ARQUITETURA DE CINEMAS EM SÃO PAULO
O Cinema e a Construção do Moderno
Resumo
O processo de modernização de São Paulo transformou o cinema num de seus elementos símbólicos. Portador de imagens da vida nas grandes metrópoles norte-americanas e européias, o cinema serve de referência de urbanidade para grandes contingentes de espectadores. Por ser uma linguagem essencialmente moderna, contribui para construir uma nova relação entre seu público e o cotidiano da vida urbana, tematizando a velocidade e fragmentação da vida moderna, interferindo nos seus hábitos culturais e sociais.
Referências
Guilherme de Almeida. Coluna "O Cinematógrapho" in O Estado de São Paulo, 11/10/1928
Idem, ibidem, 11/11/1936
Idem, ibidem, 11/07/1930
Idem, ibidem.
Oswald de Andrade. "A Cwia Modernistu, o pior crítico do mundo e outras considerações" Diário da Noite, São Paulo, Julho/1930 in Arte em Revista ("Arquitetura Nova"), nº4, CEAC, SP, 1983, p.10. 6 Idem, ibidem, p. 11.
Donald Albrecht. Designing Dreams, Harper und Row em colaboração com "The Museum ofModern Art", N. York, 1987, p.90. 8 Forr€6t Lisle. lfl Framplon, Kennelh História Crítica de la Arquitectura Moderna, Madrid, Gustuvo Gilli, p.222.
Rino Levi. "Considerações a propósito do estudo de um cinema em construção em São Paulo", in Revistu Polytécnica, n'22, abril/1936.
Idem, ibidem.
Em 1938, um tumulto gerado por um alarme falso de incêndio causou a morte de 31 pessoas no Cine Oberdan.
Sophin S. Tell .... "Lúcio Costu: Monumentulidade e Intimismo. Novos Estudos CEllRAP nº25, Outubro de 1989 p.76.