Os desafios da formação humana contemporânea na perspectiva do Instrumentum Laboris: educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova
DOI:
https://doi.org/10.24220/2525-9180v4n22019a4799Palavras-chave:
Dignidade. Educação. Formação humana. Instrumentum Laboris. Vocação.Resumo
Chamar a atenção para a importância da questão educativa circunscreve o objetivo primordial da Declaração Gravissimum Educationis. É sabido que os seres humanos conscientes de sua dignidade e vocação participam intensamente da vida social, econômica e política. Indaga-se: frente aos graves estágios de degradação humano-social em que se encontra a humanidade hoje, quais os maiores desafios da formação humana, segundo a perspectiva do Instrumentum Laboris: educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova? Hipoteticamente, entende-se que os referidos desafios residem exatamente em despertar o ser humano para uma genuína tomada de consciência da sua dignidade e vocação. Argumenta-se que os profissionais da educação superior católica contemporânea, de posse dessa consciência, têm ao seu alcance a grande chance e oportunidade de desempenhar um importantíssimo papel socioeducativo, ao contribuir com a formação de inúmeras gerações.
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