AVALIAÇÃO PROCESSUAL E ACOMPANHAMENTO DIALOGADO: DESAFIOS À ORIENTAÇÃO TEMÁTICA E METODOLÓGICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Autores

  • Profa. Dra. Elisabete Matallo Marchesini de Pádua Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

 O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, apresentado pelos alunos como parte de sua formação na Graduação, está, hoje, presente na maioria dos Projetos Pedagógicos dos cursos, contando com diretrizes nacionais para sua elaboração e avaliação em cada área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa. Dra. Elisabete Matallo Marchesini de Pádua, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Filosofia e História da Educação pela USP e Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas.

Referências

CHAUI, M. S. O papel da Filosofia na Universidade. Cadernos SEAF. n. 1, s/d.

DELORS, Jacques. Os quatros pilares da educação in Educação: um tesouro a descobrir. 6a ed. S.P.: Cortez; Brasília, DF: MEC: Unesco, 2001, 89-102.

DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção de conhecimento. Metodologia Científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

FREIRE, Paulo. Considerações em torno do ato de estudar in Ação cultural para a Liberdade, 4a ed. R.J: Paz e Terra, 1979, 9-12.

LEITE, Denise B. C. e MOROSINI, M. (org) Universidade Futurante: Produção do Ensino e Inovação. Campinas, S.P.: Papirus, 1997.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem escolar. S.P.: Cortez, 1995.

MORAN, José M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas in Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP.: Papirus, 2001, 11-65.

MORIN, Edgar. Os 7 saberes necessários à educação do futuro. 2a ed. S. Paulo: Cortez; Unesco, 2000.

PÁDUA, E.M.M. de Metodologia da Pesquisa. 12a ed. - Campinas, SP.: Papirus, 2006.

________. A contribuição da monografia para a formação em Terapia Ocupacional: tendências temáticas e significado para o desenvolvimento curricular in Terapia Ocupacional Teoria e Prática. Campinas, SP.: Papirus, 2003. 137-154.

________. de Programa Básico de Metodologia da Pesquisa. Relatório de Pesquisa. PUC-Campinas: Instituto de Filosofia, 1991.

________. e Palm R.C.M. A monografia no curso de Terapia Ocupacional: uma experiência que está dando certo. Revista de Ciências Médicas. Vol. 9 n. 1, jan/abr/2000, 3-11.

________. TCC: elementos para a construção de um Projeto Integrado de Desenvolvimento Curricular in Série Acadêmica. PUC-Campinas, Pró-Reitoria de Graduação. n. 19, jan/dez/2005, 31-52.

POZZEBON, Paulo M. G. Projeto de Pesquisa para o TCC in Série Acadêmica. PUC-Campinas, Pró-Reitoria de Graduação. n. 19, jan/dez/2005, 53-62.

ROMANOWSKI, J. P. e WACHOWICZ. L. A. Avaliação Formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? in Processos de Ensinagem na Universidade. L. G. C. Anastasiou e L.P. Alves (org.) Joinville, SC.: Univille, 2003, 121-139.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 3a ed. SP.: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.

SAUL. A. Maria. Avaliação Emancipatória - Desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Downloads

Publicado

2007-12-31

Como Citar

Pádua, P. D. E. M. M. de . (2007). AVALIAÇÃO PROCESSUAL E ACOMPANHAMENTO DIALOGADO: DESAFIOS À ORIENTAÇÃO TEMÁTICA E METODOLÓGICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Série Acadêmica, 22(jan./dez.), 1–22. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5606

Edição

Seção

Artigos