PADRÕES DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DOS PROFESSSORES/PESQUISADORES DA FACULDADE DE MEDICINA/UFBA

Autores

  • Margarida Pinto Oliveira
  • Esmeralda Maria de Aragão

Palavras-chave:

Padrões de comunicação, Comunicação Cientifica, Canais de comunicação

Resumo

Os padrões de comunicação científica dos professores/pesquisadores da Faculdade de Medicina/UFBA foram estudados através de amostragem (41.7% de 271), quanto a: a) sexo, faixa etária, formação acadêmica: b) atividades de pesquisa, e canais de comunicação: c) fontes de fomento, obstáculos à pesquisa e influência das lideranças científicas. Foram identificados como preferidos os "Congressos e similares". dentre os canais informais e semiformais: os "Artigos de periódicos", dentre os formais
e os "Índices", dentre os superformas. Assim, existe similaridade destes resultados com os divulgados no artigo "Padrões de Comunicação Científica da UFBA", no tocante à Medicina. A biblioteca e os serviços "on-line" são evidenciados e formas de estímulo à pesquisa são propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

OLIVEIRA. M.P.; ARAGÃO, E.M. de. Padrões de comunicação científica na Universidade Federal da Bahia. Cl. lnf., Brasilia, v.21,n.3,p.201-15, set./dez. 1992.

BARRETO, A de HA A estrutura da comunicação cientifica a comunidade de química. Revista de Biblioteconomia de Brasilia, v.10, n.1, p.73-82, jan./jun. 1982. p.73.

ZIMAN, J.M. Information communication, knowledge. Nature, v.224, n.5217. p. 318-24, Oct. 25,1969. p. 318.

CARVALHO, AP. de A A pesquisa e o pesquisador, papel da ciência e forma de atuação do cientista. Administração da atividade cletifica. Brasflia.: CNPq, 1981. p.25

MEADOWS, AJ. How the scientists acquires and uses scientific information. In: -. Communication In science. London: Butteworths, 1974, p.93, 125.

PEREIRA, L.M.N. Análise da área de Informática, baseada nas comunicações apresentadas nos congressos da Sucesu e SBC, no periodo 1984-1988. Rio de Janeiro, CNPq ILBICT-UFRJIECO. 1991 (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação).

CHRISTOVÃO, H.T. Da comunicação informal à comunicação formal: identificação da frente de pesquisa através de filtros de qualidade. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.8, n.1,p. 3-36, 1979. p.5.

GARVEY, W.D. The role of scientific communication in the conduct of research and the creation of scientific knowledge. Communlcatlon: the essence of sclence. New York: Pergamon Press, 1979.

NEGHME, A Formação do docente e do investigador na América Latina. Rev. Assoc. Med. Bras., v.15, n.12, p.521-24, 1969. p.19.

BARRETO, C.M.W. Problemas da realização de pesquisa pelos professores de biblioteconomia. Brasilia, Departamento de Biblioteconomia. (Dissertação de Mestrado em Biblioteconomia e Documentação).

DOCENTES contra mudanças. J.CREMEB, Salvador, v.8, n.37, p.7, jul. 1992.

MOSTAFA, S.P. A pós-graduação busca o fogo do conhecimento. Translnformação, Campinas, SP, v.1, n.1, p.13-25, jan./abr. 1989. OLIVEIRA,ARAGÃO. op. cit.1

OLIVEIRA, M.P.; CALDEIRA, P. da T. Análise bibliométrica da literatura médica brasileira. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.5, n.1, p.7-26, mar. 1976.

TARGINO, M. das G.; CALDEIRA, P. da T. Análise da produção científica em uma instituição de ensino superior; o caso da Universidade Federal do PiauL CioInf., Brasilia, v.17, n.1, p.15-25, jan./jun., 1988.

CHRISTOVÃO, H.T. Comunicação pessoal, novo 1992 CHRITOVÃO, ido OLIVEIRA;ARAGÃO, op. cil. 1

CHRITOVÃO, H.T. The aging of the Literature of biomedlcal science In developed and underdeveloped countries. Philadelphia, 1983. p.2 (Tese de doutorado, Drexel Univerity, Philadelphia, Pa., EUA).

BUNGE, M. Ciência e desenvolvimento. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1980, apud Christovão, op.cit. p.8.

ROSSETTI, F. Metade da universidade não publica. Folha de São Paulo, 17 mar. 1993, caderno 3, p.

Downloads

Publicado

25-11-1995

Como Citar

Oliveira, M. P., & Aragão, E. M. de. (1995). PADRÕES DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DOS PROFESSSORES/PESQUISADORES DA FACULDADE DE MEDICINA/UFBA. Transinformação, 7(1/2/3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1632

Edição

Seção

ARTIGOS