II - CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO

Autores

  • Serie Acadêmica Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

1. Trabalho de conclusão de curso: Elementos para a construção de um Projeto Integrado de Desenvolvimento Curricular

Profa Dra Elisabete Matallo Marchesini de Pádua

Convidada para uma conversa, em 06-10-04, com o Grupo de Estudos do TCC, que vem assessorando a Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas em seu Plano de Trabalho, e tendo aceitado o desafio de trocar experiências sobre este tema, que vimos trabalhando na longa trajetória docente nesta instituição (e em outras instituições de ensino superior), com as experiências que este grupo tem vivenciado na busca de compreender o papel do TCC para a formação dos alunos, pensamos, logo de início, apresentar as dimensões que envolvem os fazeres pedagógicos necessários à implementação de projetos desta natureza. No entanto, à medida

2. Projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso

Prof. Ms. Paulo Moacir Godoy Pozzebon

Este texto resulta de uma pequena palestra, oferecida aos participantes do Grupo de Trabalho sobre TCC, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas, em 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serie Acadêmica, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Filosofia e História da Educação, Coordenadora dos Cursos de Extensão da PUC-Campinas, atuando junto à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Referências

ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação: rumo à sociedade aprendente. 6ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

BEHRENS, M. Aparecida. A prática pedagógica e o desafio de paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. INEP. Brasília, n. 196, v. 80, 1999, 383-403.

CHAVES, Eduardo O.C. Educação orientada para competências e currículo centrado em problemas. Disponível no site: www.escola2000.globo.com, acesso em 04-12-2003.

DELORS, Jacques (org.) Educação: um tesouro a descobrir. 6ª. ed. S. Paulo: Cortez/UNESCO/MEC, 2001.

FREITAS, Lima de, MORIN, Edgar e BASARAB, Nicolescu. Carta da Transdisciplinaridade. I Congresso Mundial da Transdisciplinaridade. Portugal, 6-11-1994.

MORIN, Edgar. Os 7 saberes necessários à educação do futuro. 2ª. Ed. S. Paulo: Cortez/UNESCO, 2000.

__________Ciência com Consciência. 6ª. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

__________Meus Demônios. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

__________Epistemologia da Complexidade in Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. D. SCHNITMAN (org.) Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, 274-284.

__________Em busca dos fundamentos perdidos: textos sobre o marxismo. 2ª. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

NICOLESCU, Basarab. Rumo a uma educação transdisciplinar. IX Colóquio Internacional da AFIRSE. Rennes, França, junho 2000. Disponível no site: www.ppgcsa.com.br, acesso em 04-12-2003.

PÁDUA, Elisabete M. M. de. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórica-prática. 10ª. Ed. rev. Campinas: Papirus, 2004.

__________Interdisciplinaridade: elemento de transição para o paradigma da complexidade? Campinas: PUC-Campinas: Relatório da Carreira Docente, fevereiro/2000.

__________A contribuição da monografia para a formação em Terapia Ocupacional: tendências temáticas e significado para o desenvolvimento curricular, in T. Ocupacional: teoria e prática. E. M. M. Pádua e L. V. Magalhães (orgs.) Campinas: Papirus, 2003, 137-154.

__________O trabalho monográfico como iniciação à pesquisa científica in Construindo o Saber, 13ª. ed., M. C. M. de Carvalho (org.) Campinas: Papirus, 2003, 147-170.

__________e PALM, Rosibeth C. M. A monografia no curso de T. Ocupacional: uma experiência que está dando certo. PUCCampinas. Revista de Ciências Médicas. V. 9, n. 1, 3-11.

PETRAGLIA, Izabel C. Complexidade e autoética. Eccos Revista Científica. Uninove. S. Paulo, v. 2, n. 1, junho 2000, 9-17

SAUL. Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. S. Paulo: Cortez, 1988.

Downloads

Publicado

2005-12-31

Como Citar

Serie Acadêmica. (2005). II - CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO. Série Acadêmica, (19), 1–22. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5586

Edição

Seção

Artigos