Adaptação acadêmica, estresse, autoeficácia e habilidades sociais em universitários de instituições públicas e privadas
Palavras-chave:
Estresse psicológico, Autoeficácia, Habilidades sociais, UniversidadesResumo
Objetivo
O ingresso no ensino superior é caracterizado por desafios pessoais e interpessoais considerados estressantes. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre as variáveis estresse, autoeficácia, habilidades sociais (variáveis explicativas) e adaptação acadêmica, identificar o poder preditivo das variáveis explicativas na adaptação acadêmica e comparar os construtos em estudantes de instituições públicas e privadas.
Método
Utilizou-se os instrumentos Questionário de Adaptação ao Ensino Superior, Escala de Estresse Acadêmico, Escala de Autoeficácia na Formação Superior e Questionário de Habilidades Sociais. Participaram 917 universitários.
Resultados
As variáveis estresse, autoeficácia e habilidades sociais predisseram a adaptação acadêmica e todas se correlacionaram significativamente entre si. Estudantes de instituições privadas apresentaram médias maiores em adaptação acadêmica e autoeficácia, enquanto estudantes de instituições públicas apresentaram médias maiores em estresse.
Conclusão
Conclui-se que o manejo do estresse, o fortalecimento da autoeficácia e o repertório mais elaborado de habilidades sociais podem levar a um melhor ajustamento universitário.
Downloads
Referências
Almeida, J. A., Brum, E. H. M., Franco, M. E. W., Ribeiro, D. P., Martins, L. W. F., & Moura, E. R. P. (2019). Gestão da vida acadêmica: uma proposta de intervenção para diminuir a evasão no Ensino Superior. RACE-Revista da Administração, 5, 289-313.
Ambiel, R. A., Cortez, P. A., & Salvador, A. P. (2021). Predição do potencial evasão acadêmica entre estudantes trabalhadores e não trabalhadores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 37, e37305. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37305
Araújo, A. M., Almeida, L. S., Ferreira, J. A., Santos, A. A., Noronha, A. P., & Zanon, C. (2014). Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES): construção e validação de um novo questionário. Psicologia, Educação e Cultura, 18(1), 131-145.
Ariño, D. O., & Bardagi, M. P. (2018). Relação entre fatores acadêmicos e a saúde mental de estudantes universitários. Revista Psicologia em Pesquisa, 12(3), 44-52. https://doi.org/10.24879/2018001200300544
Bandura, A. (1997). Self-efficacy, the exercise of control. Freeman and Company.
Barbosa, M. D. M. F., Oliveira, M. C. D., Melo-Silva, L. L., & Taveira, M. D. C. (2018). Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 61-74.
Bublitz, S., Guido, L. D. A., Lopes, L. F. D., & Freitas, E. D. O. (2016). Associação entre estresse e características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, 25(4). https://doi.org/10.1590/0104-07072016002440015
Caballo, V. E., & Salazar, I. C. (2017). Desarrollo y validación de unnuevo instrumento para la evaluación de las Habilidades Sociales: el “Cuestionario de Habilidades Sociales” (CHASO). Behavioral Psychology/Psicología Conductual, 25(1), 5-24. https://doi.org/10.24879/2018001200300532
Cavazos-Arroyo, J., Máynez Guaderrama, A. I., & Jacobo-Galicia, G. (2021). Miedo al Covid-19 y estrés: su efecto en agotamiento, cinismo y autoeficacia en estudiantes universitarios mexicanos. Revista de la Educación Superior, 50(199), 97-115. https://doi.org/10.36857/resu.2021.199.1802
Cohen, J. (1988). Set correlation and contingency tables. Applied Psychological Measurement, 12(4), 425-434. https://doi.org/10.1177/014662168801200410
Dalbosco, S. N. P., Ferraz, A. S., & Santos, A. A. A. (2018). Metas de realização, autorregulação da aprendizagem e autopercepção de desempenho em universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 75-84. https://doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p75
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. Editora Vozes.
Delabrida, Z. N. C., Santos, C. M. D. J., & Barletta, J. B. (2018). Habilidades sociais, estresse, desempenho acadêmico em universitários de moradias coletivas. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 14(1), 21-30. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20180004
Dominguez-Lara, S., & Fernández-Arata, M. (2019). Autoeficacia académica en estudiantes de Psicología de una universidad de Lima. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21(1), 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e32.2014
Flores, M. A., Veiga Simão, A. M., Barros, A., Flores, P., Pereira, D., Lopes Fernandes, E., Costa Ferreira, P., & Costa, L. (2021). Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19. Um estudo com alunos do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, 55, e055001. https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1
Freires, L. A., Sousa, E. A. D., Loureto, G. D. L., Gouveia, V. V., & Monteiro, R. P. (2018). Estresse acadêmico: adaptação e evidências psicométricas de uma medida. Revista Psicologia em Pesquisa, 12(3), 22-32.
Gomes, G., & Soares, A. B. (2013). Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(4), 780-789. https://doi.org/10.1590/S0102-79722013000400019
Graner, K. M., & Cerqueira, A. T. D. A. R. (2019). Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 24, 1327-1346. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017
Guerreiro-Casanova, D., & Polydoro, S. (2010). Integração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação. Psicologia Ensino & Formação, 1(2), 85-96.
