Leitura compartilhada

interação entre pais e filhos em situação natural

Autores

Palavras-chave:

Linguagem infantil, Relações pais-filho, Leitura

Resumo

Objetivo
O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar como os pais realizam a leitura compartilhada com seus filhos, naturalmente, sem instruções específicas. Adicionalmente, foi avaliado o efeito.

Método
Participaram quatro famílias com crianças entre quatro e cinco anos sem diagnóstico de qualquer transtorno. Foram analisadas filmagens que os pais realizaram em suas casas de um momento de leitura compartilhada e para análise da intervenção foi mensurado o número de utilização das estratégias de estímulo da linguagem pelos pais e medidas de linguagem das crianças.
Resultados
A descrição da situação natural gerou quatro categorias de análise: organização do espaço físico, contato com o livro, forma como a história é contada e relação afetiva entre pais e filhos. Após a intervenção breve foram encontradas melhorias em todas as variáveis medidas quando comparadas aos dados pré-intervenção.
Conclusão
Discute-se a importância de orientar as famílias a utilizarem mais estratégias de estímulo de linguagem no contexto de leitura compartilhada, para enriquecer as oportunidades de fala da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akamoglu, Y., & Meadan, H. (2019). Parent-Implemented Communication Strategies During Storybook Reading. Journal of Early Intervention, 41(4), 300-320. http://dx.doi.org/10.1177/1053815119855007

Araújo, M. V. M., Marteleto, M. R. F., & Schoen-Ferreira, T. H. (2010). Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares. Estudos de Psicologia (Campinas), 27(2), 169-176. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200004

Armonia, A. C., Mazzega, L. C., Pinto, F. C. D. A., Souza, A. C. R. F. D., Perissinoto, J., & Tamanaha, A. C. (2015). Relação entre vocabulário receptivo e expressivo em crianças com transtorno específico do desenvolvimento da fala e da linguagem. Revista CEFAC, 17(3), 759-765. https://doi.org/10.1590/1982-021620156214

Balog, L. C., Domeniconi, C., Benitez, P., & Gràcia, M. (2022). Ensino da linguagem oral no contexto familiar: uma ferramenta de avaliação. UFSCar/CPOI.

Batista Rocha, J. C., & Mota, M. M. P. E. (2022). Does shared reading between parents and children affect the development of emerging literacy?. Trends in Psychology, 31, 1-11. https://doi.org/10.1007/s43076-021-00070-6

Benitez, P., & Domeniconi, C. (2012). Verbalizações de familiares durante aprendizagem de leitura e escrita por deficientes intelectuais. Estudos de Psicologia (Campinas), 29(4), 553-562. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000400010

Benitez, P., Piqué, M. C., & Domeniconi, C. (2016). Menores con autismo y discapacidad intelectual que aprenden a leer y escribir. Apuntes de Psicologia, 4(1), 37-46.

Blewitt, P., & Langan, R. (2016). Learning words during shared book reading: The role of extratextual talk designed to increase child engagement. Journal of Experimental Child Psychology, 150, 404-410. http://dx.doi.org/10.1016/j.jecp.2016.06.009

Bonato, A. C., Minetto, M. D. F., & Weber, L. N. (2019) Adaptação do programa de qualidade na interação familiar para famílias com filhos com transtorno do espectro autista. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 399-410. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v2.1473

Capovilla F. C., Negrão V. B., & Damázio M. (2011). Teste de Vocabulário Auditivo e Teste de Vocabulário Receptivo: validados e normatizados para o desenvolvimento da compreensão da fala dos 18 meses aos 6 anos de idade. Memnon.

Cia, F., & Barham, E. J. (2008). Trabalho noturno e o novo papel paterno: uma interface difícil. Estudos de Psicologia (Campinas), 25, 211-221. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000200006

Colmar, S. H. (2014). A parent based book-reading intervention for disadvantaged children with language difficulties. Child Language Teaching and Therapy, 30(1), 79-90.

Domeniconi, C., & Gracia, M. (2018). Efectos de una intervención siguiendo el modelo enfocado en la familia para promover avances en el desarrollo del lenguaje de los niños, Revista de Investigación en Logopedia, 8(2), 165-181. http://dx.doi.org/10.5209/RLOG.58734

Domeniconi, C., Gràcia, M., Benitez, P., & Vessoni, J. (2017). Adaptação da Escala de Avaliação do Ensino de Linguagem Oral em Contexto Escolar (EVALOE) para seu uso em Contexto Familiar (EVALOF). Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 8(1), 65-80.

