CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DO ELEVADOR: ELEVADOR OU ESCADA?

Autores

  • Serie Acadêmica
  • Celene Fernandes BERNARDES PUC-CAMPINAS
  • Raphael Wandeck GIBARA PUC-CAMPINAS
  • Arthur Fernandes GÁSPARI PUC-CAMPINAS

Resumo

O uso do elevador ou da escada infl uenciam fatores individuais relacionados com um estilo de vida saudável e sustentável. Um estilo de vida ativo, com realização de atividades físicas diárias, que demandam gasto energético, que podem ser sistematizadas, ou de atividades diárias de trabalho ou de lazer, melhora a qualidade de vida. O uso da escada possibilita a realização de parte da atividade física diária recomendada. O uso do elevador favorece o sedentarismo, com a consequente diminuição da qualidade de vida, além de aumentar a possibilidade de contaminação por bactérias e fungos e o gasto de energia elétrica e de água. Assim, concluiu-se que o mais indicado é a utilização do elevador exclusivamente por indivíduos com difi culdade de locomoção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Quantity and Quality of Exercise for Developing and Maintaining Cardiorespiratory, Musculoskeletal, and Neuromotor Fitness in Apparently Healthy Adults: Guidance for Prescribing Exercise. Med Sci Sports Exerc, v. 43, n. 7, p. 1334-1359, 2011.

ARAÚJO, D.S.M.S.; ARAÚJO, C.G.S. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Rev Bras Med Esporte, v. 6, n. 5, 2000.

CARVALHO, T. et al. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Rev Bras Med Esporte, v. 2, n. 4, p. 79-81, 1996.

CRESPO-SALGADO, J.J. et al. Guía básica de detección del sedentarismo y recomendaciones de actividad física en atención primaria. Aten Primaria, v. 47, n. 3, p. 175-183, 2015.

FERRARI DE LIMA, D.; LEVY, R.B.; LUIZ, O.C. Recomendações para atividade física e saúde: consensos, controvérsias e ambiguidades. Rev Panam Salud Publica, v. 36, n. 3, 2014.

GUEDES, J.A.M.A. Efi ciência Energética em Elevadores e Escadas Rolantes. 2017. 113p. Dissertação (Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Major Energia). Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.

HSU, C.; HUANG, D. Evaluation and improvement of air quality in school public elevator. Environmental Monitoring and Assessment, v. 186, n. 5, p. 2941- 8, 2014.

LAZZOLI, J.K. et al. Atividade física e saúde na infância e adolescência. Rev Bras Med Esporte, v. 4, n. 4, p. 107-109, 1998.

MANN, S.; BEEDIE, C.; JIMENEZ, A. Differential Effects of Aerobic Exercise, Resistance Training and Combined Exercise Modalities on Cholesterol and the Lipid Profi le: Review, Synthesis and Recommendations. Sports Med, v. 44, p. 211-221, 2014.

NÓBREGA, A.C.L. et al. Posicionamento ofi cial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: Atividade física e saúde no idoso. Rev Bras Med Esporte, v. 5, n. 6, p. 207-211, 1999.

OMS. Global recommendations on physical activity for health. World Health Organization, Geneva. 2010. Disponível em: www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_adults/en/. Acesso em: abr. 2018.

OMS. Global action plan on physical activity 2018-2030: more active people for a healthier world. World Health Organization, Geneva, 2018. Disponível em: https:// www.who.int/ncds/prevention/physical-activity/global -action-plan-2018-2030/en/. Acesso em: dez. 2018.

O VALE. Crise hídrica exige economia de água e de energia elétrica, aponta estudo feito pela Sabesp. Jornal O Vale, February 11, 2015. Disponível em: http:// www2.ovale.com.br/crise-hidrica-exige-economia-de -agua-e-de-energia-eletrica-aponta-estudo-feito-pelasabesp-1.579523. Acesso em: dez. 2018.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. Espante o frio e torre calorias com 10 mil passos por dia. Disponível em: www.sbh.org.br/geral/noticias.asp?id311. Acesso em: abr. 2015.

SRIKANTH, P.; SUDHARSANAM, S.; STEINBERG, R., Bio -aerosols in indoor environment: Composition, health effects and analysus. Indian J Med Microbiol, v. 26, n. 4, p. 302-12, 2008.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Acadêmica, S., BERNARDES, C. F. ., GIBARA, R. W., & GÁSPARI, A. F. . (2022). CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DO ELEVADOR: ELEVADOR OU ESCADA?. Série Acadêmica, 37(jan./jun.). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5716

Edição

Seção

Artigos