POR QUE E PARA QUE OS ESTUDOS CTS (CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE) NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA?

Autores

  • Célia Margutti do Amaral GURGEL UNICAMP

Resumo

O tema deste encontro voltado às Exigências sociais e legais para a educação formal: que formação de professores? oportuniza compreendermos a relevância do enfoque CTS, ou seja, a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade no processo de ensino e formação docente na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Margutti do Amaral GURGEL, UNICAMP

Professora de Sociologia e doutora em Educação / Metodologia do Ensino de Ciências pela UNICAMP. celiagurgel@uol.com.br

Referências

ACEVEDO, J.A.D. Los futuros professores de ensenãnza secundaria ante la sociologia y la epistemología de las Ciencias. Un enfoque CTS. http://www.oei.-Programación-CTS+I-Sala de lectura. (acesso 2002).

GURGEL, Célia M.A. Em busca de melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática: ações e revelações... FEUNICAMP-Campinas, 1995 (tese doutorado).

CAJAS, F. Alfabetización Científica y Tecnológica: la transposición didáctica del conocimiento tecnológico. Enseñanza de las Ciencias. 9 (2), p.243-250, 2001.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3. ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Ministério da Educação. 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Ministério da Educação. 2000.

WOOD-ROBINSON, C.; LEWIS, J.; LEACH, J.; DRIVER, R. Genética y formación científica: resultados de un proyecto de Investigación y sus implicaciones sobre los programas escolares y la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, 16 (1), p.43-61,1998.

ZABALA, A. Os enfoques didáticos.In: COLL, C., ZABALA, A. et al. Construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999, p.153-196.

Downloads

Publicado

2007-12-31

Como Citar

GURGEL, C. M. do A. . (2007). POR QUE E PARA QUE OS ESTUDOS CTS (CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE) NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA?. Série Acadêmica, (21), 1–6. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5597

Edição

Seção

Artigos