A avaliação Processual: O diagnóstico constante do ensino e da aprendizagem em cada etapa de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Autores

  • Serie Acadêmica
  • Giovanna Rosa Degasperi PUC-CAMPINAS
  • Celso Pedroso de Campos Filho PUC-CAMPINAS
  • Duarcides Ferreira Mariosa PUC-CAMPINAS
  • Lucia Maria Quintes Ducasble Gomes PUC-CAMPINAS
  • Rosmari Aparecida Rosa Almeida de Oliveira PUC-CAMPINAS

Resumo

Para os alunos, avaliar é simplesmente fazer prova, obter nota e, consequentemente, ser aprovado. Já para os docentes, a avaliação, na maioria das vezes, é considerada como uma questão burocrática. Dessa forma, ambos descaracterizam a avaliação de seu significado básico de dinamização do processo de conhecimento (Luckesi, 2002). A avaliação deve ser um momento de aprendizagem que permita repensar e mudar a ação, um instrumento de comunicação que facilite a construção do conhecimento em sala de aula.

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Referências

BLOOM, B., HASTINGS, J., MADAUS, G. Handbook of formative and summative evaluation of student learning. USA: McGraw-Hill, 1971.

HADJI, C. A avaliação desmitificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.

LIESEMBERG, C., JUNQUEIRA, L.K., DOS SANTOS, V.L. Trabalho de conclusão de curso: A utilização de indicadores para a avaliação processual. Série Acadêmica - PUC-Campinas, nº 25, 2009.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

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Publicado

2022-02-18

Como Citar

Acadêmica, S., Degasperi, G. R. ., Filho, C. P. de C., Mariosa, D. F. ., Gomes, L. M. Q. D. ., & Oliveira, R. A. R. A. de . (2022). A avaliação Processual: O diagnóstico constante do ensino e da aprendizagem em cada etapa de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Série Acadêmica, 31(jan./jun.). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5682

Edição

Seção

Artigos