Adaptação acadêmica, estresse, autoeficácia e habilidades sociais em universitários de instituições públicas e privadas

Autores

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Autoeficácia, Habilidades sociais, Universidades

Resumo

Objetivo
O ingresso no ensino superior é caracterizado por desafios pessoais e interpessoais considerados estressantes. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre as variáveis estresse, autoeficácia, habilidades sociais (variáveis explicativas) e adaptação acadêmica, identificar o poder preditivo das variáveis explicativas na adaptação acadêmica e comparar os construtos em estudantes de instituições públicas e privadas.

Método
Utilizou-se os instrumentos Questionário de Adaptação ao Ensino Superior, Escala de Estresse Acadêmico, Escala de Autoeficácia na Formação Superior e Questionário de Habilidades Sociais. Participaram 917 universitários.

Resultados
As variáveis estresse, autoeficácia e habilidades sociais predisseram a adaptação acadêmica e todas se correlacionaram significativamente entre si. Estudantes de instituições privadas apresentaram médias maiores em adaptação acadêmica e autoeficácia, enquanto estudantes de instituições públicas apresentaram médias maiores em estresse.

Conclusão
Conclui-se que o manejo do estresse, o fortalecimento da autoeficácia e o repertório mais elaborado de habilidades sociais podem levar a um melhor ajustamento universitário.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Jardim, M. E. de M., & Soares, A. B. (2025). Adaptação acadêmica, estresse, autoeficácia e habilidades sociais em universitários de instituições públicas e privadas. Estudos De Psicologia (Campinas), 42. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/16416

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL

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