O conceito de religião
um debate inacabado
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v48a2023e8522Resumo
Em Kholstomér, um conto não terminado, Liév Tolstói transforma um cavalo-personagem em narrador. A estratégia do escritor russo desloca o leitor e obriga-o a pensar sua própria situação e as noções comumente usadas para dar explicações a respeito de certos modos de sobrevivência a partir de outro lugar. Ao longo da narrativa, evidencia-se sobretudo o estranhamento do cavalo em relação a
uma série de aspectos da linguagem e da vida humana. Num dado momento, o cavalo põe-se a discorrer acerca de uma conversa entre dois homens.
Downloads
Referências
Arnal, W. Definition. In: Braun, W.; McCutcheon, R. T. (ed.). Guide to the Study of Religion. London/New York: Cassell, 2000.
Arnal, W.; Mccutcheon, R. The Sacred is the profane. The Political Nature of “Religion”. Oxford: Oxford University Press, 2013.
Beckford, J. A. Social Theory and Religion. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
Bergunder, M. What is Religion? the unexplained subject matter of Religious Studies. Method and Theory in the Study of Religion, v. 26, n. 3, p. 246-286, 2014.
Dubuisson, D. The western construction of Religion: myths, knowledge, and ideology. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2003.
Schleiermacher, F. Schleiermacher-Auswahl. Mit einem Nachwort von Karl Barth. Gütersloh: Gütersloher Verlagshaus Mohn, 1983.
Tolstói, L. O diabo e outras histórias. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcio Cappelli Aló Lopes, Antonio Carlos Magalhães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.