A pandemia na vida cotidiana: reflexões sobre os impactos sociais e psicológicos à luz da perspectiva crítica

Autores

  • Raquel Souza Lobo Guzzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia https://orcid.org/0000-0002-7029-2913
  • Vera Lucia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia https://orcid.org/0000-0003-2062-0680
  • Áurea Lúcia Magalhães Cardoso de Medeiros Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia https://orcid.org/0000-0001-9275-2960

Palavras-chave:

Educação, Iniquidade social, Políticas públicas, Psicologia escolar

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o impacto da pandemia de Coronavirus Disease 2019 na vida cotidiana de pessoas de diferentes classes sociais, culturas e instituições no Brasil, destacando o aumento das desigualdades
sociais agravadas pelo contexto da pandemia. Toma como aporte teórico a psicologia histórico-cultural, em sua potência, para orientar e organizar práticas sociais voltadas ao coletivo e favorecer a criação de políticas públicas que se instituam como ferramenta de enfrentamento e superação das condições de vida atuais das pessoas. Questiona-se, em especial, o papel da psicologia escolar no contexto da pandemia com a proposição de questões a serem enfrentadas pela disciplina, como a ampliação de ameaças que afetam o desenvolvimento humano, principal objeto de ação da área. O texto se encerra destacando o papel do meio na promoção do desenvolvimento e os desafios da área em se expandir para outros contextos e culturas, além de oferecer conhecimentos e práticas que possam enfrentar essas novas ameaças. Coloca a psicologia escolar como central nesse processo e momento histórico, em que deve assumir o compromisso de transformar a realidade por meio de ações coletivas e colaborativas.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Guzzo, R. S. L., Souza, V. L. T. de, & Ferreira, Áurea L. M. C. de M. (2022). A pandemia na vida cotidiana: reflexões sobre os impactos sociais e psicológicos à luz da perspectiva crítica. Estudos De Psicologia, 39. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5739

Edição

Seção

DOSSIÊ | PSICOLOGIA ESCOLAR E COVID-19