ESTRATÉGIAS PARA VALORIZAR A AVALIAÇÃO DO ENSINO E A CAPACITAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Serie Acadêmica
  • Arlei da COSTA PUC-CAMPINAS
  • Hugo Gimenes de LIMA PUC-CAMPINAS
  • Márcio Roberto Pereira TANGERINO PUC-CAMPINAS
  • Patrícia CAVOTO PUC-CAMPINAS
  • Solimar Maria Ganzarolli SPLENDORE PUC-CAMPINAS
  • Rosemary Bars MENDEZ PUC-CAMPINAS

Resumo

Este artigo expõe os objetivos (e desafios) do Grupo de Trabalho Plano Permanente de Capacitação Docente, que, para além da tradicional atuação na capacitação docente em seus múltiplos aspectos, pautada no tripé planejamento pedagógico, atividades de capacitação e valorização docente, assumiu também a incumbência de identifi car os motivos da queda do interesse e da participação do quadro discente da Universidade na Avaliação do Ensino e elaborar estratégias de recuperação. Com relação à capacitação docente, o artigo expõe as estratégias do grupo para aumentar a participação docente nas atividades propostas. Já no que tange à necessidade de recuperar o interesse e participação na Avaliação do Ensino, o artigo destaca a importância de ouvir toda a comunidade acadêmica como forma de diagnosticar os motivos da queda na participação nesse importante instrumento de avaliação, e, a partir daí, estabelecer e implementar uma estratégia de recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LEMOS FILHO, A.; BARIANI, I. C. D.; FRANÇA, C. M.; BORDIGNON, A.L.; TREVISAN, C. L.; GRANJA, I.; RODRIGUES, K. R. M. R.; BUENO, M.P.; PADUA, E.M.M.P. Avaliação do Ensino: Ferramenta para aprimoramento do trabalho docente. Série Acadêmica Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Disponível em: https://www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2016/04/periodicos-serie-academica-n32.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

RON, R. R. D.; SOLER, E. M. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem para Cursos estruturados com base em competências. Revista Eletrônica de Educação e Tecnologia do SENAI-SP. ISSN: 1981- 8270. v.4, n.8, mar. 2010.

CASTANHEIRA, A. M.; CERONI, M. R. Refl exões sobre o processo de avaliar docente contribuindo para a sua formação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). SP: RAIES; Sorocaba, SP, Uniso; v.12, n.4, p.719-737, 2007.

MENDES, J. F.; RAMOS, S. C.; CARVALHO, G. de M.; GIMENEZ, F. A. P. Avaliação da Prática Docente: Um olhar a partir da cognição dos estudantes. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE; III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, PUCPR, 2009. Disponível em http://www.pucpr.br/ eventos/educere/educere 2009. Acesso em: 07 nov. 2013.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Acadêmica, S., COSTA, A. da ., LIMA, H. G. de ., TANGERINO, M. R. P. ., CAVOTO, P. ., SPLENDORE, S. M. G. ., & MENDEZ, R. B. . (2022). ESTRATÉGIAS PARA VALORIZAR A AVALIAÇÃO DO ENSINO E A CAPACITAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Série Acadêmica, 37(jan./jun.). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5714

Edição

Seção

Artigos