Estudo comparativo de adolescentes com o Rorschach

escolas públicas e particulares

Autores

  • Regina Sonia Gattas Fernandes do Nascimento Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Departmento de Psicologia Social https://orcid.org/0000-0002-7125-3414
  • Marcelo Camargo Batistuzzo Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Departmento de Métodos e Técnicas em Psicologia. https://orcid.org/0000-0003-1347-8241

Palavras-chave:

Adolescente, Sistema compreensivo, Educação, Personalidade, Teste de Rorschach

Resumo

Objetivo
O estudo apresenta um comparativo dos resultados do Rorschach – Sistema Compreensivo – entre estudantes de escolas públicas e privadas.
Método
Participaram da pesquisa 118 adolescentes da cidade de São Paulo, 49 de escolas públicas e 69 de escolas particulares, com idade entre 13-17 anos. Os efeitos da escola foram avaliados por modelos lineares mistos controlados por sexo, anos de estudo (fatores fixos) e aplicador (fator aleatório).
Resultados
As escolas particulares apresentaram maiores valores de R (p = 0,015, d = 0,47) e Complexidade (p = 0,007, d = 0,53). Quando Complexidade também foi inserida no modelo como fator fixo, a única variável que restou significativa foi Xu% (p = 0,008, d = -0,52), menor em escolas particulares.
Conclusão
Conclui-se que o pequeno número de diferenças indica pouca interferência da origem escolar nos resultados do Rorschach para esta faixa etária. Mesmo se tratando de um instrumento para avaliação de personalidade, foi possível sinalizar algumas informações relativas às experiências pessoais de cada grupo.

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Nascimento, R. S. G. F. do, & Batistuzzo, M. C. (2024). Estudo comparativo de adolescentes com o Rorschach: escolas públicas e particulares. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/14810

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA