Crianças na pandemia

contribuições do Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Criança, Infecções por coronavírus, Saúde mental, Pandemias, Cursos de capacitação

Resumo

Objetivo
Considerando as repercussões psicossociais da pandemia de COVID-19 às crianças, este estudo de caso tem o objetivo de descrever o processo de trabalho envolvido na construção e execução do módulo Crianças na Pandemia COVID-19, que compôs o Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz.
Método
Analisaram-se dados provenientes dos materiais que compuseram o módulo (cartilha, videoaula, fórum e live), o perfil dos inscritos, bem como as temáticas emergentes em questionamentos e comentários dos participantes (fórum e live).
Resultados
Concluíram o módulo 31% dos participantes do Curso, os quais eram, predominantemente, mulheres psicólogas. A cartilha, desenvolvida em linguagem acessível, atendeu às diretrizes gerais para elaboração de manuais voltados à orientação sobre cuidados em saúde, buscando abordar demandas emergentes, no sentido de qualificar a atenção às crianças no contexto da COVID-19.
Conclusão
Houve grande diversidade de temáticas abordadas no material decorrente do fórum e da live, as quais foram discutidas com vista a contribuir para o planejamento de estratégias de atenção psicossocial voltadas a mitigar repercussões negativas da pandemia para o desenvolvimento infantil, bem como oferecer um espaço para compartilhamento de conhecimentos e experiências de atuação profissional frente a essa grave emergência de saúde pública. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Asbury, K., Fox, L., Deniz, E., Code, A., & Toseeb, U. (2020). How is COVID-19 affecting the mental health of children with special educational needs and disabilities and their families? Journal of Autism and Developmental Disorders, 51, 1772-1780. https://doi.org/10.1007/s10803-020-04577-2

Coyne, L. W., Gould, E. R., Grimaldi, M., Wilson, K. G., Baffuto, G., & Biglan, A. (2020). First things first: Parent psychological flexibility and self-compassion during COVID-19. Behavior Analysis in Practice, 14, 1092-1098. https://doi.org/10.1007/s40617-020-00435-w

Dalton, L., Rapa, E., & Stein, A. (2020). Protecting the psychological health of children through effective communication about COVID-19. The Lancet Child & Adolescent Health, 4(5), 346-347. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30097-3

Echer, I. C. (2005). Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 13(5), 754-757. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022

Endale, T., St. Jean, N., & Birman, D. (2020). COVID-19 and refugee and immigrant youth: A communitybased mental health perspective. Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, 12(S1), S225-S227. http://dx.doi.org/10.1037/tra0000875

Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., & Machado, W. L. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: Proposição de uma cartilha. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200065. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200065

Farias, M. Z., & Giordano, C. C. (2020). Educação em tempos de pandemia de COVID-19: Adaptação ao ensino remoto para crianças e adolescentes. In Editora Poisson (Org.), Série Educar (Vol. 44, pp. 60-71). Poisson. https://doi.org/10.36229/978-65-86127-64-5

Feuer, W. (2020, May 22). South America is a ‘new epicenter’ of the coronavirus pandemic, WHO says. CNBC. https://www.cnbc.com/2020/05/22/south-america-is-a-new-epicenter-of-the-coronaviruspandemic-who-says.html

Fontanesi, L., Marchetti, D., Mazza, C., Di Giandomenico, S., Roma, P., & Verrocchio, M. C. (2020). The effect of the COVID-19 lockdown on parents: A call to adopt urgent measures. Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, 12(S1), S79-S81. http://dx.doi.org/10.1037/tra0000672

Fundação Oswaldo Cruz (2020a). Crianças na pandemia COVID-19.. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%CC%A7as_pandemia.pdf

Fundação Oswaldo Cruz (2020b, July 9). Módulo 16 – saúde mental e atenção psicossocial a crianças na pandemia COVID-19 [Video]. YouTube. https://youtu.be/oIXRTqu6Uzw

Fundação Oswaldo Cruz (2020c). Curso de atualização Saúde mental e atenção psicossocial na COVID-19 [Unpublished]. Fiocruz. https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46241

Fundação Oswaldo Cruz (2020d, July 15). Orientações para o cuidado em SMAP de crianças na pandemia e/ou em isolamento hospitalar [Video]. YouTube. https://youtu.be/_Zjr7fZBs5w

Fundação Oswaldo Cruz (2020e). Escola de Governo Fiocruz Brasília. Núcleo de Educação a Distância. Painel de Monitoramento do Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19.

