O impacto das orientações de alta na aquisição de conhecimentopelas puérperas em alojamento conjunto

Autores

  • Luiz Maria Pinto
  • Márcia Regina Vítolo

Palavras-chave:

aleitamento materno, educação e saúde, alojamento conjunto

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar o impacto das orientações de alta oferecidas às puérperas do Alojamento Conjunto, por uma equipe interdisciplinar composta por profissionais e estudantes de Medicina, Terapia ocupacional, Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. O conteúdo das aulas baseou-se em temas como Aleitamento Materno, Desenvolvimento do Recém-nascido (RN) e Dinâmica Familiar e Noções de Puericultura. Para avaliação da eficácia do programa no nível de conhecimento das mães, utilizou-se um questionário contendo os aspectos mais relevantes do conteúdo, que foi aplicado antes (pré-teste) e depois (pós-teste) da participação das mães nas orientações. pós-teste foi realizado nos domicílios entre 7 e 3() dias pós-parto. A partir de uma amostragem de 62 mães, caracterizadas como de baixo nível socioeconômico e baixa escolaridade, observou-se mudanças significantes no nível de conhecimento das mesmas, na grande maioria dos conceitos transmitidos. As técnicas de amamentação, o cuidado com o coto umbilical, o banho do RN, prevenção de assaduras, a alimentação da nutriz, as prontidões e estimulação do RN foram as questões que apresentaram maior significância estatística entre pré e pós-testes. Concluiu-se portanto que, apesar de ser uma atividade pontual, houve beneficio,' educacionais para a população, constituindo-se em uma das etapas que são necessárias para a incorporação de práticas desejadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição. Programa nacional de incentivo ao aleitamento materno, Brasília, 1991.

CAVALCANTI, M.L.F. Conhecimentos, atitudes e práticas de pessoal de saúde sobre o aleitamento materno. São Paulo: [s.n.], 1982. 391p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1982.

DECHAMPS, J.P. Comment l'allaitement maternel est-il enseigné ao personnel de santé? Médicine et Hygiene, Geneve, v.38, p.577-581, 1980.

FORMON, M.R. Review of research on the factors associated with choise and duration of infant feeding in lessdeveloped countries. Pediatrics, Evanston, v.74, p.667-694, 1984. (Supplement).

GIELEN, A.c., FADEN, R.R., O'CAWO, P., PAIGE, D.M. Determinants of breastfeeding in rural WIC population. Journal of Human Lactation, v.8, p. 11-15, 1992.

GIUGLIANI, E.R.J. Amamentação: como e por que promover. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 70, n.3, p.138-151, 1994.

ROCHA, V.L.L.,NEVES,J.M.,POLANCZYK, C.A., SEFFRIN, C.F., SUSIN, L.O. Conhecimento maternos em amamentaqäo e fatores associados. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v.71, n.2, p.77-81, 1995.

GUSSLER, J.D., BRIESEMEISTER, L.H. The insufficient milk syndrome: a biocultural explanation. Medical Anthropology, New York, v.4, n.2, p. 1-23, 1980.

HILL, P.D. Effects of education on breastfeeding success. Maternal Child Nursing Journal, Pittsburgh, v. 16, n.2, p.145-156, 1987.

Le FEVRE, M., KRUSE, J., ZWEIG, S. Selection of infant feeding method: a population-based study in a rural area. Journal ofFamily Practice, East Norwalk, v.24, p. 487-491, 1987.

NYLANDER, G., LENDERMAN, R., BENDVOLD, E., HELSING, E. Unsupplemented breast-feeding in maternity wards-positive long-term effects. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, Stockholm, v.70, p.205-209, 1991.

ORGANIZACIÖN MUNDIAL DE LA SALUD. Protecting, promoting and suporting breastfeeding. Geneva • WHO, 1989.

ROBINSON, J., HUAT, A., POPE, J., GARNER, B. Attitudes toward infant feeding among adolescent mothers a WIC population in northern Lousiana. Journal of American Dietetic Association, Chicago, v.93, p. 1311-1313, 1993.

ROSS, s.M., LOENNG, W., Van MIDDELKOOP, A. Breastfeeding: evaluation of a health education15. SHOHAM-YAKIBOVICH, 1. Infant feeding practices: an evaluation of the impact of a health education course. American Journal of Public Health, Washington, v.80, n.6, p.732-734, 1990.

SCIACCA, J., PHIPPS, B., DUBE, D., RATLIFF, M. Influences on breast-feeding by lower-income women: an incentive-based, partner-supported educational program. Journal of American Dietetic Association, Chicago, v.95, 11.3, p.323-328.1995.

SHOHAM-YAKIBOVICH, 1. Infant feeding practices: an evaluation of the impact of a health education course. American Journal of Public Health, Washington, v.80, n.6, p.732-734, 1990.

SIEGEL, S. Estatistica no paramétrica. México: Trillas, 1975. 346p.

SJOLN, S.A. Prospective study on individual courses of breast-feeding. Acta Paediatrica Scandinavica, Stockholm, v.68, p.521-529,1979.

Downloads

Publicado

1996-04-30

Como Citar

Pinto, L. M., & Vítolo, M. R. (1996). O impacto das orientações de alta na aquisição de conhecimentopelas puérperas em alojamento conjunto. Revista De Ciências Médicas, 5(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1400

Edição

Seção

Artigos Originais