A educação no pensamento do Papa Francisco
DOI:
https://doi.org/10.24220/2525-9180v4n22019a4810Keywords:
Educação. Papa Francisco. Paradigmas educacionais.Abstract
No início do século XXI, a humanidade enfrenta uma emergência humanitária que se evidencia no ressurgimento de nacionalismos e populismos extremados; no drama de migrantes e refugiados; em manifestações de xenofobia, racismos, intolerância religiosa e outras formas de violência real e simbólica que se alastram pelo mundo. Esse cenário é agravado pela constatação de que o manejo do meio ambiente, sob o influxo do paradigma do crescimento econômico ilimitado e do progresso infinito, tem levado a um rápido esgotamento das possibilidades de vida no planeta já no tempo presente, com riscos sérios para o futuro. Isso configura uma emergência ambiental a exigir que se adotem práticas de desenvolvimento sustentável e ambiental antes que a devastação atinja o “ponto de não retorno” para o planeta e para a humanidade. Abordando de maneira assertiva e com autoridade moral essas e outras questões que desafiam a humanidade contemporaneamente, o Papa Francisco tem se destacado como
uma liderança global, capaz de influenciar, positivamente, os rumos da história e, efetivamente, impulsionar as transformações necessárias. Neste artigo, são analisadas algumas ideias-chave que despontam do pensamento vivo do Papa, ao abordar a emergência educativa que o atual cenário configura. Cultura do encontro, educação ecológica, humanismo solidário, alfabetização integral e pacto educativo são alguns conceitos que se firmam em sua abordagem da educação. Dialogando com educadores, filósofos e pensadores contemporâneos, o Papa está convicto de que a educação pode efetivamente, em conjunto com outras forças sociais, transformar o mundo e resgatar a humanidade da autodestruição.
Downloads
References
ALENCAR, C. Educar é humanizar. In: GENTILI, P.; ALENCAR, C. Educar na esperança em tempos de desencanto. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p.97-117
ANTUNES, C. Inteligências múltiplas e seus jogos: inteligências pessoais e inteligência existencial. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. 16. ed. Campinas: Papirus, 2010.
AQUINO, M.F. A experiência inaciana e o caminho espiritual de Bergoglio. IHU-OnLine, v.XV, n.465, p.31-35, 2005. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao465.pdf. Acesso em: 25 set. 2019.
ASSMANN, H.; MO SUNG, J. Competência e sensibilidade solidária: educar para a esperança. Petrópolis: Vozes, 2000. p.74-98.
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. 3. ed. Piracicaba: Unimep, 2001. p.34-297.
AZEVEDO, D.M. et al. Paradigmas emergentes: um ensaio analítico. Revista Eletrônica de Enfermagem, v.10, n.3, p.835-842, 2008. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a30.html. Acesso em: 4 nov. 2019.
BALLESTERO-ALVAREZ, M.E. Exercitando as inteligências múltiplas: dinâmicas de grupo fáceis e rápidas para o ensino superior. Campinas: Papirus, 2004.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BAUMAN, Z. Europa: uma aventura inacabada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p.26-38
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUMAN, Z. Vida líquida. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BAUMAN, Z. A vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BEHRENS, M.A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999. p.19-61.
BEHRENS, M.A.; RODRIGUES, D.G. Paradigma emergente: um novo desafio. Pedagogia em Ação, v.6, n.1, p.51-64, 2014.
BENTO, XVI Papa. Caritas in veritate: carta encíclica sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade. São Paulo: Paulus, 2009.
BERKENBROCK, V.J. Papa Francisco e o diálogo inter-religioso. São Paulo: Franciscanos-Província Imaculada Conceição do Brasil, 2019. Disponível em: https://franciscanos.org.br/vidacrista/papa-francisco-e-o-dialogo-inter-religioso/. Acesso em: 15 out 2019.
BOFF, L. Ecologia, mundialização, espiritualidade: a emergência de um novo paradigma. 2. ed. São Paulo: Ática, 1996.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela terra. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
BOLZANI, M.F. Paradigmas inovadores: uma visão holística da educação para o século XXI. In: EDUCERE CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015. Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC-PR, 2015, p.39943-39951. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16930_9046.pdf. Acesso em: 29 out. 2019.
CAETANO, L.M. Educação moral e família. In: CAETANO, L.M. (org.). Temas atuais para a formação de professores. São Paulo: Paulinas, 2010. p.13-43.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
CARVALHO, F.V. Trabalho em equipe, aprendizagem cooperativa e pedagogia da cooperação. São Paulo: Scortecci, 2015.
