A Psicologia e o psicólogo educacional em escolas privadas

uma aproximação a partir das representações sociais

Autores

Palavras-chave:

Educação, Educadores, Papel do psicólogo, Psicologia escolar

Resumo

Objetivo
Este estudo teve como objetivo descrever as representações sociais construídas pela comunidade educacional sobre a psicologia educacional e o psicólogo educacional no contexto escolar.
Método
Utilizamos uma metodologia qualitativa com abordagem hermenêutica, com a participação de 34 pessoas (reitores, professores, psicólogos, estudantes e pais) de oito escolas privadas na cidade de Ibagué, Colômbia. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas.
Resultados
A técnica de redes temáticas para a análise dos dados foi utilizada, resultando em três temas globais que ilustram as principais representações sociais. Os resultados indicam que a diferenciação entre a psicologia clínica e a orientação escolar são referências para identificar a psicologia educacional como disciplina aplicada e o papel do psicólogo educacional na escola.
Conclusão
Argumentamos que as representações e práticas relacionadas a papéis tradicionais estão sendo transformados em práticas institucionais e contextuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abric, J. C. (2004). Prácticas sociales y representaciones. Ediciones Coyoacán, S. A.

Agudelo, C., Fonseca, A., Palma, C., & Patiño, P. (2011). Representaciones sociales del psicólogo educativo en estudiantes de educación media vocacional de Cundinamarca (Colombia). Revista Iberoamericana De Psicología, 4(2), 93–100. https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.4209

Aisenson, D., Monedero, F., Batlle, S., Legaspi, L., Aisenson, G., Vidondo, M., Nicotra, D., Valenzuela, V., Davison, S., & Alonso, D. (2005). Representaciones de estudiantes y graduados recientes sobre la carrera y la profesión del psicólogo. Anuario de Investigaciones, XII, 35–42. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=369139941002

Attride-Stirling, J. (2001). Thematic networks: An analytic tool for qualitative research. Qualitative Research, 1(3), 385–405. https://doi.org/10.1177/146879410100100307

Beltrán, J. A., & Sánchez, L. P. (2011). Más de un siglo de psicología educativa. Valoración general y perspectivas de futuro. Papeles del Psicólogo, 32(3), 204–231. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=77822236002

Berliner, D. C. (2003). Educational psychology as a policy science: Thoughts on the distinction between a discipline and a profession. Canadian Journal of Educational Administration and Policy, (26), 1–14.

Bulhões, L. F.(2018). Relato de práticas profissionais. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 211–213. https://doi.org/10.1590/2175-35392018011954

Carrasco, C., Baltar, M. J., Bastidas, N., López, J., Morales, M., & López, V. L. (2019). Identidad profesional de una psicóloga educacional: Un estudio de caso en Chile. Pensando Psicología, 15(25), 1–27. https://doi.org/10.16925/2382-3984.2019.01.01

Coll, C. (2001). Concepciones y tendencias actuales en psicología de la educación. In C. Coll, J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.), Desarrollo psicológico y educción: 2 Psicología de la educación escolar (p. 29-64). Alianza Editorial.

Coll, C. (2017). La psicología de la educación, una encrucijada de muchos caminos. Información Psicológica, 113, 14–24. https://doi.org/10.14635/IPSIC.2017.113.6

Covarrubias P. (2009). Representaciones de académicos sobre la psicología como profesión. Estudio de un caso. Journal of Behavior, Health & Social Issues, 1(1), 47–58. https://doi.org/10.5460/jbhsi.v1.1.381

Creswell, J. W. (2017). Qualitative inquiry & research design: Choosing among five approaches. Sage.

De Rose, T. M. S., Afonso, M. L., Bondioli, R. M., Gonçalves, E. G., & Prezenszky, B. C. (2016). Práticas educativas inovadoras na formação do psicólogo escolar: Uma experiência com aprendizagem cooperativa. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(2), 304–316. https://doi.org/10.1590/1982-3703000212014

Dugnani. L. A. C., & Souza, V. L. T. (2016). Psicologia e gestores escolares: Mediações estéticas e semióticas promovendo ações coletivas. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(2), 247–259. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200007

Feitosa, L. R. C., & Araujo, C. M. M. O. (2018). Papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: Contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(2), 181–191. https://doi.org/10.1590/1982-02752018000200007

