A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E PARTICIPAÇÃO DA PUC-CAMPINAS: BREVE HISTÓRICO1

Autores

  • Fabiano Stein Coval Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Lincoln Amaral Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Helena Novaes Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Patrícia Vieira Trópia Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Sílvia Cristina Venticinque Mendes Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

A educação brasileira passa, há pelo menos uma década, por um amplo processo de reforma, cujos marcos principais são a Constituição de 1988, a Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) e a definição das Diretrizes Curriculares Nacionais. São inúmeras as razões desta mudança, mas entre elas vale destacar a necessidade de adaptação do País e, evidentemente, das Universidades às exigências econômicas da atual fase econômica e política. Apesar de alçada, mais uma vez na história brasileira, à condição de redentora e de motor do desenvolvimento, a educação enfrenta problemas extremamente graves em todos os níveis do sistema de ensino e em vários âmbitos.

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Biografia do Autor

Fabiano Stein Coval, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Este texto compõe o relatório apresentado pelo Grupo de Trabalho de Licenciatura composto pelos docentes citados como autores, instituído em junho de 2006 pela Coordenadoria Especial de Licenciatura, Pró-reitoria de Graduação, PUC-Campinas.

Maria Helena Novaes Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Este texto compõe o relatório apresentado pelo Grupo de Trabalho de Licenciatura composto pelos docentes citados como autores, instituído em junho de 2006 pela Coordenadoria Especial de Licenciatura, Pró-reitoria de Graduação, PUC-Campinas.

Patrícia Vieira Trópia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Este texto compõe o relatório apresentado pelo Grupo de Trabalho de Licenciatura composto pelos docentes citados como autores, instituído em junho de 2006 pela Coordenadoria Especial de Licenciatura, Pró-reitoria de Graduação, PUC-Campinas.

Sílvia Cristina Venticinque Mendes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Este texto compõe o relatório apresentado pelo Grupo de Trabalho de Licenciatura composto pelos docentes citados como autores, instituído em junho de 2006 pela Coordenadoria Especial de Licenciatura, Pró-reitoria de Graduação, PUC-Campinas.

Referências

CANDAU, V.M.F. Universidade e formação de professores; Que rumos tomar? in CANDAU, U.M.F. (org.) Magistério, construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação. In: Informativo do Departamento de Formação Sindical e Políticas Sociais - SIND - UTE/MG. nº 06/2006.

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Publicado

2007-12-31

Como Citar

Coval, F. S. ., Amaral, L. ., Rodrigues, M. H. N. ., Trópia, P. V. ., & Mendes, S. C. V. . (2007). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E PARTICIPAÇÃO DA PUC-CAMPINAS: BREVE HISTÓRICO1. Série Acadêmica, (21), 1–10. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5601

Edição

Seção

Artigos