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O SERVIÇO DA CARIDADE, DA JUSTIÇA E DA PAZ. Em busca dos sinais dos tempos: reflexão crítica sobre a história dos dias atuais. Brasília: CNBB, 2010.
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova: Instrumentum Laboris. Brasília: Edições CNBB, 2014.
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educar ao humanismo solidário: para construir uma “civilização do amor” 50 anos após a Populorum Progressio. Brasília: Edições CNBB, 2018.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Brasília: Edições CNBB, 2007.
CORRÊA, R.L.T. Cultura e diversidade. Curitiba: Ibpex, 2008.
COSTA, A.C.G. Presença educativa. 2. ed. São Paulo: Editora Salesiana, 2001.
CURRIE, K. Meio ambiente: interdisciplinaridade na prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2012.
D’AUREA-TARDELLI, D. Solidariedade e projeto de vida: a construção da personalidade moral do adolescente. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p.135-161.
DELORS, J. (org.). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: Unesco, 1998. p.111-175.
DELVAL, J. Manifesto por uma escola cidadã. Campinas: Papirus, 2006. p.131-139.
DEDESCHI, S.C.C., LICCIARDI, L.M.S. De quem é a tarefa de educar moralmente? In: TOGNETTA, L.R.P., VINHA, T.P. (org.). É possível superar a violência na escola?: construindo caminhos pela formação moral. São Paulo: Editora do Brasil. 2012. p.139-157.
FRANCISCO, Papa. Respostas do Santo Padre Francisco às perguntas dos representantes das escolas dos jesuítas na Itália e na Albânia. A Santa Sé, Vaticano, 2013a. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/june/documents/papa-francesco_20130607_scuole-gesuiti.html. Acesso em: 2 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Santa Missa pelas vítimas dos naufrágios: Homilia do Santo Padre Francisco. A Santa Sé, Vaticano, 2013b. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2013/documents/papa-francesco_20130708_omelia-lampedusa.html. Acesso em: 15 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos estudantes e aos professores do Colégio Japonês Seibu Gakuen Bunri Junior High School de Saitama – Tóquio. A Santa Sé, Vaticano, 2013c. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/august/documents/papa-francesco_20130821_collegio-saitama-giappone.html. Acesso em: 25 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Visita pastoral à Cagliari: encontro com o mundo da cultura: aula magna da Pontifícia Faculdade Teológica da Sardenha, Cagliari, Itália. A Santa Sé, Vaticano, 2013d. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/september/documents/papa-francesco_20130922_cultura-cagliari.html. Acesso em: 31 ago. 2019.
FRANCISCO, Papa. Evangelii Gaudium a alegria do evangelho: Exortação Apostólica sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013e.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos membros da Universidade Católica Notre Dame. A Santa Sé, Vaticano, 2014a. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/january/documents/papa-francesco_20140130_university-notre-dame.html. Acesso em: 25 ago. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes na plenária da Congregação para a Educação Católica. A Santa Sé, Vaticano, 2014b. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/february/documents/papa-francesco_20140213_congregazione-educazione-cattolica.html. Acesso em: 15 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos estudantes e professores das escolas italianas. A Santa Sé, Vaticano, 2014c. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/may/documents/papa-francesco_ 20140510_mondo-della-scuola.html. Acesso em: 10 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Mensagem do Papa Francisco para o XLVIII Dia Mundial das Comunicações Sociais: comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro. A Santa Sé, Vaticano, 2014d. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20140124_messaggio-comunicazioni-sociali.html. Acesso em: 20 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes do encontro mundial dos directores de Scholas Occurrentes. A Santa Sé, Vaticano, 2014e. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/september/documents/papa-francesco_20140904_direttori-scholas-occurrentes.html. Acesso em: 10 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Conferência Vídeo do Papa Francisco com estudantes da Rede Scholas de cinco continentes. A Santa Sé, Vaticano, 2014f. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/september/documents/papa-francesco_20140904_videoconferenza-piattaforma-scholas.html. Acesso em: 29 ago. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco por ocasião do IV Congresso Mundial de Scholas Occurrentes. A Santa Sé, Vaticano, 2015a. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/february/documents/papa-francesco_20150205_scholas-occurrentes.html. Acesso em: 25 set. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso à União Católica Italiana de professores, dirigentes, educadores e formadores (UCIIM). A Santa Sé, Vaticano, 2015b. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/march/documents/papa-francesco_20150314_uciim.html. Acesso em: 2 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Laudato Sí: carta encíclica sobre o cuidado da casa comum. Brasília: CNBB, 2015c.