Dowdall, N., Melendez-Torres, G. J., Murray, L., Gardner, F., Hartford, L., & Cooper, P. J. (2020). Shared picture book reading interventions for child language development: A systematic review and meta-analysis. Child Development, 91(2), 383-399. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.13225

Faggian, A. (2021). Os efeitos da leitura dialógica sobre a aquisição de habilidades pré-matemáticas em préescolares [Unpublished master’s thesis]. Universidade Federal de São Carlos.

Fletcher, K. L., & Reese, E. (2005). Picture book reading with young children: A conceptual framework. Developmental Review, 25(1), 64-103. http://dx.doi.org/10.1016/j.dr.2004.08.009

Ganotice, F. A., Jr., Downing, K., Mak, T., Chan, B., & Lee, W. Y. (2016). Enhancing parent-child relationship through dialogic reading. Educational Studies, 43(1), 51-66. http://dx.doi.org/10.1080/03055698.2016.1238340

Heidlage, J. K., Cunningham, J. E., Kaiser, A. P., Trivette, C. M., Barton, E. E., Frey, J. R., & Roberts, M. Y. (2020). The effects of parent-implemented language interventions on child linguistic outcomes: A metaanalysis. Early Childhood Research Quarterly, 50, 6-23. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2018.12.006

Jimenez, M. E., Mendelsohn, A. L., Lin, Y., Shelton, P., & Reichman, N. (2019). Early shared reading is associated with less harsh parenting. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, 40(7), 530-537. http://dx.doi.org/10.1097/DBP.0000000000000687

Kazdin, A. E. (2011). Single-case research designs: Methods for clinical and applied settings. Oxford University Press.

Kohm, K. E., Holmes, R. M., Romeo, L., & Koolidge, L. (2016). The connection between shared storybook readings, children’s imagination, social interactions, affect, prosocial behavior, and social play. International Journal of Play, 5(2), 128-140. http://dx.doi.org/10.1080/21594937.2016.1203895

Kotaman, H. (2020). Impacts of dialogical storybook reading on young children’s reading attitudes and vocabulary development. Reading Improvement, 57(1), 40-45.

Levickis, P., Reilly, S., Girolametto, L., Ukoumunne, O. C., & Wake, M. (2018). Associations between maternal responsive linguistic input and child language performance at age 4 in a community-based sample of slow-to-talk toddlers. Child: Care, Health and Development, 44(5), 776-783. http://dx.doi.org/10.1111/cch.12600

Marjanovič-Umek, L., Hacin, K., & Fekonja, U. (2019). The quality of mother–child shared reading: Its relations to child’s storytelling and home literacy environment. Early Child Development and Care, 189(7), 1135-1146. http://dx.doi.org/10.1080/03004430.2017.1369975

Menotti, A. R. S., Domeniconi, C., & Benitez, P. (2019). Atividades aplicadas pelos pais para ensinar leitura para filhos com autismo. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e185073. https://doi.org/10.1590/2175-35392019015073

Milburn, T. F., Girolametto, L., Weitzman, E., & Greenberg, J. (2014). Enhancing preschool educator`s ability to facilitate conversations during shared book reading. Journal of Early Childhood Literacy, 14(1), 105-140. http://dx.doi.org/10.1177/1468798413478261

Millan, A. E., & Postalli, L. M. M. (2019). Ensino de habilidades rudimentares de leitura para alunos com autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 25, 133-154. https://doi.org/10.1590/S1413-65382519000100009

Mol, S. E., Bus, A. G., Jong, M. T., & Smeets, D. J. (2008). Added value of dialogic parent–child book readings: A metaanalysis. Early Education and Development, 19(1), 7-26. http://dx.doi.org/10.1080/10409280701838603

Neuman, S. B., & Dickinson, D. K. (2003). Handbook of early literacy research. Guilford Press.

Neves, A. J., Almeida-Verdu, A. C. M., Nascimento Silva, L. T., & Moret, A. L. M. (2019). Ensino baseado em equivalência e produção de sentenças em crianças com implante coclear. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 15(1). http://dx.doi.org/10.1177/0265659013507296

Shahaeian, A., Wang, C., Tucker-Drob, E., Geiger, V., Bus, A. G., & Harrison, L. J. (2018). Early shared reading, socioeconomic status, and children’s cognitive and school competencies: Six years of longitudinal evidence. Scientific Studies of Reading, 22(6), 485-502. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2018.1482901

Silva, A. J. M., Keuffer, S. I. C., Oliveira, J. S. C. D., & Barros, R. D. S. (2018). Aquisição de repertório intraverbal via instrução baseada em equivalência em crianças com TEA. Trends in Psychology, 26, 1155-1171.

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Balog, L. G. C., Benitez, P., Costa, A. R. A. da, & Domeniconi, C. (2024). Leitura compartilhada: interação entre pais e filhos em situação natural. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12486

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL