A pedagogia evangélica, alma do ensinamento cristão

Autores

  • Giuseppe Versaldi Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé. Vaticano, Itália.

DOI:

https://doi.org/10.24220/2525-9180v4n22019a4802

Palavras-chave:

Educação católica. Evangelizar. Pedagogia evangélica.

Resumo

A conferência “A pedagogia evangélica, alma do ensinamento cristão” apresenta a importância do acesso à educação e à cultura que as universidades católicas, como também, os espaços educacionais eclesiásticos devem propiciar a sociedade. Com a finalidade de promover um diálogo fraterno e harmonioso com todos os povos de diferentes credos o texto apresenta uma reflexão a partir de documentos da igreja, em que se destaca a nova Constituição Apostólica Veritatis Gaudium do Papa Francisco com o espírito de animar as instituições acadêmicas da Igreja. A importância da educação integral, independentemente de qualquer diferença individual ou cultural tem a finalidade de respeitar a dimensão imanente e transcendente. Os documentos conciliares afirmam que todos os cristãos têm o direito a educação cristã para se tornarem cada vez mais conscientes do dom da fé que receberam com o batismo. As instituições de educação católica, com a missão de evangelizar e humanizar, devem se empenhar na formação humana, instaurando
um diálogo profundo entre fé e razão.

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Biografia do Autor

Giuseppe Versaldi, Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé. Vaticano, Itália.

Formado em Psicologia, com Doutorado em Direito Canônico, obteve o título de advogado da Sagrada Rota Romana em 1981. Foi Bispo de Alessandria (2007-2012), Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé (2011-2015), Cardeal-Diácono do Sagrado Coração (2012) e é o atual Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé – Vaticano  - Itália -(2015).

Referências

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Publicado

01/14/2020

Como Citar

Versaldi, G. (2020). A pedagogia evangélica, alma do ensinamento cristão. Cadernos De Fé E Cultura, 4(2), 59–71. https://doi.org/10.24220/2525-9180v4n22019a4802