Modelos conceituais de Gestão do Conhecimento Indígena

uma discussão na Ciência da Informação

Autores

  • Diego Leonardo de Souza Fonseca Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação https://orcid.org/0000-0002-0105-1577
  • Thais Batista Zaninelli Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação https://orcid.org/0000-0001-5865-3109

Palavras-chave:

Conhecimento indígena, Gestão do conhecimento indígena, Modelos de gestão do conhecimento indígena, Povos indígenas

Resumo

O artigo tem como objetivo explorar algumas iniciativas de modelos conceituais de Gestão do Conhecimento Indígena no âmbito da Ciência da Informação a partir de uma revisão de literatura sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva com a realização de um processo de coleta de estudos em bases de dados (Scopus, Science Direct, Web of Science, SciELO e a Base de Dados em Ciência da Informação), estruturado por critérios de inclusão e exclusão para a definição da amostra da pesquisa. Durante a coleta de dados, após a avaliação dos critérios de pesquisa, foram selecionados 08 artigos para análise e discussão. No processo de análise, observou-se que os modelos conceituais de Gestão do Conhecimento Indígena identificados apresentam características, estruturas e abordagens diferentes, de acordo com a localização, a comunidade e os objetivos propostos, dependendo de cada contexto social, político, econômico e informacional. Em conclusão, identificou-se que todos os modelos de Gestão do Conhecimento Indígena são internacionais, com grande parte deles concentrados na América do Norte e África, enquanto no Brasil não foi localizado nenhum estudo apresentando proposta de modelo, o que, para o entendimento deste artigo é compreendido como um hiato de pesquisa. Sugere-se como pesquisas futuras um aprofundamento das discussões sobre o Conhecimento Indígena e a Gestão do Conhecimento Indígena no campo da Ciência da Informação no Brasil, a fim de possibilitar a construção de um cenário investigativo sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (desde 2021). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista com MBA Executivo em Engenharia de Produção e Gestão em Engenharia da Qualidade Total pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Especialista em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia (2012).

Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - PPGCI/UEL. 

Referências

Agrawal, A. Dismantling the divide between indigenous and scientific knowledge. Development and Change, v. 26, n. 3, p. 413-439, 1995.

Asamoah, C.; Ngulube, P. Exploring models for the management of indigenous knowledge in academic libraries of Ghana. Information Development, v. 39, n. 4, p. 1-11, 2021. Doi: https://doi.org/10.1177/02666669211052928.

Beale, A. Northern Territory: Library services to indigenous people. Australian Academic & Research Libraries, v. 34, n. 4, p. 288-291, 2003. Doi: https://doi.org/10.1080/00048623.2003.10755249.

Berkes, F. Traditional ecological knowledge in perspective. In: Inglis, J. T. Traditional ecological knowledge: Concept and cases. Ottawa, Canada: International Program on Traditional Ecological Knowledge: International Development Research Centre, ©1993. p. 1-9.

Boisot, M. Information space: A framework for learning in organizations, institutions and culture. London: Routledge, 1998.

Checkland, P. Systems thinking, systems practice. Chichester: John Wiley & Sons, 1981.

Chisenga, J. Indigenous knowledge: Africa’s opportunity to contribute to global information contente. South African Journal of Libraries and Information Science, v. 68, n. 1, p. 16-22, 2002.

Dehvari, B.; Riyahinia, N.; Mahmoud, H. Presentation and evaluation of the indigenous knowledge management model in the Makran Area. Information Management Sciences and Techniques, v. 9, n. 1, p. 381-414, 2023. Doi: https://doi.org/10.22091/stim.2020.5186.1370.

Faria, R. J.; Costa, L. S. Produção de conhecimento interdisciplinar: um modelo conceitual de colaboração científica no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCAR. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 9, n. 2, 2020. Doi: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.67414.

Garcia, C. L. S.; Valentim, M. L. P. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo para a área de ciência da informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119510. Acesso em: 8 jun. 2023.

Gorjestani, N. Indigenous knowledge for development: Opportunities and challenges. [S. l.]: The Word Bank, 2000. [Indigenous Knowledge for Development Program The World Bank]. Disponível em: https://web.worldbank.org/archive/website00297C/WEB/IMAGES/IKPAPER_.PDF. Acesso em: 11 jun. 2023.

