Mapeamento de competências: ferramenta para a comunicação e a divulgação científica

Autores

  • Adriana Aparecida Lemos TORRES
  • Fabrício ZIVIANI
  • Sandro Marcio da SILVA

Palavras-chave:

Comunicação social, Divulgação científica, Gestão do conhecimento, Mapeamento de competência

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade do modelo de mapeamento de competências a partir da implementação de um catálogo de especialistas ou guia de fontes para divulgação, compartilhamento de conhecimentos e ampliação da
visibilidade da universidade. A pesquisa quantitativa de natureza descritiva foi desenvolvida na Diretoria de Divulgação e Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Para coleta de dados, foram utilizados questionários distribuídos para 71 servidores e contratados, com retorno de 60 respondentes. Os resultados apontam que o mapeamento de competências poderá ser uma ferramenta de comunicação ao servir para consulta do setor de comunicação institucional, bem como de seus diversos públicos, como a comunidade acadêmica, a imprensa e a sociedade. Pode ainda ser considerado como instrumento de
divulgação científica, por facilitar o acesso aos pesquisadores, aqueles que constroem o conhecimento e, ao mesmo tempo, estão entre os responsáveis pela popularização da ciência. A partir da identificação e do apontamento dos seus especialistas e de suas competências, o mapeamento de competências permite também o compartilhamento do conhecimento, a disponibilização das experiências, o intercâmbio de saberes e a construção de redes de colaboração entre especialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, C.W.; CALADO, L.R. Organizações intensivas do conhecimento e sua relação com as estratégias de marketing. Revista de Administração, v.46, n.2, p.150-160, 2011.

ALVES, F.A. Gestão do conhecimento: uma ferramenta de apoio ao controle externo. Revista Controle, 2006. Disponível em: <http://www.tce.ce.gov.br>. Acesso em: 7 dez. 2010.

BRAGA, K.S. Aspectos relevantes para seleção de metodologia

adequada à pesquisa social em ciência da informação. In:

MUELLER, S.P.M. Métodos para pesquisa em ciência da informação.

Brasília: Thesaurus, 2007. p.17-38.

BRANDÃO, H.P.B.; BAHRY, C.P. Gestão por competências:

métodos e técnicas para mapeamento por competências.

Revista do Serviço Público, v.56, n.2, p.179-192, 2005. Disponível

em: <http://ieprev.com.br/UserFiles/File/RSP56_2.pdf#page

=57>. Acesso em: 7 dez. 2010.

BEHR, A. Mapeamento de competências na pequena empresa de software: o caso da ABC Ltda. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do

Sul, Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/22742>. Acesso em: 7 dez. 2010.

CARLETON, K. How to motivate and retain knowledge workers in organizations: a review of the literature. International Journal of Management, v.28, n.2, p.459-468, 2011.

COSTA, M.D.; KRUCHEN, L. O uso de mapas para gerenciar o conhecimento estratégico nas organizações. In: ANGELONI, M.T. (Org.). Gestão do conhecimento no Brasil: casos, experiências e práticas de empresas privadas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008. p.3-20.

DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DUTRA, J.S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2008.

FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HERNADES, C.A.M.; CRUZ, C.S.; FALCÃO, S.D. Combinando o balanced scorecard com a gestão do conhecimento. Caderno de Pesquisas em Administração, v.1, n.12, p.1-9, 2000.

MARTINS, M.F. Divulgação científica e a heterogeneidade discursiva: análise de uma breve história do tempo de Stephen Hawking. Linguagem em (Dis)curso, v.6, n.2, p.231-240, 2006.

MARTINS, G.A.; THEÓPHILO, C.R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

McGEE, T.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OLIVEIRA, F. Comunicação pública e cultura científica. Parcerias Estratégicas, n.13, p.201-208, 2001.

POLANYI, M. The tacit dimension. Gloucester: Peter Smith, 1983.

RUAS, R. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R.L.; ANTONELLO, C.S.; BOFF, L.H. (Org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. p.34-55.

STEWART, T.A. Capital intelectual: a nova vantagem competitivadas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SVEIBY, K.E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TAKAHASHI, A.R.W.; FISCHER, A.L. Aprendizagem e competências organizacionais em instituições de educação tecnológica: estudos de caso. Revista de Administração, v.44, n.4, p.327-341, 2009.

TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsivier, 2005.

VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

04-07-2022

Como Citar

Aparecida Lemos TORRES, A. ., ZIVIANI, F. ., & da SILVA, S. M. . (2022). Mapeamento de competências: ferramenta para a comunicação e a divulgação científica. Transinformação, 24(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6163

Edição

Seção

Artigos