A utilização do Design Thinking como ferramenta de interpretação do perfil dos bibliotecários em uma biblioteca universitária

Autores

Palavras-chave:

Design Thinking, Bibliotecários de universidades, Prestação de serviços - Projetos

Resumo

Da parte das organizações, é evidente o uso de estratégias que viabilizem alcançar um número cada vez maior de consumidores. Propostas recentes têm incluído ao processo de inovação e criação de serviços a centralidade no cliente. A biblioteca, entendida como um organismo que trabalha com serviços informacionais, também se encontra sujeita a averiguar
a sua entrega, através da investigação das impressões, expectativas e necessidades dos seus parceiros internos e externos. O objetivo deste trabalho consiste em propor a abordagem do Design Thinking como ferramenta de inovação para os serviços ofertados por uma biblioteca universitária, constituindo-se um estudo de caso. Os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram: (a) um questionário aberto, elaborado a partir dos critérios/atributos pertencentes à metodologia LibQUAL, com o intuito de verificar a percepção dos bibliotecários sobre as suas atividades e atribuições; (b) análise de conteúdo, com o propósito de realizar a interpretação dos dados. Como resultado, obteve-se um mapa
de empatia, o qual oferece o entendimento acerca do perfil dos bibliotecários, na intenção de expressar a realidade da biblioteca estudada. Concluiu-se que interiorizar as práticas do Design Thinking pode auxiliar bibliotecários e gestores no alcance das diferentes percepções de atuação, funções e objetivos que as suas bibliotecas podem totalizar, garantindo novas
interpretações sobre os seus papéis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barbêdo, S. A. D.-D.; Vergueiro, W. Qualidade em bibliotecas universitárias da área pública: a contribuição do GESPÚBLICA. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 14., 2006, Salvador, BA. Anais [...]. [S.n.:s.l.], 2006.

Bartlett, J. A. Design Thinking in Libraries. Library Leadership & Management, v. 34, n. 4, p. 1-6, 2018.

Bell, S. J. Design Thinking. American Libraries, v. 39, n. 1/2, p. 44-49, 2008. Doi: https://doi.org/10.34944/dspace/11

Bell, S. J.; Shank, J. D. Academic librarianship by design: a blended librarian’s guide to the tools and techniques. Chicago: ALA, 2007.

Bradburn, F. B. Redesigning our role while redesigning our libraries. Knowledge Quest, v. 42, n. 1, p. 52-57, 2013.

Brown, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Dorney, E. The user experience librarian. College & Research Libraries News, v. 70, n. 6, p. 346-347, 2009. Doi: https://doi.org/10.5860/crln.70.6.8201

Eichentopf, T.; Kleinaltenkamp, M.; Stiphout, J. V. Modelling customer process activities in interactive value creation. Journal of Service Management, v. 22, n. 5, p. 650-663, 2011. Doi: https://doi.org/10.1108/09564231111174997

Gobble, M. A. M. Design Thinking. Research Technology Management, v. 57, n. 3, p. 59-61, 2014.

Goldstein, S. M. et al. The service concept: the missing link in service design research? Journal of Operations Management, n. 20, p. 121-134, 2002. Doi: https://doi.org/10.1016/S0272-6963(01)00090-0

Howard, Z.; Davis, K. From solving puzzles to designing solutions: integrating design thinking into evidence based practice. Evidence based library and information practice, v. 6, n. 4, p. 15-21, 2011. Doi: https://doi.org/10.18438/B8TC81

Johnson, A.; Kuglitsch, R.; Bresnahan, M. Using participatory and service design to identify emerging needs and perceptions of library services among science and engineering researchers based at a satellite campus. Issues in Science and Technology Librarianship, n. 81, 2015. Doi: https://doi.org/10.5062/f4h99366

Juliani, J. P.; Cavaglieri, M.; Machado, R. B. Design Thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC. InCID : Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 6, n. 2, p. 66-83, 2015. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p66-83

Leinonen, T.; Gazulla, E. D. Design Thinking and collaborative learning. Revista Comunicar, v. 21, n. 42, p. 107-116, 2014. Doi: https://doi.org/10.3916/C42-2014-10

Liedtka, J. Perspective: Linking Design Thinking with innovation outcomes through cognitive bias reduction. Journal of Product Innovation Management, v. 32, n. 6, p. 925-938, 2015. Doi: https://doi.org/10.1111/jpim.12163

Martin, R.; Euchner, J. Design Thinking. Research Technology Management, v. 55, n. 3, p. 10-14, 2012. Doi: https://doi.org/10.5437/08956308X5503003

McGowan, B. The role of the university library in creating inclusive healthcare hackathons: a case study with design-thinking processes. IFLA Journal, v. 45, n. 3, p. 246-253, 2019. Doi: https://doi.org/10.1177/0340035219854214

McGrath, K. G. School libraries & innovation. Knowledge Quest, v. 43, n. 3, p. 54-61, 2015.

Milanesi, L. O que é biblioteca. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

Monteiro, R. N. M.; Costa, L. F.; Ramalho, F. A. Dimensões de qualidade na avaliação da satisfação dos usuários da biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 10, n. 1, p. 21-35, 2014.

Moorefield-Lang, H. Lessons learned: intentional implementation of second makerspaces. Reference Services Review, v. 47, n. 1, p. 37-47, 2019. Doi: https://doi.org/10.1108/RSR-07-2018-0058

Ramírez, D. M. B.; Zaninelli, T. B. O uso do Design Thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas. Encontros Bibli, v. 22, n. 49, p. 59-74, 2017. Doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p59

Razzouk, R.; Shute, V. What is design thinking and why is it important? Review of Educational Research, v. 82, n. 3, p. 330-348, 2012.

Sinclair, B. The blended librarian in the learning commons: new skills for the blended library. College & Research Libraries News, v. 70, n. 9, p. 504-516, 2009. Doi: https://doi.org/10.5860/crln.70.9.8250

Soares, L. M. F.; Sousa, C. V. Percepção da qualidade de serviços nas bibliotecas da Universidade Federal de Ouro Preto na perspectiva do usuário. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 2, p. 79-99, 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2050

Vianna, M. et al. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

Downloads

Publicado

17-04-2024

Como Citar

Coutinho Gomes Andrade, V., & Silva, G. V. (2024). A utilização do Design Thinking como ferramenta de interpretação do perfil dos bibliotecários em uma biblioteca universitária. Transinformação, 36, 1–11. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/7108

Edição

Seção

Originais