Consistência na indexação em bibliotecas universitárias brasileiras

Autores

  • Isidoro Gil Leiva
  • Milena Polsinelli Rubi
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita

Palavras-chave:

indexação, consistência na indexação, bibliotecas universitárias, Brasil

Resumo

Objetivou-se avaliar os índices de consistência entre 30 bibliotecas universitárias brasileiras das regiões sul e sudeste por meio de fórmula matemática específica. Como metodologia foi selecionada uma amostra de 30 bibliotecas universitárias que, de acordo com informações em seus sites oficias, dispunham de acervo composto por mais de 100.000 exemplares e permitiam a busca por meio de catálogo on-line. Buscas foram realizadas em cada uma das universidades por meio de seus sites, solicitando livros que continham uma determinada palavra em seu título e publicação em um determinado ano. Como resposta, obtivemos uma lista com os títulos dos documentos disponíveis na biblioteca, na qual escolhemos aleatoriamente um título e solicitamos a visualização do registro completo para comprovação da existência do assunto determinado. Esse procedimento foi repetido até localizarmos cinco bibliotecas com o mesmo título e com os assuntos atribuídos. Como resultado, obtivemos 10 ensaios compostos cada um de 1 quadro e 1 tabela demonstrando as bibliotecas selecionadas, os assuntos encontrados, as linguagens documentárias (ferramentas) e os índices de consistência “relaxado” e “rígido’” Esses ensaios demonstraram grande discrepância entre os valores dos índices de consistência com intervalos entre 73,3% a 34,4%, no índice relaxado e entre 60% e 9,6% no rígido. Verificamos que a coincidência na determinação dos assuntos não é muito elevada, ficando abaixo dos 39%. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Censo da educação superior 2004: resumo técnico. Brasília, DF, 2005. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/superior/2004/censosuperior/Resumo_tecnico-Censo_2004.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2006.

GIL LEIVA, I. Manual de indización: teoría y práctica. Gijón: Trea, 2008.

GIL LEIVA, I. Consistencia en la asignación de materias en bibliotecas públicas del Estado. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n.63, p.69-96, 2001. Disponível em: <http://webs.um.es/isgil>. Acesso em: 17 set. 2008.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses estatísticas da educação superior: graduação. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/>. Acesso em: 26 ago. 2006.

GONZÁLEZ, J.A.M. et al. Avaliação de repertórios brasileiros em agricultura, ciência da informação e direito: uma análise de conteúdo. Ciência da Informação, v.27, n.3, set./dez. 1998. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/311/277>. Acesso em: 29 ago. 2008.

Downloads

Publicado

25-11-2008

Como Citar

Gil Leiva, I. ., Polsinelli Rubi, M. ., & Spotti Lopes Fujita, M. (2008). Consistência na indexação em bibliotecas universitárias brasileiras. Transinformação, 20(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6260

Edição

Seção

ARTIGOS