Os desafios da formação humana contemporânea na perspectiva do Instrumentum Laboris: educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova

Autores

  • José Aguiar Nobre Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Teologia.

DOI:

https://doi.org/10.24220/2525-9180v4n22019a4799

Palavras-chave:

Dignidade. Educação. Formação humana. Instrumentum Laboris. Vocação.

Resumo

Chamar a atenção para a importância da questão educativa circunscreve o objetivo primordial da Declaração Gravissimum Educationis. É sabido que os seres humanos conscientes de sua dignidade e vocação participam intensamente da vida social, econômica e política. Indaga-se: frente aos graves estágios de degradação humano-social em que se encontra a humanidade hoje, quais os maiores desafios da formação humana, segundo a perspectiva do Instrumentum Laboris: educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova? Hipoteticamente, entende-se que os referidos desafios residem exatamente em despertar o ser humano para uma genuína tomada de consciência da sua dignidade e vocação. Argumenta-se que os profissionais da educação superior católica contemporânea, de posse dessa consciência, têm ao seu alcance a grande chance e oportunidade de desempenhar um importantíssimo papel socioeducativo, ao contribuir com a formação de inúmeras gerações.

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Biografia do Autor

José Aguiar Nobre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Teologia.

Sacerdote Religioso Estigmatino. Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral (PUCRJ). Doutorando em Filosofia (UFPR). Rua Dr. Faivre, 405 – 6 andar – Ed. D Pedro II. Cep 80060-140. Curitiba. Paraná- Brasil. E-mail nobre.jose@gmail.com

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Publicado

01/14/2020

Como Citar

Nobre, J. A. (2020). Os desafios da formação humana contemporânea na perspectiva do Instrumentum Laboris: educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova. Cadernos De Fé E Cultura, 4(2), 73–84. https://doi.org/10.24220/2525-9180v4n22019a4799