A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E PARTICIPAÇÃO DA PUC-CAMPINAS: BREVE HISTÓRICO1
Resumo
A educação brasileira passa, há pelo menos uma década, por um amplo processo de reforma, cujos marcos principais são a Constituição de 1988, a Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) e a definição das Diretrizes Curriculares Nacionais. São inúmeras as razões desta mudança, mas entre elas vale destacar a necessidade de adaptação do País e, evidentemente, das Universidades às exigências econômicas da atual fase econômica e política. Apesar de alçada, mais uma vez na história brasileira, à condição de redentora e de motor do desenvolvimento, a educação enfrenta problemas extremamente graves em todos os níveis do sistema de ensino e em vários âmbitos.
Downloads
Referências
CANDAU, V.M.F. Universidade e formação de professores; Que rumos tomar? in CANDAU, U.M.F. (org.) Magistério, construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação. In: Informativo do Departamento de Formação Sindical e Políticas Sociais - SIND - UTE/MG. nº 06/2006.