Avaliação do ensino da microbiologia no curso de mediacina da PUCCAMP

Autores

  • Mariângela Cagnomi Ribeiro
  • Maria Magali Stelatto Rocha Soares
  • Juliano Loureiro

Palavras-chave:

medicina, microbiologia, ensino

Resumo

Os autores fazem uma avaliação das expectativas dos alunos, dos pré-requisitos, dos aspectos didáticos pedagógicos e do conteúdo ministrado referente à disciplina de Microbiologia no segundo ano do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no período de 1992 a 1994. Em primeira análise foram obtidos os seguintes resultados: os alunos têm grande interesse em aprender o ciclo de vida dos microrganismos, a etiologia das infecções, como estes interagem com o hospedeiro. a profilaxia e o tratamento. Possuem boa base das disciplinas consideradas como pré-requisitos. Têm interesse para realizar uma busca bibliográfica, mas desconhecem as técnicas de como realizá-la e acreditam que devem ser utilizados métodos diferenciados de avaliação. Em outras análises realizadas a maioria dos estudantes consideram ter conhecimento do programa e bom aproveitamento do conteúdo básico da disciplina, mas
têm dificuldade de memorização dos agentes bacterianos, viróticos e micóticos. Relatam também a necessidade de monitores e manual para melhorar o aprendizado nas aulas práticas e que a bibliografia é adequada. Com base nestes resultados realizou-se, na disciplina, modificações nos métodos de aprendizagem e avaliação, procurando relacionar o conteúdo programático com a futura profissão do estudante.

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Publicado

1996-12-31

Como Citar

Ribeiro, M. C., Soares, M. M. S. R., & Loureiro, J. (1996). Avaliação do ensino da microbiologia no curso de mediacina da PUCCAMP. Revista De Ciências Médicas, 5(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1386

Edição

Seção

Artigos Originais