FRANCISCO, Papa. Viagem apostólica do Papa Francisco ao Equador, Bolívia e Paraguai: encontro com o mundo da escola e universidade: Santo Padre. A Santa Sé, Vaticano, 2015d. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/july/documents/papa-francesco_20150707_ecuador-scuola-universita.html. Acesso em: 29 set. 2019.
FRANCISCO, Papa. Conexão televisa com a Scholas Ocurrentes transmitida pela CNN: palavras do Papa Francisco. A Santa Sé, Vaticano, 2015e. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/september/documents/papa-francesco_20150917_scholas-occurrentes.html. Acesso em: 2 nov. 2019.
FRANCISCO, Papa. Quirógrafo do Papa Francisco para a instituição da Fundação Gravissimum Educationis. A Santa Sé, Vaticano, 2015f. Disponível em: https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2015/documents/papa-francesco_ 20151028_chirografo-gravissimum-educationis.html. Acesso em: 25 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes no Congresso Mundial promovido pela Congregação para a Educação Católica com o tema: educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova. A Santa Sé, Vaticano, 2015g. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/november/documents/papa-francesco_2015 1121_congresso-educazione-cattolica.html. Acesso em: 2 set. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco à Associação de Pais das Escolas Católicas. A Santa Sé, Vaticano, 2015h. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/december/documents/papa-francesco_2015 1205_agesc.html. Acesso em: 14 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes no IV Congresso Mundial de Pastoral para os estudantes internacionais organizado pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos migrantes e itinerantes. A Santa Sé, Vaticano, 2016. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/december/documents/papa-francesco_20161201_pastorale-studenti-internazionali.html. Acesso em: 15 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes na plenária da Congregação para a Educação Católica (Para as Instituições de Estudo). A Santa Sé, Vaticano, 2017a. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/february/documents/papa-francesco_20170209_plenaria-educazione-cattolica.html. Acesso em: 25 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco por ocasião da visita à Universidade Roma Ter. A Santa Sé, Vaticano, 2017b. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/february/documents/papa-francesco_ 20170217_universita-romatre.html. Acesso em: 19 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Visita Pastoral do Papa Francisco a Cesena no terceiro centenário do nascimento do Papa Pio VI e a Bolonha na conclusão do Congresso Eucarístico Diocesano: encontro com os estudantes e o mundo acadêmico: discurso do Santo Padre. A Santa Sé, Vaticano, 2017c. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/october/documents/papa-francesco_20171001_visitapastorale-bologna-mondoaccademico.html. Acesso em: 21 set. 2019.
FRANCISCO, Papa. Saudação do Papa Francisco a uma delegação da Universidade de Tel Aviv. A Santa Sé, Vaticano, 2017d. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/october/documents/papa-francesco_ 20171023_delegazione-telaviv-university.html. Acesso em: 30 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco à comunidade da Universidade Católica Portuguesa por ocasião do 50º aniversário da sua instituição. A Santa Sé, Vaticano, 2017e. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/october/documents/papa-francesco_20171026_universita-cattolica-portoghese.html. Acesso em: 12 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes na Conferência Internacional sobre “Refugiados e migrantes num mundo globalizado” organizada pela Federação Internacional das Universidades Católicas. A Santa Sé, Vaticano, 2017f. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/november/documents/papa-francesco_20171104_federazione-universita-cattoliche.html. Acesso em: 25 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos Clérigos Regulares Pobres da Mãe de Deus das Escolas Pias (Escolápios). A Santa Sé, Vaticano, 2017g. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/november/documents/papa-francesco_20171110_scolopi.html. Acesso em: 3 nov. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco à Associação Italiana de Professores Católicos. A Santa Sé, Vaticano, 2018a. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2018/january/documents/papa-francesco_ 20180105_maestri-cattolici.html. Acesso em: 20 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Viagem apostólica do Papa Francisco ao Chile e Peru: visita à Pontifícia Universidade Católica do Chile: discurso do Santo Padre. A Santa Sé, Vaticano, 2018b. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2018/january/documents/papa-francesco_20180117_cile-santiago-pontuniversita.html. Acesso em: 22 nov. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco à delegação da Villanova University da Filadélfia (EUA). A Santa Sé, Vaticano, 2018c. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2018/april/documents/papa-francesco_20180414_universita-villanova.html. Acesso em: 11 nov. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos membros da Fundação Gravissimum Educationis. A Santa Sé, Vaticano, 2018d. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2018/june/documents/papa-francesco_20180625_gravissimum-educationis.html. Acesso em: 10 nov. 2019.
