Idéia de horizonte e mundo na fenomenologia Husserliana

Autores

  • Luigino Valentini

Palavras-chave:

intersubjetividade, horizonte, mundo, Husserl, fenomenologia

Resumo

O trabalho compõe-se de duas partes: a primeira analisa as idéias de horizonte e de mundo em algumas obras de E. Husserl; a segunda aplica estas duas idéias à análise do vivido de urna Comunidade Eclesial de base do Bairro de São Mateus, em São Paulo. O trabalho evidencia a importância da idéia de horizonte na fenomenologia husserliana, sua profunda relação com a idéia de mundo e suas implicações do ponto de vista lógico e metodológico. Na dimensão do horizonte se desvela urna nova maneira de ser da racional idade e da sua tarefa infinita como luz capacitada a constituir o sentido da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Husserl, E. (1976). Idee per uma fenomenologia pura e per una filosofia fenomenologia. Libro Primo. Trad. Enrico Filippini, Giulio Einaudi, Torino.

Husserl, E. (1960). Meditazione Cartesiane. Trad. Filíppo Costa. Bompiani, Milano.

Husserl, E. (1965). Esperienza e Giudizio. Trad. Filippo Costa, Silva, Milano.

Husserl, E. (1961). La Crisi delle scienze europee e la fenomenologia transcendentale. Trad. Enrico Filippini, il Sagiatorre, Milano.

Tillete, E. (1983). Breve introduzione Alla fenomenologia husserliana, a cura di Garulli Enrico. Editrice ltinerari, Lanciano.

Downloads

Publicado

1997-12-31

Como Citar

Valentini, L. . (1997). Idéia de horizonte e mundo na fenomenologia Husserliana. Estudos De Psicologia, 14(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5809