Hunter, J. The Role of information technologies in indigenous knowledge management. Australian Academic & Research Libraries, v. 36, n. 2, p. 109-124, 2005. Doi: https://Doi.Org/10.1080/00048623.2005.10721252.

Hurley, D. A.; Kostelecky, S. R.; Aguilar, P. Whose knowledge? Representing indigenous realities in library and archival collections. Collection Management, v. 42, n. 3-4, p. 124-129, 2017. Doi: https://doi.org/10.1080/01462679.2017.1392805.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2022: população por cor ou raça. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Dados estatísticos sobre a população indígena no Brasil. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/9757. Acesso em: 15 dez. 2023.

Jessen; T. D. et al. Contributions of Indigenous Knowledge to ecological and evolutionary understanding.Frontiers in Ecology and the Environment, v. 20, n. 2, p. 93-101, 2021. Doi: https://doi.org/10.1002/fee.2435.

Kaniki, A. M.; Mphahlele, M. E. K. Indigenous knowledge for the benefit of all: Can knowledge management principles be used effectively? The South African Journal of Library and Information Science, v. 68, n. 1, p. 1-15, 2002.

Kolawole, O. D. Repositioning local knowledge in development initiatives. In: Alvares, C. (org.). Multicultural knowledge and the university. Pretorian, South África: Multiversity and Citizens International, 2014. p. 251-258.

Kolawole, O. D. Is local knowledge peripheral? The future of indigenous knowledge in research and development. AlterNative: An International Journal of Indigenous Peoples, v. 18, n. 1, p. 132-140, 2022. Doi: https://doi.org/10.1177/11771801221088667.

Leite, F. C. L.; Costa, S. M. S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, 2007. Doi: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i1.1189.

Lodhi, S.; Mikulecky, P. Management of Indigenous Knowledge for Developing Countries. In: International Conference on Communication and Management in Technological Innovation and Academic Globalization, 2010, Puerto De La Cruz. Proceedings [...]. Puerto de la Cruz: SJR, 2010. p. 94-98.

Lwoga, E. T.; Nglube, P.; Stiwell, C. Indigenous Knowledge Management Practices in Indigenous Organizations in South Africa and Tanzania. In: Nglube, P. Handbook of research on social, cultural, and educational considerations of indigenous knowledge in developing countries. [S. l.]: IG Global, 2017. p. 181-201.

Mazzocchi, F. Western science and traditional knowledge: Despite their variations, different forms of knowledge can learn from each Other. EMBO Reports, v. 7, p. 463-466, 2006.

Moraes, C. R. B. Gestão do conhecimento nas organizações: modelo conceitual centrado na cultura organizacional e nas pessoas. 2010. 183 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103348. Acesso em: 15 jul. 2023.

Moraes, L. B.; Barbosa, R. R. Cultura informacional: uma proposta de modelo com foco organizacional. Informação & Sociedade: Estudos, v. 25, n. 3, p. 131-146, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/92945. Acesso em: 8 jun. 2023.

Mugabe, J. Intellectual property protection and traditional knowledge: An exploration in international policy discourse. Nairobi: WIPO, 1999. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/mdocs/tk/en/wipo_unhchr_ip_pnl_98/wipo_unhchr_ip_pnl_98_4.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

Mumba, N. Metamorphosis or mutation: Managing information in a changing environment.world. In: SCECSAL 2002: from Africa to the World - Globalizing Knowledge Systems Indigenous, 15., 2002. Pretoria, South Africa. Proceedings [...]. Pretoria: LIASA, 2002. p. 311-321.

Muswazi, P. Indigenous knowledge management in Swaziland: Perspectives. Information Development, v. 17, n. 4, p. 250-255, 2001. Doi: https://doi.org/10.1177/0266666014241079.

Nawarathne, D. J. Model_ISI: Development a model for indigenous knowledge managament (Desenvolvimento de um modelo para gestão do conhecimento indígena). In: Conference: Engineering and Technology, International Science Index, Industrial and Manufacturing Engineering. [S. l.: S. n.]. Proceedings […]. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335174268_Model_isi_Developing_a_Model_for_Indigenous_Knowledge_Management/citations. Acesso em: 11 jun. 2023.

Ngulube, P. Managing and preserving indigenous knowledge in the knowledge management Era: challenges and opportunities for information professionals. Information Development, v. 18, n.2, p. 95-102, 2002. Doi: https://doi.org/10.1177/026666602400842486.