FRANCISCO, Papa. Carta do Papa Francisco ao presidente da Pontifícia Academia Para a Vida por ocasião do XXV aniversário da Fundação: Humana Communitas. A Santa Sé, Vaticano, 2019a. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2019/documents/papa-francesco_20190106_lettera-accademia-vita.html. Acesso em: 30 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Viagem apostólica do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos: encontro inter-religioso: discurso do Santo Padre. A Santa Sé, Vaticano, 2019b. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/february/documents/papa-francesco_20190204_emiratiarabi-incontrointerreligioso.html. Acesso em: 17 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Viagem apostólica do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos: documento sobre a Fraternidade Humana em prol da paz mundial e da convivência comum. A Santa Sé, Vaticano, 2019c. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/travels/2019/outside/documents/papa-francesco_20190204_documento-fratellanza-umana.html. Acesso em: 4 nov. 2019.
FRANCISCO, Papa. Incontro del Santo Padre Francesco con gli studenti del Collegio Barbarigo di Padova nel 100° anno di fondazione. La Santa Sede. Vaticano, 2019d. Disponibile a: http://w2.vatican.va/content/francesco/it/speeches/2019/march/documents/papa-francesco_20190323_istituto-barbarigo.html. Accedi a: 29 ott. 2019.
FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit. Brasília: CNBB, 2019e.
FRANCISCO, Papa. Incontro del Santo Padre Francesco con i docenti e con gli studenti del Collegio San Carlo di Milano. La Santa Sede. Vaticano, de 2019f. Disponibile a: http://w2.vatican.va/content/francesco/it/speeches/2019/april/documents/papa-francesco_20190406_istitutosancarlo-milano.html. Accedi a: 28 ott. 2019.
FRANCISCO, Papa. Encontro do Papa Francisco com estudantes da Escola Visconti de Roma por ocasião do Jubileu Aloisiano. A Santa Sé, Vaticano, 2019g. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/april/documents/papa-francesco_20190413_studenti-visconti.html. Acesso em: 22 set. 2019.
FRANCISCO, Papa. Carta do Papa Francisco para o evento Economy of Francesco. A Santa Sé, Vaticano, 2019h. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2019/documents/papa-francesco_20190501_giovani-imprenditori.html. Acesso em: 1 nov. 2019.
FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco à comunidade dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas). A Santa Sé, Vaticano, 2019i. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/may/documents/papa-francesco_20190516_lasalliani.html. Acesso em: 12 out. 2019.
FRANCISCO, Papa. Mensagem do Papa Francisco para o lançamento do Pacto Educativo. A Santa Sé, Vaticano, 2019j. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_ 20190912_messaggio-patto-educativo.html. Acesso em: 25 out. 2019.
GARDNER, H. O verdadeiro, o belo e o bom: os princípios básicos para uma nova educação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
GONÇALVES, M.A.S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994.
GONZÁLEZ-QUEVEDO, L., Pe. Jorge Mario Bergoglio/papa Francisco: um testemunho. Vida Pastoral, v.58, n.316, p.3-10, 2017.
GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 5. ed. Campinas: Papirus, 2004.
HARARI, Y.N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HUMMES, C. Grandes metas do Papa Francisco. São Paulo: Paulus, 2017.
KOCHHANN, A. et al. A crise de paradigmas e os modelos paradigmáticos educacionais: uma análise mediante a postura didática do docente. In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO DA UEG (CÂMPUS INHUMAS): XIII SEMANA DE LETRAS, XV SEMANA DE PEDAGOGIA E I SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO (SIMPEX): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: (RE)SIGNIFICANDO O CONHECIMENTO, 4., 2015, Inhumas. Anais eletrônicos [...]. Inhumas: Universidade Estadual de Goiás, 2015. v.2, n.1, p.17-29. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/view/4871. Acesso em: 29 out. 2019.
KRAMES, J. A. Lidere com humildade: 12 lições do Papa Francisco. São Paulo: Planeta, 2015.
LA TAILE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LE GOFF, J. São Francisco de Assis. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.
LESBAUPIN, I. A encíclica Laudato Sí: conclamação a construir outro paradigma de desenvolvimento. In: MURAD, A.; SILVA TAVARES, S. Cuidar da casa comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Sí. São Paulo: Paulinas, 2016. p.146-156
LIMA, A.B. Estado, escola e família: sobre o direito de escolha. Educere et Educare, v.3, n.6, p.87-99, 2008.
LIMA, T.B.H.; CHAPADEIRO, C.A. Encontros e (des)encontros no sistema família-escola. Psicologia Escolar e Educacional, v.19, n.3, p.493-502, 2015.
