Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores;
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo o critério de sigilo da revista;
  • Todos os autores devem estar cadastrados no ORCID e apresentar o número no campo correspondente no momento da submissão;

Diretrizes para Autores

a) O manuscrito deve ser submetido eletronicamente no campo próprio da revista. Para enviá-lo é preciso cadastrar-se como autor ou autora. Após o cadastramento, o sistema mostrará ao usuário os passos a serem seguidos para o correto envio dos trabalhos. O sistema enviará automaticamente uma notificação para os editores a respeito do envio do texto.

b) O artigo deve ser inédito e conter entre 15 e 25 páginas, incluindo texto e referências. A possibilidade de publicação de textos com mais de 25 páginas será avaliada pelos editores chefes e adjuntos à luz da justificativa apresentada pelo autor ou autora e a partir de critérios de oportunidade e conveniência da Revista.

Atenção! Caso o autor ou autora submeta artigo fruto de adaptação de dissertação ou tese, deve fazer constar, em nota de rodapé, esclarecimento quanto à adaptação.

c) Os artigos devem conter título, resumo, cinco palavras-chave separadas entre si por ponto e vírgula, abstractkeywords. Os resumos devem ter no máximo 250 palavras e terão caráter informativo quanto ao tema, objeto e método da pesquisa.

d) Também serão aceitos artigos em língua espanhola e inglesa. Os artigos escritos em língua espanhola deverão ter resumo e palavras-chave nesta língua, com abstractkeywordsem língua inglesa. Os artigos escritos em língua inglesa deverão ter, além do abstract e keywords nesta língua, resumo e palavras-chave em português.

e) Para artigos redigidos em português, o título deve ser sucinto e deve ser redigido em fonte Calibri, tamanho 14, negrito, alinhamento centralizado; o título em inglês deverá ser redigido em fonte Calibri, tamanho 14, itálico, alinhamento à direita.

Atenção! Títulos longos poderão ensejar a recusa imediata do artigo, sem a análise por pareceristas.

f) Para artigos redigidos em:

i) espanhol: o título deve ser sucinto e deve ser redigido em fonte Calibri, tamanho 14, negrito, alinhamento centralizado; o título em inglês deverá ser redigido em fonte Calibri, tamanho 14, itálico, alinhamento à direita.

ii) inglês: o título deve ser sucinto e deve ser redigido em fonte Calibri, tamanho 14, negrito, alinhamento centralizado; o título em português deverá ser redigido em fonte Calibri, tamanho 14, itálico, alinhamento à direita.

g) As laudas devem ser em A4, margens superior e esquerda de 3 cm, margens inferior e direita de 2cm, alinhamento justificado, fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 para o corpo do texto. Para notas de rodapé, tamanho 10 com espaçamento interlinear simples. Parágrafos de entrada com 1,25 cm.

h) As citações breves, de até três linhas, devem ser incluídas no próprio texto, entre aspas. Citações com mais de três linhas devem estar em parágrafo destacado do texto corrido com recuo de 4cm da margem esquerda e margem direita igual à do texto, tamanho 10, em espaçamento interlinear simples.

Atenção! Caso o autor ou autora deseje citar trabalho de sua autoria, aceito, mas não publicado, deverá anexar declaração do periódico dando conta do aceite do trabalho.

i) As seções deverão ser iniciadas por título em negrito e caixa alta. A introdução, a conclusão e as referências não devem ser numeradas. As demais seções do texto deverão ser numeradas em números arábicos.

j) Os autores deverão utilizar as normas da ABNT para citações (NBR 10520) e para referências (NBR 6023/2018). A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são da responsabilidade dos autores e autoras.

k) Nas citações deve-se utilizar obrigatoriamente o sistema autor/data. Atenção! A utilização de sistema diferente do autor data dará ensejo à recusa imediata do artigo sem submissão a pareceristas.

l) Serão aceitos trabalhos com no máximo 3 autores, sendo que ao menos um deve ser doutor ou doutorando. Serão aceitos artigos de graduandos, graduados e mestres, desde que em coautoria com doutorando ou doutor.

m) Os arquivos devem ser submetidos com o título do trabalho, sem qualquer identificação dos autores. A identificação de autoria deve ser removida da opção “propriedades” no Word.

n) Os autores devem estar cadastrados nas plataformas Lattes e ORCID e apresentar o número de cadastro desta última no campo correspondente no momento.

 

Diretrizes éticas e boas práticas científicas

A Revista de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social zela pela ética em suas práticas editoriais e publicações, em conformidade com as orientações para boas práticas em pesquisa científica elaboradas pelo Comitê de Integridade Científica da PUC-Campinas, disponível em https://www.puc-campinas.edu.br/propesq/comite-de-integridade-cientifica/.

Artigos

A revista aceita artigos nos idiomas português, inglês e espanhol. Estes devem ter caráter inédito e original e devem atender ao escopo da publicação. Os artigos submetidos serão avaliados pelos editores-chefes e adjuntos no que concerne à pertinência temática.

Traduções

A revista recebe traduções de artigos científicos que se adequem ao escopo da publicação. As traduções submetidas serão avaliadas pelos editores-chefes e adjuntos para a verificação da pertinência temática.

Dossiê

A Revista de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social publica, em periodicidade não definida, dossiês temáticos, sempre a critério dos editores-chefes e adjuntos, organizados pela equipe editorial da revista.

Resenhas

A revista recebe resenhas de livros publicados há até 02 (dois) anos. Os trabalhos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. As resenhas submetidas serão apreciadas pelos editores- chefes e adjuntos, que analisarão a pertinência da publicação considerando a relevância, qualidade e adequação ao escopo da revista. As resenhas devem conter entre 05-10 páginas. As regras de formatação e avaliação serão as mesmas dos artigos: trabalhos inéditos, com desenvolvimento específico e referências bibliográficas. A critério dos editores-chefes e adjuntos poderão ser aceitas resenhas de obras antigas, considerada a escassa divulgação ou dificuldade de acesso em território nacional.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.