Ngulube, P.; Dube, L. Pathways for retaining human capital in academic departments of a South African university. SA Journal of Management Information, v. 15, n. 2, p. 1-8, 2019. Doi: https://doi.org/10.4102/sajim.v15i2.560.

Nakata, M. et al. Indigenous knowledge, the library and information service sector, and protocols. Australian Academic and Research Libraries, v. 36, n. 2, p. 7-21, 2005. Doi: https://doi.org/10.1080/00048623.2005.10721244.

Nonaka, I.; Takeuchi, H. Teoria da criação do conhecimento organizacional. In: Takeuchi, H.; Nonaka, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p. 54-90.

Ojei, L. N.; Owojuyigbe, A. A. Libraries as driving access to Indigenous Knowledge (IK). Research Journal of Library and Information Science, v. 3, n. 2, p. 1-7, 2019.

Organização das Nações Unidas. International Workshop on Traditional Knowledge. Indigenous Knowledge. United States: ONU, 2005. Disponível em: https://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/workshop_TK_background_note.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.

Pizzaia, A. et al. O papel da comunicação na gestão do conhecimento: aspectos relevantes e estímulo a novas pesquisas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 8, n. 2, p. 62-81, 2018.

Prabha, D. Indigenous knowledge management vs Adam’s knowledge management. Acta Scientific Agriculture, v. 5, n. 4, p. 44-45, 2021. Doi: https://doi.org/10.31080/ASAG.2021.05.0968.

Robinson, S. et al. Conceptual modeling: definition, purpose and benefits. In: Yilmaz, L. et al. (org.). Winter Simulation Conference, 2015, Huntington Beach, California. Proceedings [...]. Huntington Beach, California: IEEE, 2015. Disponível em: https://www.informs-sim.org/wsc15papers/277.pdf. Acesso em: 8 jun. 2023.

Sarkhel, J. K. Strategies of indigenous knowledge. Management in Libraries: Qualitative and Quantitative Methods in Libraries, v. 5, n. 2, p. 427-439, 2016. Disponível em: http://www.qqml.net/index.php/qqml/article/view/329. Acesso em: 16 jun. 2023.

Shrivastav, V. Protection of Traditional Knowledge within the existing framework of Intellectual Property Rights: Defensive and positive approach. [S. l.]: Papers SSRN, 2014. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2463017. Acesso em: 6 jun. 2023.

Sorsa, T. T.; Haro, J. M.; Kamaru, S. A. Signing indigenous knowledge management model for Gadaa System: Rule-based Knowledge representation approach. Journal of Indigenous Knowledge and Development Studies, v. 2, n. 2, p. 1-20, 2021. Disponível em: http://ejol.aau.edu.et/index.php/JIKDS/article/download/3776/2763/6136. Acesso em: 11 jun. 2023.

Tariq, Z. Indigenous knowledge governance framework: A holistic model for knowledge management. 2013. 210 f. Tese (PhD in Computer Science) - Universiti Malaysia Sarawak, Malaysia, 2013.

Thorpe, N. et al. Tuktu and Nogak Project: A Caribou Chronicle. Canada: Indian and Northern Affairs Canada, 2001. Disponível em: https://www.gov.nt.ca/ecc/sites/ecc/files/wkss_tuktu_nogak_2001.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.

Toledo, V. M. Biodiversity and indigenous peoples. In: Levin, S. Encyclopedia of Biodiversity. United States of América: Academic Press, 2001. p. 1181-1197.

Warren, D. Using indigenous knowledge for agricultural development. Washington, D. C.: The World Bank, 1991. (The World Bank Discussion Paper 127).

Whyte, K. P. On the role of traditional ecological knowledge as a collaborative concept: A philosophical study. Ecological Processes, v. 2, n. 3, p. 1-12, 2013. Disponível em: http://www.ecologicalprocesses.com/content/2/1/7. Acesso em: 29 jul. 2023.

Wilson, B. Systems: concepts, methodologies and aplications. Lancaster: John Wiley & Sons, 1999.

World Bank. Indigenous Knowledge: definitions, concepts and applications. Washington, D. C.: The World Bank, 1998.

Downloads

Publicado

30-10-2024

Como Citar

Fonseca, D. L. de S., & Zaninelli, T. B. (2024). Modelos conceituais de Gestão do Conhecimento Indígena: uma discussão na Ciência da Informação. Transinformação, 36. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10685

Edição

Seção

Originais