Gestão do Conhecimento e popularização da ciência

análise das relações entre os fluxos do processo de comunicação

Autores

Palavras-chave:

Comunicação científica, Gestão do conhecimento, Popularização científica

Resumo

A gestão do conhecimento busca mecanismos para externalizar o conhecimento cognitivo dos indivíduos, mediante ao uso de estratégias e procedimentos que permitem os sujeitos transmitirem o que sabem, em prol do desenvolvimento organizacional. Destarte, a popularização da ciência diz respeito à ações que objetivam estabelecer diálogos entre os pesquisadores e a população em geral, com vista a possibilitar o uso e a apropriação das informações científicas e tecnológicas pelos cidadãos. Post isto, o artigo objetiva analisar as relações entre a gestão do conhecimento e a popularização da ciência, identificando elementos que as aproximam, contribuem e auxiliam na comunicação da ciência à sociedade. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa que utiliza como método a pesquisa bibliográfica, associando elementos construtivos da gestão do conhecimento às práticas de popularização científica. Como resultado, apresenta a construção de um esquema abordando os componentes supracitados com as inter-relações entre os elementos e identificação das associações entre eles, vinculadas, especialmente, ao planejamento das ações. Ao fim, conclui que a gestão do conhecimento apresenta características necessárias para que a popularização da ciência possa ser realizada de forma sistemática e atinja os objetivos estabelecidos nas iniciativas dos pesquisadores em disseminar, de forma compreensível, os resultados de suas pesquisas, almejando motivar mudanças individuais e coletivas – que só são atingidas por meio da educação e do empoderamento social.

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Publicado

01-11-2023

Como Citar

BATISTA, A. P., & FARIAS , G. B. de. (2023). Gestão do Conhecimento e popularização da ciência: análise das relações entre os fluxos do processo de comunicação. Transinformação, 35. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10234

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