O conceito de religião

um debate inacabado

Autores

  • Marcio Cappelli Aló LOPES Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião https://orcid.org/0000-0002-1601-5771
  • Antonio Carlos MAGALHÃES Universidade Estatual da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade https://orcid.org/0000-0003-0262-3474

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v48a2023e8522

Resumo

Em Kholstomér, um conto não terminado, Liév Tolstói transforma um cavalo-personagem em narrador. A estratégia do escritor russo desloca o leitor e obriga-o a pensar sua própria situação e as noções comumente usadas para dar explicações a respeito de certos modos de sobrevivência a partir de outro lugar. Ao longo da narrativa, evidencia-se sobretudo o estranhamento do cavalo em relação a
uma série de aspectos da linguagem e da vida humana. Num dado momento, o cavalo põe-se a discorrer acerca de uma conversa entre dois homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arnal, W. Definition. In: Braun, W.; McCutcheon, R. T. (ed.). Guide to the Study of Religion. London/New York: Cassell, 2000.

Arnal, W.; Mccutcheon, R. The Sacred is the profane. The Political Nature of “Religion”. Oxford: Oxford University Press, 2013.

Beckford, J. A. Social Theory and Religion. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Bergunder, M. What is Religion? the unexplained subject matter of Religious Studies. Method and Theory in the Study of Religion, v. 26, n. 3, p. 246-286, 2014.

Dubuisson, D. The western construction of Religion: myths, knowledge, and ideology. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2003.

Schleiermacher, F. Schleiermacher-Auswahl. Mit einem Nachwort von Karl Barth. Gütersloh: Gütersloher Verlagshaus Mohn, 1983.

Tolstói, L. O diabo e outras histórias. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

LOPES, M. C. A., & MAGALHÃES, A. C. (2023). O conceito de religião: um debate inacabado. Reflexão, 48, 1–4. https://doi.org/10.24220/2447-6803v48a2023e8522

Edição

Seção

Editorial