A avaliação Processual: O diagnóstico constante do ensino e da aprendizagem em cada etapa de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Resumo
Para os alunos, avaliar é simplesmente fazer prova, obter nota e, consequentemente, ser aprovado. Já para os docentes, a avaliação, na maioria das vezes, é considerada como uma questão burocrática. Dessa forma, ambos descaracterizam a avaliação de seu significado básico de dinamização do processo de conhecimento (Luckesi, 2002). A avaliação deve ser um momento de aprendizagem que permita repensar e mudar a ação, um instrumento de comunicação que facilite a construção do conhecimento em sala de aula.
Downloads
Referências
BLOOM, B., HASTINGS, J., MADAUS, G. Handbook of formative and summative evaluation of student learning. USA: McGraw-Hill, 1971.
HADJI, C. A avaliação desmitificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.
LIESEMBERG, C., JUNQUEIRA, L.K., DOS SANTOS, V.L. Trabalho de conclusão de curso: A utilização de indicadores para a avaliação processual. Série Acadêmica - PUC-Campinas, nº 25, 2009.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.