Fundação Oswaldo Cruz (2020f, July 21). SUAS na COVID-19 e volta às aulas e COVID-19: Perspectivas e possibilidades [Video]. YouTube. https://youtu.be/9q2hYs1ElH0

Fundação Oswaldo Cruz (2020g, October 16). Boletim observatório COVID-19 após 6 meses de pandemia no Brasil. Fiocuruz. https://portal.fiocruz.br/documento/boletim-observatorio-covid-19-apos-6-mesesde-pandemia-no-brasil

Jiao, W. Y., Wang, L. N., Liu, J., Fang, S. F., Jiao, F. Y., Pettoello-Mantovani, M., & Somekh, E. (2020). Behavioral and emotional disorders in children during the COVID-19 epidemic. The Journal of Pediatrics, 221, 264-266.e1. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2020.03.013

Kabad, J. F., Noal, D. S., Passos, M. F. D., Melo, B. D., Pereira, D. R., Serpeloni, F., Souza, M. S., Kadri, M. R. E., Lima, C. C., Magrin, N. P., & Freitas, C. M. (2020). A experiência do trabalho voluntário e colaborativo em saúde mental e atenção psicossocial na COVID-19. Cadernos de Saúde Pública, 36(9), e00132120. https://doi.org/10.1590/0102-311X00132120

Linhares, M. B. M., & Enumo, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200089. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089

Noal, D. S., Freitas, C. M., Passos, M. F. D., Serpeloni, F., Melo, B. D., Kadri, M. R. A. E., Pereira, D. R., Souza, M. S., Magrin, N. P., Kabad, J. F., Meneses, S. S., Lima, C. C., & Rezende, M. J. (2020). Capacitação nacional emergencial em saúde mental e atenção psicossocial na COVID-19: um relato de experiência. Saúde em Debate, 44, 293-305. https://doi.org/10.1590/0103-11042020E420

Philip, B. V. (2021). Escalating suicide rates among school children during COVID-19 pandemic and lockdown period: An alarming psychosocial issue. Indian Journal of Psychological Medicine, 43(1), 92-93. https://doi.org/10.1177/0253717620982514

Sá, C. S. C., Pombo, A., Luz, C., Rodrigues, L. P, & Cordovil, R. (2021). Distanciamento social COVID-19 no Brasil: Efeitos sobre a rotina de atividade física de famílias com crianças. Revista Paulista de Pediatria, 39, e2020159. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2021/39/2020159

Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200063. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063

Silva, I. M., Schmidt, B., Lordello, S. R., Noal, D. S., Crepaldi, M. A., & Wagner, A. (2020). As relações familiares diante da COVID-19: recursos, riscos e implicações para a prática da terapia de casal e família. Pensando Famílias, 24(1), 12-28.

Spinelli, M., Lionetti, F., Pastore, M., & Fasolo, M. (2020). Parents’ stress and children’s psychological problems in families facing the COVID-19 outbreak in Italy. Frontiers in Psychology, 11(1713), 1-7. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01713

Sserwanja, Q., Kawuki, J., & Kim, J. H. (2021). Increased child abuse in Uganda amidst COVID-19 pandemic. Journal of Pediatrics and Child Health, 57(2), 188-191. https://doi.org/10.1111/jpc.15289

Stake, R. (2006). Multiple case study analysis. Guilford Press.

Stavridou, A., Stergiopoulou, A. A., Panagouli, E., Mesiris, G., Thirios, A., Mougiakos, T., Troupis, T., Psaltopoulou, T., Tsolia, M., Sergentanis, T. N., & Tsitsika, A. (2020). Psychosocial consequences of COVID-19 in children, adolescents and young adults: a systematic review. Psychiatry and Clinical Neurosciences, 74(11), 615-616. https://doi.org/10.1111/pcn.13134

United Nations Children’s Fund (2021). Cenário da exclusão escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na educação. UNICEF. https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenarioda-exclusao-escolar-no-brasil

Wang, C., Pan, R., Wan, X., Tan, Y., Xu, L., Ho, C. S., & Ho, R. C. (2020). Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in china. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1729. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17051729

Weaver, M. S., & Wiener, L. (2020). Applying palliative care principles to communicate with children aboutCOVID-19. Journal of Pain and Symptom Management, 60(1), e8-e11. https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2020.03.020

World Health Organization (2020, May 14). Substantial investment needed to avert mental health crisis. WHO News. https://www.who.int/news-room/detail/14-05-2020-substantial-investment-needed-toavert-mental-health-crisis

Yavorsky, J. E., Qian, Y., & Sargent, A. C. (2021). The gendered pandemic: The implications of COVID-19 for work and family. Sociology Compass, 15(16), e12881. https://doi.org/10.1111/soc4.12881

Zhou, X. (2020). Managing psychological distress in children and adolescents following the COVID-19 epidemic: A cooperative approach. Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, 12(S1), S76-S78. http://dx.doi.org/10.1037/tra0000754

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Schmidt, B., Paludo, S. dos S., Noal, D. da S., Melo, B. D., & Marin, A. H. (2024). Crianças na pandemia: contribuições do Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12477

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO