EDUCAÇÃO CONTÍNUA: ATITUDES E EXPERIÊNCIAS DOS BIBLIOTECÁRIOS DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP

Autores

  • Mariângela Pisoni Zanaga

Palavras-chave:

Atitudes, Sistema de bibliotecas, Bibliotecas universitárias

Resumo

Estudo exploratório, usando como instrumento de pesquisa o questionário, aplicado aos bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, com o objetivo de conhecer a sua atuação em relação aos programas de educação contínua e aos tipos de atividade mais adequadas à população estudada. Pelos resultados obtidos, observou-se que a leitura não é o principal meio de atualização dos sujeitos e que a escassez de recursos financeiros não tem permitido a busca de reciclagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO,A.O. (1979). Pós-graduação em biblioteconomia e ciência da informação: reflexões, sugestões, experiências. In: SEMINÁRIONACIONALDE BIBLIOTECASUNIVERSITÁRIAS.1. Niteroi, 1978. Anais. Niteroi: UFF, 270-284.

CASEY, G.MA (1980). A educação continuada na área de Biblioteconomia nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.13, n.1/2, p. 79-83,jan./jun.

CHIAVENATO,I. (1985) Recursos humanos. São Paulo: Atlas.

DALIA, E.C.P. (1983). Mulher, educação e trabalho. João Pessoa, Dissertação (Mestrado em Educação) - centro de Educação, UFPb.

FIUZA,M.M.:PAIM,1.:FERREIRA,M.L.A.G. (1987)Curso de especializaçao em administração de bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIONACIONALDEBIBLIOTECASUNIVERSITÁRIAS, 5. Porto Alegre. Anais. S.n.t. 47-63.

MACEDON.D. (1985) Reflexão sobre "educação contínua para bibliotecário". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Pau. 10.(1/2):52-61,jun.

MIKUlECKY, L. CLARK, E.S.ADMS. S.M. (1989) Teaching concept mapping and unviersity levei study strategies uSing computers. Journal of Readlng.Newark, 32 (8) 694-702, May.

NEAL, J.G. (1980) Continuing education: attitudes and experiences of the academic librarian. College & Research Ubrarles. Chicago, 41, 128-133, March.

OAKHll,J & GARNHAM, A. (1988).Becomlnga skllled reader. NewVork: Blackwell.

OTANI, K. (1988)Educação continuada e recursos humanos em bibliotecas universitárias. um estudo comparado. Campinas, 1988, 263p.

Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia, PUCCAMP.

PINHEIRO,L.V.R. & PEREIRA,M.N.F. (1987)Mudando os rumos da participação bibliotecária: uma proposta para curso de especialização de bibliotecário de instituições de ensino superior. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 5., Porto Alegre Anais S.n.t. 1: 75-147.

RECURSOS humanos em ICT (1984) In PBDCT. Ação programada em ciência e tecnologia. 29:informação em ciência e tecnologia. Brasília, SE'PLAN/CNPq/lBICT: 54-60

STONE, E.W. (1986) the gorwth of continuing education. Ubrary Trends. Urbana, 34 (3) 489-513, Winter.

WITTER,G.P. (1987).Oensino de metodologia científica em biblioteoonomia: algumas considerações. Ciência da Informação, Brasília, 16, (2), 145-148,jul./dez.

Downloads

Publicado

25-11-1989

Como Citar

Zanaga, M. P. (1989). EDUCAÇÃO CONTÍNUA: ATITUDES E EXPERIÊNCIAS DOS BIBLIOTECÁRIOS DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP. Transinformação, 1(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1684

Edição

Seção

ARTIGOS