Validade do Índice de Desenvolvimento para o Teste de Zulliger em crianças e adolescentes

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento da personalidade, Criança, Reprodutibilidade dos resultados, Testes psicológicos

Resumo

Objetivo
A maturidade psicológica pode ser compreendida como um construto multifacetado que abrange diversos atributos psicossociais, emocionais e cognitivos. O objetivo deste estudo foi investigar evidências de validade do Índice de Desenvolvimento Psicológico para o Teste Zulliger do Sistema Compreensivo.
Método
A análise dos dados considerou o teste de Mann-Whitney, d de Cohen, correlação de Spearman e teste de coeficiente de diferença. Por fim, utilizou-se análise de regressão múltipla para verificar a relação entre idade e Índice de Desenvolvimento, com a participação de 253 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos.
Resultados
Os resultados indicaram evidências de validade de critério concorrente para o Índice de Desenvolvimento, apontando diferenças estatisticamente significativas entre as faixas etárias.
Conclusão
Quanto às evidências de validade convergente do Índice de Desenvolvimento entre os testes do Sistema Compreensivo Zulliger e do Sistema de Avaliação de Desempenho Rorschach, nada pode ser comprovado. Este estudo limita-se à faixa etária da amostra, bem como à transposição do cálculo do Índice de Desenvolvimento do Sistema de Avaliação de Desempenho de Rorschach para o Sistema Compreensivo Zulliger.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cardoso, L. M., & Oliveira, J. C. (2018). Meninos e meninas: Influências culturais no método de Zulliger. Revista Avaliação Psicológica, 17(1), 101–110. https://doi.org/10.15689/ap.2017.1701.11.13361

Cardoso, L. M., Gomes, G. V. A., & Vieira, T. S. (2018). Validity evidence of the Zulliger-SC Test to children’s assessment. Psico-USF, 23(3), 451–460. https://doi.org/10.1590/1413-82712018230305

Carvalho, A. C. M., & Resende, A. C. (2018). Desempenho de crianças e adolescentes não pacientes no Zulliger SC. Revista Avaliação Psicológica, 17(1), 142–154. https://doi.org/10.15689/ap.2017.1701.15.13795

Conselho Federal de Psicologia. (2018). Resolução Nº 9, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. CPF. https://satepsi.cfp.org.br/docs/ ResolucaoCFP009-18.pdf.

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2019). Estatística sem matemática para psicologia (7th ed.). Penso.

Fleiss, J. L. (1981). Métodos estatísticos para taxas e proporções (2nd ed.). John Wiley.

Fossas, A. (2019). Psychological maturity predicts different forms of happiness. Journal of Happiness Studies, 20(6), 1933–1952. https://doi.org/10.1007/s10902-018-0033-9

Giromini, L., Viglione, D. J., Brusadelli, E., Lang, M., Reese, J. B., & Zennaro, A. (2015). Cross-cultural validation of the Rorschach developmental index. Journal of Personality Assessment, 97(4), 348–353. https://doi.org/10.1080/00223891.2014.960927

Gonçalves, A. P., Zuanazzi, A. C., & Villemor-Amaral, A. E. (2019). Aplicação R-Otimizada no Zulliger: evidências de validade com pacientes depressivos. Avaliação Psicológica, 18(2), 111–120. https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.16215.01

Icenogle, G., Steinberg, L., Duell, N., Chein, J., Chang, L., Chaudhary, N., Di Giunta, L., Dodge, K. A., Fanti, K. A., Lansford, J. E., Oburu, P., Pastorelli, C., Skinner, A. T., Sorbring, E., Tapanya, S., Uribe Tirado, L. M., Alampay, L. P., Al-Hassan, S. M., Takash, H. M. S., & Bacchini, D. (2019). Adolescents’ cognitive capacity reaches adult levels prior to their psychosocial maturity: Evidence for a “maturity gap” in a multinational, cross-sectional sample. Law and Human Behavior, 43(1), 69–85. https://doi.org/10.1037/lhb0000315

Meyer, G. J., Viglione, D. J., Mihura, J. L., Erard, R. E., & Erdberg, P. (2017). R-PAS Sistema de Avaliação Por Performance no Rorschach. Hogrefe.

Morales-Vives, F., & Dueñas, J. M. (2018). Predicting suicidal ideation in adolescent boys and girls: The role of psychological maturity, personality traits, depression and life satisfaction. The Spanish Journal of Psychology, 21, E10. https://doi.org/10.1017/sjp.2018.12

Morales-Vives, F., Dueñas, J.-M., & Ferrando, P. J. (2020). The role of psychological maturity and the big five personality traits in the victimization through indirect aggression. Psicothema, 34(2), 192–199. https://doi.org/10.7334/psicothema2020.491

Nascimento, R. S. G. F., Resende, A. C., & Ribeiro, R. S. (2017). Crianças, adolescentes e o método de Rorschach. Pearson.

Papalia, D. E., Feldman, R. D., & Martorell, G. (2019). O mundo da criança: da infância à adolescência (13th ed.). Artmed.

Resende, A. C., Carvalho, T. C. R., & Martins, W. (2012). Desempenho Médio de Crianças e Adolescentes no Método de Rorschach Sistema Compreensivo. Avaliação Psicológica, 11(3), 375–394. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712012000300006&lng=pt&tlng=pt

Resende, A. C., Viglione, D. J., Martins, L. D., & Yazigi, L. (2019). Criterion validity of the Rorschach developmental index with children. Journal of Personality Assessment, 101(2), 191–198. https://doi.org/10.1080/00223891.2017.1368021

Stanfill, M. L., Viglione, D. J., & Resende, A. C. (2013). Measuring psychological development with the rorschach. Journal of Personality Assessment, 95(2), 174–186. https://doi.org/10.1080/00223891.2012.740538

Subbarayan, K., & Visvanathan, G. (2011). A study on emotional maturity of college students. Resent Research in Science and Technology, 3(1), 153–155. https://updatepublishing.com/journal/index.php/rrst/article/view/558

Villemor-Amaral, A. E. Pianowski, G., & Carvalho, L. D. F. (2016). Issues about color, human movement, and number of responses in the Zulliger test. Rorschachiana, 37(2), 95–113. https://doi.org/10.1027/1192-5604/a000068

Villemor-Amaral, A. E., & Cardoso, L. M. (2012). Validade convergente do tipo de vivência (EB) no Teste de Zulliger/SC. Psico, 43(1), 109–115. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11105

Villemor-Amaral, A. E., & Primi, R. (2020). ZSC Teste de Zulliger no sistema compreensivo: forma individual. Hogrefe. World Health Organization. (2020). Adolescent health. WHO. https://www.who.int/health-topics/adolescenthealth#tab=tab_1

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Pereira, L. S., Resende, A. C., & Tomazett, A. C. M. C. (2024). Validade do Índice de Desenvolvimento para o Teste de Zulliger em crianças e adolescentes. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/14815

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA