A INFORMAÇÃO DOCUMENTÁRIA: CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO

Autores

  • Vânia Mara Alves Lima

Palavras-chave:

informação documentária, terminologia, linguagem documentária

Resumo

Procuramos demonstrar como a classificação do conhecimento científico, ao longo dos séculos, tem se refletido na organização deste conhecimento e na elaboração da informação documentária nas instituições responsáveis pela sua preservação e disseminação. Sustentamos a suposição demonstrando o seu valor explicativo, por meio da análise da tensão dialética que se estabelece entre os sistemas de classificação e os sistemas de recuperação, tensão essa que determina o processo semiótico denominado representação documentária, e possibilita as enunciações de codificação e de decodificação da informação documentária. Concluímos, recomendando que o desenvolvimento e gerenciamento de linguagens documentárias levem em conta a dinâmica da enunciação de codificação e da enunciação de decodificação da informação documentária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, M. A. A construção do conceito nos discursos técnico-científicos, nos discursos literários e nos discursos sociais não-literários. Revista Brasileira de Lingüística, v.11, n.1, p.31-60, 2001.

BENVENISTE, E. Problemas de lingüística geral - II, Campinas: Pontes, 1989.

BLIKSTEIN, I. Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade. São Paulo: Brasiliense, 1983.

LARA, M.L.G. O processo de construção da informação documentária e o processo do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v.7, n.2, p.127-139, 2002.

LARA, M.L.G. Representação documentária: em jogo a significação. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

LIMA, V.M.A. Da classificação do conhecimento científico aos sistemas de recuperação de informação: enunciação de codificação e enunciação de decodificação da informação documentária. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2004.

PAIS, C.T. Conceptualização, denominação, designação: relações. Revista Brasileira de Lingüística, v.9, n.1, p.221-239, 1997.

PAIS, C.T. Conditions sémantico-syntaxiques et sémiotiques de la productivité systémique, lexicale et discursive. Thèse de Doctorat d’Etat ès-Lettres et Sciences Humaines - Paris/Lille, Université de Paris-Sorbonne (Paris-IV), Atelier National de Reproduction des Thèses - Université de Lille III, 1993. 2t.

PAIS, C.T. Percurso gerativo da enunciação: produtividade léxica e discursiva. Confluência: Boletim do Departamento de Lingüística, v.3 , n.esp., p.162-81, 1994.

RAFFERTY, P. The representation of knowledge in library classification schemes. Knowledge Organization, v.28, n.4, p.180-191, 2001.

TÁLAMO, M.F.G.M.; LARA, M.L.G.; KOBASHI, N.Y. Contribuição da terminologia para a elaboração de tesauro. Ciência da Informação, v.21, n.3, p.197-200, 1992.

Downloads

Publicado

25-06-2007

Como Citar

Alves Lima, V. M. . (2007). A INFORMAÇÃO DOCUMENTÁRIA: CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO. Transinformação, 19(2). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6274

Edição

Seção

ARTIGOS