Guimarães, J. M. C., Vieira, R. S., Oliveira, V. L., & Carneiro, R. S. (2019). Habilidades sociais e autoeficácia em universitários. POLÊM!CA, 19(2), 37-49. https://doi.org/10.12957/polemica.2019.47378
Haukoos, J. S., & Lewis, R. J. (2005). Advanced statistics: bootstrapping confidence intervals for statistics with “difficult” distributions. Academic Emergency Medicine, 12(4), 360-365. https://doi.org/10.1197/j.aem.b2004.11.018
Lipp, M. E. N., & Guevara, A. D. H. (1994). Validação empírica do Inventário de Sintomas de Stress (ISS). Estudos de Psicologia (Campinas), 11(3), 43-49.
Lopes, J. M., Castro, J. G. F., Peixoto, J. M., & Moura, E. P. (2020). Autoeficácia de estudantes de medicina em duas escolas com metodologias de ensino diferentes (aprendizado baseado em problemas versus tradicional). Revista Brasileira de Educação Médica, 44(2), e048. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190187
Loricchio, T. M. B., & Leite, J. R. (2012). Estresse, ansiedade, crenças de autoeficácia e o desempenho dos bacharéis em Direito. Avaliação Psicológica, 11(1), 37-47.
Mafla, A. C., Divaris, K., Herrera-López, H. M., & Heft, M. W. (2019). Self-Efficacy and Academic Performance in Colombian Dental Students. Journal of Dental Education, 83(6), 697-705. https://doi.org/10.21815/JDE.019.079
Marchini, D. M. F., Cardoso, R., Oswaldo, Y., & Pires, S. R. I. (2019). Análise de estresse e qualidade de vida em alunos universitários. Revista de Administração da Unimep, 17(3), 141-164.
Matta, C. M. B., Lebrão, S. M. G., & Heleno, M. G. V. (2017). Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3), 583-591. https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111118
Monteiro, M. C., & Soares, A. B. (2017). Adaptação acadêmica: comparação entre estudantes de instituições públicas e privadas. VII Congresos CLABES. https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1606/2343
Nazar, T. C. G., Pering, A. C., Girotto, D. A., & Kucmanski, T. (2020). Treinamento de habilidades sociais em universitários: um estudo acerca das variáveis estresse e habilidades sociais. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, 4(1), 190-204. https://doi.org/10.37444/issn-2594- 343.v4i1.210
Nogueira-Martins, L. A., & Nogueira-Martins, M. C. F. (2018). Saúde mental e qualidade de vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7(3), 334-337. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2086
Osti, A., Pontes Júnior, J. A. D. F., & Almeida, L. S. (2021). O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da COVID-19 em estudantes brasileiros do ensino superior. Revista Prâksis, 8(3), 275-292.
Pajares, F., & Olaz, F. (2008). Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral, In A. Bandura, R. G. Azzi, & S. Polydoro (Eds.), Teoria cognitiva: conceitos básicos (pp. 97-114). Artmed.
Polydoro, S., & Guerreiro-Casanova, D. C. (2010). Escala de auto-eficácia na formação superior: construção e estudo de validação. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 9(2), 267-278.
Rodríguez, M. M., & López, J. K. C. (2017). Adaptacion a la vida universitaria y procrastinacion academica en estudiantes de psicologia. Revista Electrónica del Desarrollo Humano para la Innovación Social, 4(8). http://www.cdhis.org.mx/index.php/CAGI/article/view/121/181
Rosinha, A. P., & de Andrade Júnior, H. (2020). Adaptação ao ensino superior militar: preditores do sucesso académico. Innovar, 30(76), 131-142. https://doi.org/10.15446/innovar.v30n76.85218
Santos, A. A. A. D., Zanon, C., & Ilha, V. D. (2019). Autoeficácia na formação superior: seu papel preditivo na satisfação com a experiência acadêmica. Estudos de Psicologia (Campinas), 36, 1-9. https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e160077
Soares, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Habilidades sociais e adaptação à universidade: convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, 33(2), 139-151. https://doi.org/10.14417/ap.911
Soares, A. B., da Silva, A. D. G. B., Souza, B. A., & Lima, P. F. (2019). Fatores associados à adaptação acadêmica de estudantes de psicologia do primeiro período. Revista Interamericana de Psicologia, 53(3), 431-443. https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v53i3.950
Soares, A. B., Monteiro, M. C., Maia, F. A., & de Santos, Z. A. (2019). Comportamentos sociais acadêmicos de universitários de instituições públicas e privadas: o impacto nas vivências no ensino superior. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 14(1), 1-16.
Soares, A. B., Poubel, L. N., & Mello, T. V. S. (2009). Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado. Aletheia, (29), 27-42.
Soares, A. P., Almeida, L. S., Diniz, A. M., & Guisande, M. A. (2006). Modelo multidimensional de ajustamento de jovens ao contexto universitário (MMAU): estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas. Análise Psicológica, 24(1), 15-27. https://doi.org/10.14417/ap.150
Torquato, J. A., Goulart, A. G., Vicentin, P., & Correa, U. (2010). Avaliação do estresse em estudantes universitários. InterSciencePlace, 1(14), 140-154.
Torres, A. A. G. B., & Almeida, L. S. (2021). Adaptação acadêmica de estudantes do 1º ano: promovendo o Sucesso e a permanência na Universidade. Revista Internacional de Educação Superior, 7, e021024. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659797
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Eduarda de Melo Jardim, Adriana Benevides Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.