Saúde, doença e enfermagem: suas representações sociais para estudantes de enfermagem

Autores

  • Márcia Niituma Ogata
  • Helen Cristina Pedrino

Palavras-chave:

educação em enfermagem, psicologia social, representações sociais

Resumo

As práticas dos profissionais de saúde requerem uma reflexão constante, que consiste em conhecer as concepções de saúde e doença que afetam a esses profissionais. Desde a formação acadêmica, essas concepções devem ser desvendadas, buscando-se formar profissionais críticos, reflexivos e transformadores da realidade. Saber se os alunos identificam a existência de práticas inovadoras torna-se importante, pois estas também são responsáveis pelas transformações das representações sociais das idéias e dos objetos. Neste estudo, a amostra constituiu-se de quinze graduandos em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, em diferentes momentos da formação acadêmica. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas, que foram transcritas e os conteúdos das falas trabalhados no software ALCESTE 4.0. Os dados obtidos foram analisados sob à luz da Teoria das Representações Sociais. Apesar de ainda haver permanências do conceito de saúde como bem-estar físico e do conceito da prática do enfermeiro como sendo estar restrita aos seus aspectos biológicos, vislumbra-se que, no decorrer da graduação, tem havido mudanças nas representações dos alunos em relação às suas concepções de saúde e doença e de sua prática da enfermagem. 

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Publicado

2004-06-25

Como Citar

Ogata, M. N., & Pedrino, H. C. (2004). Saúde, doença e enfermagem: suas representações sociais para estudantes de enfermagem. Revista De Ciências Médicas, 13(2). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1226

Edição

Seção

Artigos Originais