Gomes-Koban, C., Calet, N., & Defior, S. (2019). Intervention programs in educational psychology: Bridging research and practice. Annals of Psychology, 35(3), 378–388. https://doi.org/10.6018/analesps.35.3.327941

Hernández, G. (2007). Una reflexión crítica sobre el devenir de la psicología de la educación en México. Perfiles Educativos, 29(117), 7–40. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2007.117.61202

Hernández, O. G. (2012). La psicología educativa en la escuela y la escuela en la psicología educativa. In G. P. Marciales (Ed.), Psicología educativa, trayectorias, convergencias y vórtices (p. 25-63). Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Hernández, O. G. (2020). El sentido de la orientación escolar en docentes orientadores de Bogotá. Revista de Orientación Educacional, 34(65), 1–23.

Kranz, C. R., & Campos, H. R. (2020). Educacao especial, psicología e políticas públicas: o diagnóstico e as práticas pedagógicas. Psicologia Escolar e Educacional, 24, e215280. https://doi.org/10.1590/2175-35392020218322

Lopes, J. A. S., & Silva, S. M. C. (2018). O psicólogo e as demandas escolares – Considerações sobre a formação continuada. Psicologia Escolar e Educacional, 22(2), 249–257. https://doi.org/10.1590/2175-35392018011109

Ministerio de Educación Nacional (Colombia). (2013). Ley estatutaria 1618 de 27 de febrero de 2012. Diario Oficial, Bogotá.

Ministerio de Educación Nacional (Colombia). (2017). Decreto 1421 de 29 de agosto de 2017. Diario Oficial, Bogotá.

Moscovici, S. (2011). An essay on social representations and ethnic minorities. Social Science Information, 50(3–4), 442–461. https://doi.org/10.1177/0539018411411027

Nkoma, E., & Hay, J. (2018). Educational psychologists’ support roles regarding the implementation of inclusive education in Zimbabwe. Psychology in the Schools, 55, 850–866. https://doi.org/10.1002/pits.22147

Orellana, O., García, A. L., Alvites, R. J., Salazar, C. M., Sotelo, L. L., Sotelo, L. N., Malaver S. C., Yanac, E., Chávez, H. C., & Orellana, D. (2008). Representaciones sociales sobre el psicólogo en profesores de la educación básica pública y privada de lima (costa) y provincias (sierra y selva). Revista de Investigación en Psicología, 11(2), 41–54. https://doi.org/10.15381/rinvp.v11i2.3817

Peña, F. (2019). Orientación educativa en Colombia: Una línea de trabajo con pretensiones de cientificidad. Pedagogía y Saberes, 51, 75–87. https://doi.org/10.17227/pys.num51-8610

Pérez, F., & García-Ros, R. (2017). Los profesionales de la psicología de la educación en el siglo XXI: Un escenario complejo. Información Psicológica, 113, 48–60. http://dx.medra.org/10.14635/IPSIC.2017.113.3

Petroni, A. P., & Souza, V. L. T. (2017). Psicologia escolar: análise sobre dificuldades e superações no Brasil e Portugal. Psicologia Escolar e Educacional, 21(1), 13–20. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2017/0211950

Rodríguez, D. E. (2018). Prólogo. In D. E. Rodríguez (Ed.), Problemas contemporáneos en psicología educativa (p. 7-12). Publicaciones Universidad de La Sabana.

Salas, M. B. (2013). Proyecto de investigación: Representaciones sobre el rol profesional de graduados recientes de la carrera de psicología de la UNLP: Su relación con la inserción y el desempeño laboral. Orientación y Sociedad, 13, 1–30.

Sánchez, E., & Martin, E. (2017). La psicología de la educación en la encrucijada. Información Psicológica, 113, 2–13. http://dx.medra.org/10.14635/IPSIC.2017.113.8

Silva, M. A. B., Acevedo, C., Picanço, A. C., & Salgado, V. L. (2019). Contemporary research in educational psychology. Ciencias Psicológicas, 13(1), 82–94. https://doi.org/10.22235/cp.v13i1.1811

Titon, A. P., & Zanella, A. V. (2018). Revisão de literatura sobre psicologia escolar na educação profissional, científica e tecnológica. Psicologia Escolar e Educacional, 22(2), 359–368 https://doi.org/10.1590/2175-35392018010922

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Villegas, M. C., & Rodriguez-Cardenas, D. E. (2024). A Psicologia e o psicólogo educacional em escolas privadas: uma aproximação a partir das representações sociais. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/14819

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL