Escala de Autoeficácia Docente para o uso de metodologias ativas

validade baseada em critério externo

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, Testes psicológicos, Avaliação psicológica, Autoeficácia, Professores

Resumo

Objetivo

Examinar evidências de validade convergente-divergente com base na relação com variáveis externas para a Escala de Autoeficácia Docente para o uso de Metodologias Ativas.

Método

Estudo transversal exploratório que buscou correlações entre a Escala de Autoeficácia Docente para o uso de Metodologias Ativas e os fatores de outros dois instrumentos: Escala de Bem-Estar no Trabalho e Maslach Burnout Inventory. Participaram desse estudo 317 professores de diferentes universidades brasileiras públicas e privadas que utilizam metodologias ativas.

Resultados

A autoeficácia docente se correlacionou positivamente com afetos positivos, realização/expressividade e realização profissional, além de correlacionar-se negativamente com afetos negativos e exaustão emocional, conferindo correlações significativas de magnitude fraca. Pelo modelo de path analysis, realização pessoal e profissional foram preditoras da autoeficácia docente para promoção de aprendizagem ativa.

Conclusão

Considera-se que a escala possui evidências adequadas de validade baseadas na relação com variáveis externas, podendo ser utilizada em pesquisas no contexto brasileiro.

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Publicado

2025-01-10

Como Citar

Souza, L. S. de, & Murgo, C. S. (2025). Escala de Autoeficácia Docente para o uso de metodologias ativas: validade baseada em critério externo. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/14957

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA