Idéia de horizonte e mundo na fenomenologia Husserliana
Palavras-chave:
intersubjetividade, horizonte, mundo, Husserl, fenomenologiaResumo
O trabalho compõe-se de duas partes: a primeira analisa as idéias de horizonte e de mundo em algumas obras de E. Husserl; a segunda aplica estas duas idéias à análise do vivido de urna Comunidade Eclesial de base do Bairro de São Mateus, em São Paulo. O trabalho evidencia a importância da idéia de horizonte na fenomenologia husserliana, sua profunda relação com a idéia de mundo e suas implicações do ponto de vista lógico e metodológico. Na dimensão do horizonte se desvela urna nova maneira de ser da racional idade e da sua tarefa infinita como luz capacitada a constituir o sentido da realidade.
Downloads
Referências
Husserl, E. (1976). Idee per uma fenomenologia pura e per una filosofia fenomenologia. Libro Primo. Trad. Enrico Filippini, Giulio Einaudi, Torino.
Husserl, E. (1960). Meditazione Cartesiane. Trad. Filíppo Costa. Bompiani, Milano.
Husserl, E. (1965). Esperienza e Giudizio. Trad. Filippo Costa, Silva, Milano.
Husserl, E. (1961). La Crisi delle scienze europee e la fenomenologia transcendentale. Trad. Enrico Filippini, il Sagiatorre, Milano.
Tillete, E. (1983). Breve introduzione Alla fenomenologia husserliana, a cura di Garulli Enrico. Editrice ltinerari, Lanciano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luigino Valentini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.