AVALIAÇÃO PROCESSUAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: DESAFIOS PARA O COTIDIANO DA SALA DE AULA
Resumo
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) implementa, a partir das diretrizes da Política de Graduação da PUC-Campinas, um conjunto de ações visando a permanente qualificação das atividades de ensino. Nessa perspectiva, a Avaliação Processual da aprendizagem tem merecido especial atenção. Constituiu-se, em 2006, um Grupo de Trabalho (GT) que, entre outros objetivos, buscou
Downloads
Referências
BARIANI, I. C. D. Os Estilos Cognitivos e o Processo de Formação do Universitário in Estudante Universitário: Características e experiências de formação. Taubaté – S.P.: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003, 87-103.
BERBEL, Neusi A. N. (org.) Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior. Um retrato em cinco dimensões. Londrina: Ed. UEL, 2001.
BERBEL, Neusi A. N. (org.) Conhecer e Intervir: o desafio da Metodologia da Problematização. Londrina: Ed. UEL, 2001.
CIPRIANO, Emilia. Avaliação: espinha dorsal do projeto político-pedagógico in Avaliação na Educação. Marcos Muniz Melo (org.) Pinhais: Ed. Melo, 2007, 45-49
DEPREBITERIS, Lea. Instrumentos de Avaliação. Reflexões sobre o seu significado in Avaliação na Educação. Marcos Muniz Melo (org.) Pinhais: Ed. Melo, 2007, 95-102.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. S. Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, J. C. e SANTOS, A. (orgs.) Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP.: Alínea, 2005.
LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo da Educação in Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP.: Alínea, 2005, 19-62.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 15a ed. S. Paulo: Cortez, 2003.
MENDES, Geisa S. C. V. e MUNHOZ, Alicia M. H. Instrumentos de Avaliação Diversificados – um aspecto da Avaliação Processual e do trabalho pedagógico. Série Acadêmica. Campinas, SP.: PUC-Campinas, n. 22, jan./dez./2007, 29-41
MERCURI, E. e POLYDORO, S. A. J. (orgs.) Estudante Universitário: Características e Experiências de Formação. Taubaté – S.P.: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003.
PÁDUA. E. M. M. de. Avaliação Processual e acompanhamento dialogado: Desafios à Orientação temática e metodológica dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Série Acadêmica. PUC-Campinas, n. 22, jan/dez. 2007, 43-63.
ZENORINE, R. P. C. e SANTOS, A. A. A. dos. A motivação e a utilização de estratégias de aprendizagem em universitários in Estudante Universitário: Características e Experiências de Formação. Taubaté – S.P.: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003, 67-86.