Prosumers e redes sociais como fontes de informação mercadológica: uma análise sob a perspectiva da inteligência competitiva em empresas brasileiras

Autores

  • Lidiany Kelly da Silva Marques
  • Frederico Vidigal

Resumo

A Internet e a Web 2.0 modificaram a forma como as pessoas obtêm informação e se relacionam no meio em que vivem. É nesse
contexto que as redes sociais surgem como uma fonte de informação indispensável no processo de inteligência ampla, acessível
e de baixo custo, que precisa ser mais bem entendida e explorada, pois pode gerar vantagem para a empresa. Este estudo tem
por objetivo verificar como as redes sociais são utilizadas na fase de coleta de informações com foco em inteligência competitiva.
Procurou-se propor um modelo analítico-conceitual de verificação dessas redes sociais como fontes de informações. Para tanto,
realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a partir de entrevistas orientadas por um roteiro semiestruturado,
abarcando cinco empresas nacionais, de segmentos e portes distintos, que exercem a atividade de Inteligência Competitiva.
Para a análise dos dados, elegeu-se a técnica de análise de conteúdo, e para a sistematização das informações foi utilizado
o software Atlas.ti. Os resultados demonstraram que as empresas estão atentas às redes sociais como fontes de informação,
pois reconhecem sua importância, principalmente pelo contato direto com os prosumers, e destacam a necessidade de sua
verificação, considerando o modelo proposto como muito importante e viável para a triagem das informações mercadológicas.

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Publicado

25-03-2018

Como Citar

da Silva Marques, L. K. ., & Vidigal, F. . (2018). Prosumers e redes sociais como fontes de informação mercadológica: uma análise sob a perspectiva da inteligência competitiva em empresas brasileiras. Transinformação, 30(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5947

Edição

Seção

Originais