Perspectiva da doação voluntária de corpos para utilização no ensino de anatomia: consciência social, disposição e fatores associados
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0897v28n2a4566Palavras-chave:
Anatomia. Corpo humano. Doações.Resumo
Objetivo
Apesar da importância de se estudar anatomia humana em peças cadavéricas, a captação
de corpos para tais fi ns apresenta-se baixa em todo o mundo. Nesse sentido, o presente
estudo objetivou verifi car o conhecimento e a perspectiva dos indivíduos em doar o corpo
cadavérico para fi ns educacionais. Adicionalmente, objetivou-se conhecer os fatores
socioculturais que infl uenciam a doação voluntária do corpo cadavérico.
Métodos
Para a coleta dos dados, foram aplicados cem questionários em indivíduos adultos,
com idade entre 18 e 70 anos, de ambos os sexos e residentes na cidade de Campinas,
São Paulo, Brasil.
Resultados
Os resultados mostraram que 65% dos entrevistados conheciam a possibilidade de
doação do corpo cadavérico; entretanto, 95% não sabiam quais eram os procedimentos
necessários para tanto. No mais, 25% dos entrevistados responderam que tinham
disponibilidade de doar, observando-se uma associação estatística entre o grau de
escolaridade (nível superior) e a disponibilidade de doação (p=0,003).
Conclusão
Conclui-se que os voluntários entrevistados apresentam baixa aptidão em doar o próprio
corpo cadavérico. Além disso, evidenciou-se que os voluntários não sabem quais são os
procedimentos exigidos para uma possível doação. Adicionalmente, conclui-se que o
nível de escolaridade está diretamente relacionado à disponibilidade de doação.
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