ARQUITETURA DE CINEMAS EM SÃO PAULO

O Cinema e a Construção do Moderno

Autores

  • Renato Anelli

Resumo

O processo de modernização de São Paulo trans­formou o cinema num de seus elementos símbólicos. Portador de imagens da vida nas grandes metrópo­les norte-americanas e européias, o cinema serve de referência de urbanidade para grandes contingen­tes de espectadores. Por ser uma linguagem essen­cialmente moderna, contribui para construir uma nova relação entre seu público e o cotidiano da vida urbana, tematizando a velocidade e fragmentação da vida moderna, interferindo nos seus hábitos culturais e sociais.

Referências

Guilherme de Almeida. Coluna "O Cinematógrapho" in O Estado de São Paulo, 11/10/1928

Idem, ibidem, 11/11/1936

Idem, ibidem, 11/07/1930

Idem, ibidem.

Oswald de Andrade. "A Cwia Modernistu, o pior crítico do mundo e outras considerações" Diário da Noite, São Paulo, Julho/1930 in Arte em Revista ("Arquitetura Nova"), nº4, CEAC, SP, 1983, p.10. 6 Idem, ibidem, p. 11.

Donald Albrecht. Designing Dreams, Harper und Row em colaboração com "The Museum ofModern Art", N. York, 1987, p.90. 8 Forr€6t Lisle. lfl Framplon, Kennelh História Crítica de la Arquitectura Moderna, Madrid, Gustuvo Gilli, p.222.

Rino Levi. "Considerações a propósito do estudo de um cinema em construção em São Paulo", in Revistu Polytécnica, n'22, abril/1936.

Idem, ibidem.

Em 1938, um tumulto gerado por um alarme falso de incêndio causou a morte de 31 pessoas no Cine Oberdan.

Sophin S. Tell .... "Lúcio Costu: Monumentulidade e Intimismo. Novos Estudos CEllRAP nº25, Outubro de 1989 p.76.

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Publicado

1992-09-12

Edição

Seção

ARQUITETURA MODERNA