SÍNDROME DE BURNOUT: O MAL DO SÉCULO XXI E SUA RELAÇÃO COM O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Mirian Rodrigues PASQUALI Bacharel em Serviço Social pela PUC-Campinas.
  • Vânia Maria CAIO Doutora em Serviço Social.

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, educação, professor, saúde, trabalhador, exaustão, despersonalização

Resumo

Este trabalho de pesquisa e conclusão de curso foi realizado com professores universitários do Curso de Serviço Social de dezesseis Faculdades do Curso de Serviço Social da rede privada de ensino do Estado de São Paulo. Objetivou conhecer, mostrar, e difundir na área acadêmica e afins, como a prática profissional e as exigências do modelo econômico adotado no país, interferem na saúde mental e física do professor e por conseqüência na qualidade do ensino. A Síndrome de Burnout, citado por alguns autores como "O mal do século XXI", ou a "Síndrome da Desistência", é um estado crônico do stress ocupacional, e desenvolve-se em indivíduos, que mantêm um contato direto e excessivo com os beneficiários de seus serviços na sua prática profissional, como os Professores, Assistentes Sociais, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros, Policiais , e tem como conseqüência a exaustão emocional, e a despersonalização deste trabalhador. Levantou a hipótese da relação entre o professor e a Síndrome de Burnout , a partir de referencial teórico de pesquisadores da área de saúde do trabalhador principalmente ligados à educação, como o professor, que mantém contatos interpessoais muito intensos com os alunos. E o professor Assistente Social é sem dúvida, um profissional altamente vulnerável à Síndrome de Burnout pela dinâmica da sua profissão como Professor e Assistente Social que exige um grande compromisso com a formação profissional e cidadã de seus alunos, para que estes possam interagir e intervir também de forma responsável em prol da emancipação de uma sociedade cidadã. Este é um fator suficientemente importante para uma reflexão sobre a importância da atuação deste profissional na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

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Publicado

2006-12-30

Edição

Seção

Artigos