Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Série Acadêmica tem como foco a divulgação da produção acadêmica, sobre práticas pedagógicas e a permanente qualificação da Educação Superior, sem excluir outras temáticas e diferentes gêneros acadêmicos, desenvolvidos na PUC-Campinas e também fora dela. Tem como missão. contribuir para o aperfeiçoamento da Educação Superior e para o apoio da atuação docente.

Área, subáreas e abrangência

A Série Acadêmica publica artigos sobre Educação Superior (Práticas Pedagógicas, Qualificação, Ensino/Aprendizagem, sala de aula)

Tipos de trabalhos aceitos

A Revista publica trabalhos nas seguintes categorias:

Original: contribuições destinadas à divulgação de práticas pedagógicas inovadoras e relatos de experiências tendo em vista a relevância do tema, o alcance e o conhecimento gerado para futuras pesquisas e para a prática pedagógica.

Artigos de revisão: síntese crítica de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante análise e interpretação de bibliografia pertinente, de modo a conter uma análise crítica e comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos e contribuições para o desenvolvimento curricular e para a prática pedagógica.

Relato de experiências: relato dos resultados de pesquisas e de atividades desenvolvidas no âmbito acadêmico, envolvendo ensino e gestão educacional, cujo objetivo é socializar resultados e subsidiar o trabalho dos profissionais que atuam na área.

Transcrição de palestras: apresentação de palestras ministradas na Universidade que trazem contribuições para a educação superior.

Textos didáticos: textos construídos pelos docentes referentes ao conteúdo da(s) disciplina(s) ministrada(s) por eles na universidade que podem ser utilizados pelos alunos em suas atividades acadêmicas.

Entrevistas: entrevistas com professores que contribuíram significativamente para a educação e fizeram e que fazem parte da história da PUC-Campinas

Os artigos submetidos passam por processo de dupla avaliação anônima por pares (double-blind peer review), realizada por dois pareceristas. Os pareceristas podem: (1) considerar o artigo apto, sem restrições; (2) considerar o artigo apto, com correções obrigatórias que serão enviadas para o autor e retornadas para conferência; (3) recusar a publicação. Para tornar-se apto à publicação o artigo não pode ter recebido nenhum parecer que o rejeite, mas poderá ser publicado artigo cujo parecer do avaliador requeira correções obrigatórias.

O processo de avaliação dos manuscritos consiste nas seguintes fases:

1. Pré-análise – os manuscritos recebidos passam por análise prévia por parte da comissão executiva que deverá averiguar: ineditismo; ausência; adequação ao escopo e linha editorial da revista. A análise prévia deve indicar:

         a) Aceitação prévia – o trabalho deve ser enviado aos editores chefes para encaminhamento aos pareceristas;

         b) Rejeição prévia – o trabalho deve ser encaminhado aos editores adjuntos para a confirmação ou recusa do parecer inicial; em qualquer caso, o trabalho deve ser encaminhado aos editores chefes;

2. Avaliação – o manuscrito será encaminhado à avaliação dos pareceristas pelo sistema de double- blind peer review. Uma vez aprovado na forma do item 11.2., o manuscrito é encaminhado ao setor técnico para normalização;

3. Prova da arte final – realizada pelos editores executivos e/ou adjuntos;

Periodicidade

A Série Acadêmica é uma revista semestral, portanto são publicados dois fascículos por ano.

Política de acesso

A Revista Série Acadêmica é de acesso livre a gratuito.

Portal da PUC-Campinas - https://www.puc-campinas.edu.br/prograd/serie-academica/