership of Psychotherapy Groups. lnternational Journal of Group Psychotherapy 45,.(4),
SILVARES, E. F. M. (1997). Dificuldades, na graduação e pós-graduação, com a prática clínica comportamental. In: Banaco, R.A. (Org.) Sobre Comportamento e Cognição. (pp. 503-509). São Paulo: ARBytes.
SHOOK, G. L, Clair, A., Harstsfield, F.& Hemingway, M. Conteúdo Essencial no Treinamento de Analistas do Comportamento. The Behavior Analyst 18 (1), 83-91.
RANGÉ, B., Guilhardi, H. J., Kerbauy, R. R., Falcone, E. M. O. & Ingberman, Y. K. (1995). Ensino, treinamento e formação em psicoterapia comportamental e cognitiva. In: Rangé, B. (Org. ) Psicoterapia Comportamental e Cognitiva: Pesquisa, Prática, Aplicações e Problemas (pp.331-351). Campinas: Editorial Psy.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cynthia Borges de MOURA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.