A PROMESSA DO AUDIOVISUAL INTERATIVO

Autores

  • João Baptista Winck

Palavras-chave:

indústrias criativas, audiovisual digital, televisão interativa, cadeia produtiva

Resumo

A cadeia produtiva do audiovisual utiliza o capital cultural, especialmente a criatividade, como sua principal fonte de recursos, inaugurando o que se vem chamando de economia criativa. Essa cadeia de valor manufatura a inventividade como matéria-prima, transformado idéias em objetos de consumo de larga escala. A indústria da televisão está inserida num conglomerado maior de indústrias, como a da moda, das artes, da música etc. Esse gigantesco parque tecnológico reúne as atividades que têm a criação como valor, sua produção em escala como meio e o incremento da propriedade intelectual como fim em si mesmo. A industrialização da criatividade, aos poucos, está alterando o corpo teórico acerca do que se pensa sobre as relações de trabalho, as ferramentas e, acima de tudo, o conceito de bens como produto da inteligência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEY, H. TAZ: zona autônoma temporária. São Paulo: Conrad, 2001.

BERENGUER, X. Promesas digitales. Disponível em:: <http://www.iua.upf.es/~berenguer/textos/promessas.html>. Acesso em:

out. 2006.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CATTANI, A. (Org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz, 2003. GUERRA, P. A. Socioeconomía de la solidaridad. Montevideo: Nordan, 2002.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2000.

PAULO, A. (ed.). Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.

RAZETO, L. Las empresas alternativas. Montevideo: Nordan, 2002.

TIRIBA, L. (org.) Trabalho e educação: arquitetos, abelhas e outros tecelões da economia popular e solidária. Aparecida: Idéias e Letras, 2004.

WINCK, J. B. Quem conta um ponto aumenta um ponto. o design do audiovisual interativo. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

WINCK, J. B.; LEMOS, M. A.; DIMANTAS, H. Os intelectuais e a cibercultura: além de apocalípticos e integrados. Revista do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), p.6-11, 2003.

Downloads

Publicado

25-11-2007

Como Citar

Baptista Winck, J. . (2007). A PROMESSA DO AUDIOVISUAL INTERATIVO. Transinformação, 19(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6287

Edição

Seção

ARTIGOS