Interdisciplinariedade e integralidade no ensino em saúde

Autores

  • Maria Alice Amorim Garcia
  • Anna Thereza Battistela Casagrande e Souza Pinto
  • Ana Paula de Carvalho Odoni
  • Bárbara Sugui Longhi
  • Larissa Iluska Machado
  • Marina Del Sarto Linek
  • Natália Amaral Costa

Palavras-chave:

currículo, ensino, interdisciplinaridade, saúde.

Resumo

Objetivo

Este estudo visou analisar os programas e as atividades interdisciplinares e multiprofissionais das Faculdades do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Métodos

Procedeu-se à análise documental e de depoimentos de atores envolvidos na docência, questionando acerca das atividades desenvolvidas nos diferentes cenários: salas de aula, clínicas, hospital e unidades básicas de saúde.

Resultados

A interdisciplinaridade está presente nas propostas curriculares e como intenção da Universidade, mas acontece fundamentalmente por iniciativas individuais. Na

perspectiva dos entrevistados, apesar das dificuldades relativas à fragmentação dos saberes e das práticas, ao desconhecimento e ao preconceito acerca dos campos e núcleos das profissões da saúde e à precarização do vínculo docente, tem havido integração entre os cursos, destacando-se as práticas nos serviços de saúde, em especial na rede básica.

Conclusão

Diferentes práticas de ensino viabilizam "encontros" entre discentes, docentes, funcionários e usuários, que demonstram um processo interdisciplinar em construção, distante da transdisciplinaridade.

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Publicado

2006-12-31

Como Citar

Garcia, M. A. A., Pinto, A. T. B. C. e S., Odoni, A. P. de C., Longhi, B. S., Machado, L. I., Linek, M. D. S., & Costa, N. A. (2006). Interdisciplinariedade e integralidade no ensino em saúde. Revista De Ciências Médicas, 15(6). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1077

Edição

Seção

Artigos Originais