MAÇANEIRO, M. A ecologia como parâmetro para a ética, a política e a economia: um novo capítulo do Ensino Social da Igreja. In: MURAD, A.; SILVA TAVARES, S. Cuidar da casa comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Sí. São Paulo: Paulinas, 2016. p.73-89.
MALVEZZI, R. Chaves de leitura da Encíclica Laudato Si (Louvado Sejas). EcoDebate, Mangaratiba, 2015. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2015/09/08/chaves-de-leitura-da-enciclica-laudato-si-louvado-sejas-artigo-de-roberto-malvezzi-gogo/. Acesso em: 31 out. 2019.
MARQUES, J.R. Quem são os grandes líderes mundiais da atualidade. Instituto Brasileiro de Coaching, Goiânia, 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/grandes-lideres-mundiais-da-atualidade/. Acesso em: 22 out. 2019.
MELLO, V.D.S.; DONATO, M.R.A. O pensamento iluminista e o desencantamento do mundo: modernidade e a Revolução Francesa como marco paradigmático. Crítica Histórica, v.2, n.4, p.248-264, 2011.
MORAES, M.C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
MORAES, M.C. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis: Vozes, 2003.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MORIN, E. O Método 4: as ideias, habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2001a.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MO SUNG, J. Educar para reencantar a vida. Petrópolis: Vozes, 2006.
PÁDUA, E.M.M. Complexidade e meio ambiente: um estudo sobre a contribuição de Edgar Morin. In: PÁDUA, E.M.M.; MATALLO JUNIOR, H. (org.). Ciências Sociais, complexidade e meio ambiente: interfaces e desafios. Campinas: Papirus, 2008. p.15-46.
PAULO VI, Papa. Regina Caeli. A Santa Sé, Vaticano, 1970. Disponível em: https://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/angelus/1970/documents/hf_p-vi_reg_19700517.html. Acesso em: 31 out. 2019.
PEREIRA, I.L.L.; HANNAS, M.L. Nova prática pedagógica: propostas para uma nova abordagem curricular. São Paulo: Gente, 2000.
PETRAGLIA, I.C. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 1995.
PINTO, V.P.S.; ZACARIAS, R. Crise ambiental: adaptar ou transformar? As diferentes concepções de educação ambiental diante deste dilema. Revista Educação em Foco, v.14, n.2, p.39-54, 2010.
REALE, G; ANTISSERI, D. História da filosofia: do humanismo a Kant. São Paulo: Paulinas, 1990. t. II.
RIBEIRO, D.A.A. Família e escola promovendo a civilização do amor. Revista Pastoral ANEC, v.2, n.3, p.83-91, 2017.
SANTOS, M.P. A pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar contemporânea: uma abordagem histórica. Imagens da Educação, v.3, n.2, p.1-13, 2013.
SARAIVA-JUNGES, L.A.; WAGNER, A. Os estudos sobre a relação família-escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, v.39, p.114-124, 2016. Suplemento.
SIQUEIRA, J. C. Laudato Sí: um presente para o planeta. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016.
SOUZA, R.S.R. Francisco: o grande líder global da atualidade. Brasil247, [S.l.], 2019. Disponível em: https://www.brasil247.com/blog/francisco-o-grande-lider-global-da-atualidade. Acesso em: 22 out. 2019.
SUESS, P. Dicionário da exortação Evangelii Gaudium: 50 palavras-chave para uma leitura pastoral da exortação apostólica Evangelii Gaudium (a Alegria do Evangelho), do Papa Francisco, sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2015.
SZYMANSKI, H. Encontros e desencontros na relação família-escola. In: TOZZI, D.A.; ORNESTI, L.F. (coord.). Os Desafios enfrentados no cotidiano escolar. São Paulo: FDE, 1997. (Série Ideias, 28), p.213-225.
TEIXEIRA, F. O irrevogável desafio do pluralismo religioso. In: Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (org.). Religião e paz mundial. São Paulo: Paulinas, 2010. p.173-186
TOGNETTA, L.R.P. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. São Paulo: Fapesp, 2003.
TOZZONI-REIS, M. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004.
VIDIGAL, S.M.P. Esses adolescentes de hoje... podem ser motivados a participar ativamente da construção de sua personalidade ética? In: TOGNETTA, L.R.; VINCENTIN, V.F. Esses adolescentes de hoje: o desafio de educar moralmente para que a convivência na escola seja um valor. Americana: Adonis, 2014. p.141-170.
VIGIL, J.M. Teologia do pluralismo religioso: para uma releitura pluralista do cristianismo. São Paulo: Paulus, 2006.