Intervenções combinadas no aprimoramento cognitivo e psicológico em pessoas idosas da comunidade
follow-up de dois anos
Palavras-chave:
Pessoa idosa, Cognição, NeuropsicologiaResumo
Objetivo
O objetivo do estudo foi acompanhar, de forma longitudinal, a relação de diferentes intervenções combinadas (estimulação, intervenção, psicoeducação e atividade física) no aprimoramento da memória, atenção e funções executivas em pessoas idosas.
Método
Trata-se de uma pesquisa quantitaviva, exploratória e longitudinal realizada com 33 pessoas idosas da comunidade, com média de idade de 71,27 (+ 7,11) anos. Para tanto, foram avaliadas medidas sociodemográficas para a caracterização da amostra e medidas cognitivas e psicológicas como medidas de desempenho.
Resultados
Os resultados evidenciaram pela ANOVA que o tempo 3 (p < 0,01), a interferência A6 (p = 0,02), a curva de aprendizagem (p = 0,03) e a velocidade de esquecimento (p = 0,03) foram afetadas pela intervenção. Já em relação ao momento, apenas A1 (p = 0,01) e a curva de aprendizagem (p = 0,01) sofreram alterações significativas. Na análise pelo Z-score, a estratégia combinada de treino cognitivo e psicoeducação apontou os melhores ganhos e efeito na transferência de aprendizagem.
Conclusão
Os resultados destacaram que as intervenções cognitivas combinadas podem favorecer o incremento das habilidades cognitivas e psicológicas.
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