Competências Infocomunicacionais

possibilidades para uma ultrapassagem lógica

Autores

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Competência, Competência em Informação, Competência em Comunicação, Competências Infocomunicacionais

Resumo

O presente trabalho objetiva ampliar as discussões sobre as Competências Infocomunicacionais, por meio de reflexões que buscam desnudar estigmas intrínsecos em seus distintos discursos. Pretende-se, por conseguinte, empreender um esforço para se fazer uma transposição lógica dos seus atributos constitutivos — competência em informação, em comunicação e habilidades operacionais —, para além da perspectiva instrumental. Com esse fim, o caminho metodológico, teórico-reflexivo, foi ancorado na dialógica. Destarte, refletiu-se sobre possibilidades de se proceder um alargamento conceitual acerca do tema, tomando-se o cuidado em não se eliminar as contradições discursivas envolvidas no processo em curso. Concluiu-se, portanto, que a expressão “competência”, considerando o seu aspecto provocador, que remete a uma imediata antítese da desqualificação e submissão, por outro lado, obriga à reflexão sobre as aberturas lógicas propiciadas por suas tensões, sendo, portanto, adequada e suficiente para o fortalecimento de um discurso epistêmico referente à infocomunicação no âmbito da Ciência da Informação.

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Daher Junior, F. J., & Borges, J. (2023). Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica. Transinformação, 35, 1–13. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/7201

Edição

Seção

Originais