Análise da religião em suas formas e suas perspectivas diversas
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v47e2022a6538Resumo
Neste texto, o objetivo é apresentar a configuração geral desse dossiê intitulado “Análise da religião em suas formas e suas perspectivas diversas”. Esse objetivo é justificado em duas dimensões: a conceitual e a analítica. Na primeira, a concepção de “religião” é marcada pela pluralidade epistêmica e fenomenológica, pois não há univocidade conceitual e há formas diversas de manifestação do fenômeno religioso. Nesse sentido, a diversidade de concepções propicia que a religião seja concebida nas instituições religiosas, nas relações interpessoais, em manifestações de devoção popular, na esfera privada do sujeito, nas obras artísticas diversas – pintura, literatura, cinema, esculturas – e nas relações com a política e a sociedade. Na segunda, desde o século XIX, a religião saiu da exclusiva esfera analítica da teologia e da filosofia – principalmente em sua condição de teodiceia – e se tornou objeto de investigação da filosofia hermenêutica e fenomenológica, da história, da sociologia, da antropologia, da psicologia, do direito, das teorias da literatura e da ciência da religião enquanto concebida como disciplina, das ciências da linguagem e da comunicação. Por meio dessas ciências o fato-fenômeno religioso pôde ser circunscrito, definido e, por sua vez, descrito por meio de um método de aproximação científica. Essa diversidade de perspectivas de análise implica ter uma referência científica para conceituar a religião epistemologicamente e para analisar as suas manifestações, tanto em seus ritos e narrativas, quanto em seus mitos, configurações grupais, símbolos e objetos propriamente religiosos. No entanto, essa diversidade não implica que a análise deva fechar-se em sua respectiva ciência; ao contrário, a própria análise remete ao diálogo epistêmico que produz a interdisciplinaridade e, também, a transdisciplinaridade, concebidas como formas denotativas nas quais as ciências se encontram e auxiliam umas às outras em suas respectivas configurações epistemológicas em suas análises. É nesse espírito interdisciplinar que se encontra a área das Ciências da Religião, propiciando que as ciências se referenciem na religião e na sua dinâmica analítica, se encontrem, efetivem o diálogo epistêmico e desenvolvam o seu escopo científico.
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