“O JOGO DA VIDA DO ESTUDANTE”

RELATO DA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Janaína Dantas Germano GOMES Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Ludificação, Competências socioemocionais, Formação jurídica

Resumo

Como estamos formando nossos alunos nos cursos de Direito? Eles estão atentos à realidade em seu entorno? Quais os desafi os que enfrentam ao longo do curso e sobre os quais (em geral) não falamos em sala de aula? Seria possível prepará-los, desde os primeiros anos, para identifi car violações de direitos fundamentais e para aprender noções básicas sobre estes a partir de suas próprias vivências acadêmicas? "O Jogo da Vida do Estudante do Direito" é um jogo de tabuleiro que tem por objetivo introduzir o aluno no mundo do Direito, por meio dos desafi os vivenciados ao longo da experiência do curso, preparando-os para suas vivências profi ssionais e acadêmicas futuras, engajando-os na vida universitária e prevenindo o adoecimento psicológico e o desestímulo com o curso. O presente texto busca reconstituir a experiência da docente em sua aproximação com metodologias ativas para, então, apresentar o jogo e suas potencialidades para docentes e discentes no contexto da sala de aula.

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Referências

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Publicado

2023-03-03

Como Citar

GOMES, J. D. G. . (2023). “O JOGO DA VIDA DO ESTUDANTE”: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO UNIVERSITÁRIO. Série Acadêmica, 39(jan./dez.), 19–31. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/7537

Edição

Seção

Artigos