O poder, o monopólio e a produção exponencial de informação

Autores

  • Marcel José Cheida Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/cfc.v2i1.3941

Resumo

O artigo compreende uma reflexão sobre os rumos da sociedade da informação, cujas estruturas são recondicionadas e remodeladas pelas tecnologias digitais combinadas com os desafiadores avanços dos processos de exploração dos bens do planeta. Desde a invenção da tipografia impressa, os sistemas e processos de comunicação sofreram profundas mudanças, as quais culminam com a internet. O telégrafo elétrico é o dispositivo que vai radicalizar a velocidade da emissão e recepção de mensagens, além de ser instalado como rede de comunicação, antevendo a Internet. A partir dele, a velocidade se torna o elemento crucial tanto para sustentar o capitalismo como modelo econômico de produção e consumo, como para acelerar profundamente as mudanças tecnológicas e comportamentais de meados do século XX até hoje. Assim, a reflexão apresentada propõe um problema que desafia a capacidade da humanidade e do planeta em conviver com processos acelerados, motivado pelas pressões e demandas de consumo as quais alimentam os monopólios que buscam incessantemente controlar a produção e a disseminação de conteúdos na sociedade consumista. O preço é a degradação das fontes dos recursos ambientais.

Palavras-chave: Ética. Informação. Mídia.

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Biografia do Autor

Marcel José Cheida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Linguagem e Comunicação, Faculdade de Jornalismo. Rod. Dom Pedro I, km 136, Pq. das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil. E-mail: cheida@puc-campinas.edu.br

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Publicado

05/08/2017

Como Citar

Cheida, M. J. (2017). O poder, o monopólio e a produção exponencial de informação. Cadernos De Fé E Cultura, 2(1), 31–47. https://doi.org/10.24220/cfc.v2i1.3941

Edição

Seção

Conferências Colóquio – Laudato Si’